Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mudar de país não é como viver em férias

Última atualização do post:

05 may 13 (40)

Quantos de nós em um momento de férias nunca disse a seguinte frase? “Moraria aqui pra sempre!” Muitos, aposto. Conhecer um lugar diferente e seus atríbutos é o que procuramos quando estamos de férias, mas como é que funciona no dia a dia?

Assim como passear de férias, por mais que pesquisemos e nos planejamos, sempre haverá algo que você não sabia ou não te falaram e infelizmente ou felizmente só saberá na prática.

Pesquise muito e mesmo assim não saberá de tudo

Quando pesquisava de vir pra Irlanda, e pesquisei muito mesmo, achava que já sabia de tudo. Achava estar preparada para o clima, idioma, costumes, cultura, mas não sabia que faltava o mais importante de tudo, minha experiência própria em estar aqui, de vivenciar e sentir tudo que sabia na teoria, porém que na prática é outra história.

Readaptação não acontece da noite pro dia. Você terá que reaprender absulutamente tudo se for morar fora, desde onde e qual ônibus pegar até assuntos mais complexos. Na minha opinião a vida de expatriado é uma eterna adaptação.

Uma das primeiras fotos quando cheguei em Dublin/Irlanda. Arquivo pessoal.

Você passará por todas as estações do ano

Quando viajamos de férias estamos em busca de alguma estação específica, essa escolha é proposital e você sabe o que te espera e para o que está indo. Em uma viagem ainda há opção de escolher melhores horários ou até mesmo não se expor se for o caso, sem falar que sua estadia será por um curto período, mas e quando é preciso conviver com o clima seja qual for?

O verão é lindo e encantador na Europa, dias muito longos com temperaturas agradáveis e muitas vezes realmente quente em alguns países, mas e nas estações frias? Como lidar com o inverno longo, gelado e escuro quando é preciso ir trabalhar e/ou levar as crianças pra escola? É preciso encarar, não há opção.

Leia também: A verdadeira realidade sobre morar fora

Antes de vir pra Irlanda uma das coisas que nunca soube ou haviam me falado é sobre o vento. Em todas épocas do ano venta frio, às vezes de forma branda outras a ponto de tornar difícil caminhar contra ele. Haja pele, olhos e ouvidos para aguentar nosso vento de todo dia, sem falar quando venta e chove tudo junto em um dia de inverno.

Outros países também tem problemas sociais

Quando estamos de férias dificilmente conseguimos perceber ou vivenciar a realidade do país, afinal não precisamos saber disso, pois estamos de férias, mas quando se mora no lugar os problemas sociais surgem na sua frente, não é necessário ir atrás, o dia a dia irá te mostrar.

Na Irlanda por exemplo um problema que não há como escapar e é dor de cabeça logo pra quem chega no país é encontrar moradia. A grande maioria sabe disso antes de vir, porém sentir o impacto disso na participação do problema social só é vivenciado quando se está aqui.

mudar de país não é como viver em férias
Foto de manifestação pública em Dublin. Arquivo pessoal.

Somente na novela das 8 se fala português em qualquer país do mundo

Quando se viaja às vezes há guias e grupos de passeios que facilitam muito a comunicação, muitos hotéis tem funcionários que falam português ou no mínimo espanhol, que até é possível de entendermos algo, mas e quando se mora em um país de outro idioma?

Você pode até ir morar em um país onde a comunidade brasileira é numerosa e com diversas opções pra te deixar mais próximo de “casa”, mas uma hora você vai ter que encarar a língua, afinal nem em Portugal se fala como no Brasil.

Já me deparei com pessoas que se sentiram insatisfeitas de viver aqui na Irlanda pelo fato de terem ouvido que aqui poderia viver sem falar inglês! Oi? Você até pode não possuir um inglês fluente, mas um mínimo em algum momento vai ser necessário.

Não viva de ilusão, conheça a realidade

Morar fora é muito bom, digo e reafirmo sempre. Porém também sempre digo que não é pra todo mundo. Há pessoas que se adaptam muito rapidamente, outras levam mais tempo, outras ainda não conseguirão e está tudo bem.

Muitos valores e prioridades contribuirão pra sua adaptação em outro país, o mais importante é não viver de ilusão achando que tudo irá mudar 100% para melhor de uma hora pra outra. As coisas levam tempo pra acontecer e isso vai depender de você entender qual a realidade que terá pela frente. Pois mudar de país não é como viver em férias.

Leiam também outros textos da autora aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Nati

Nati

Olá! Meu nome é Natalia, mas pode me chamar de Nati! Moro em Dublin na Irlanda desde 2013, sou casada e tenho dois filhos pequenos nascidos na Ilha Esmerada. Sou de São Paulo-Capital onde morei e construí uma vida por 34 anos; até largar tudo pra recomeçar no velho continente junto com meu marido. Se quiser saber mais como é viver por aqui em família, me acompanhe no instagram @natinairlanda

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + sete =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.