Quando, de fato o intercâmbio está chegando ao fim e precisamos começar a nos organizar?
Meu intercâmbio de Au pair nos EUA chegou ao fim duas vezes. A primeira vez eu ainda não tinha aceitado muito bem que estava acabando. Me sentia muito triste e apesar de ter feito planos de despedidas e ter começado e me preparar fisicamente pra voltar, o mental ainda não aceitava esse fim.
Os dois anos de Au Pair acabariam em dezembro de 2020, no auge da pandemia no Brasil e no mundo. Mas, acontece que isso me desesperou de uma forma tal, que eu busquei alternativas pra mudança de visto. Em primeiro lugar sem um planejamento prévio, em segundo não tinha o tempo suficiente para aplicar para a documentação nem conseguir o dinheiro necessário. Além disso, o cenário de imigração também não estava favorável, porque como eles iriam autorizar um visto de turista se não havia turismo? Ou um visto de estudante se as escolas estavam online?
Portanto, depois de perceber que eu não tinha condições de alterar esse cenário, eu resolvi deixar nas mãos de Deus e foi quando a notícia da extensão do Covid-19 chegou, como já contei aqui no Blog.
Au pair acabando pela segunda vez
Depois disso, e com mais seis meses de prazo para permanecer nos Estados Unidos, olhei a lista de “O que fazer antes de voltar para o Brasil” e, portanto, programei todas as atividades que estavam ali. Como resultado senti mais confiança em economizar, enviar mais dinheiro para o Brasil e também em comprar os itens que eu ainda queria. Também consegui agendar minha vacina, pois somos consideradas “childcare provider” e me vacinei juntamente com os profissionais da educação em março de 2021.
Posteriormente, olhei o calendário de eventos da Florida, estado eu que morava e fui em busca de realizar tudo o que eu planejei. Uma segunda chance para me organizar, pois antes eu não tinha me preparado. Uma delas, e certamente importante pra mim, ir mais uma vez ao Disney Springs em Orlando. Foi um dia mágico com amigos, conseguimos assistir “Cruella” nos cinemas um dia após o lançamento.
Veja o pôr do sol que consegui registrar.
O que precisa ser feito antes de sair da casa da host family?
Aproveitar o tempo restante, se cobrar menos, por exemplo olhar mais pro céu, ir a lugares diferentes com as crianças, criar boas memórias e fazer um fechamento com todos. Conversar, fazer uma retrospectiva de como as crianças eram quando você chegou e como estão agora. Analisar tudo e ver o quanto você cresceu e o quanto foi conquistado.
Lembrar de verificar em todos os ambientes da casa se ainda tem algo seu, já ir deixando no seu quarto. Pesquisar se o período que você vai viajar não tem restrição de bagagem. No meu caso tinha restrição e só poderia despachar duas malas, então tive que enviar uma caixa para o Brasil com o restante. Já cancela todas as assinaturas de correio, altera endereços que já podem ser alterados. Encerre contas que já podem ser canceladas. Deixe uma conta de débito para receber os últimos pagamentos como Au pair. Eu tinha uma conta no Wells Fargo, consegui fechar pelo aplicativo do banco no dia do meu embarque, com a conta já zerada.
“Travel month” – mês de férias pós Au pair
Nos Estados Unidos, temos direito a até 30 dias de “férias” antes de retornar ao Brasil. Dividi o quarto com uma grande amiga que fiz durante o Au pair em Miami, a Gabi. Mesmo ela trabalhando de segunda a sexta, conseguimos fazer várias atividades que me ajudaram a ir saindo do estresse do Au pair.
Fomos a praia várias vezes, encontramos outras amigas, consegui ser mais presente na Igreja e ser voluntária mais vezes em outras atividades. Organizei alguns estudos e fiquei um tempo com meus tios que também moram na Florida. Tivemos a sorte, quer dizer, a Gabi teve sorte de ir na VelociCoaster (nova montanha russa da Universal em Orlando), antes mesmo do dia oficial do lançamento. Presenciamos o primeiro dia de Universal sem máscara (Maio, 2021) na era do Covid-19.
Não existe o planejamento perfeito
Esteja ciente que tudo pode acontecer, planeje suas férias de uma forma que você também possa descansar. Visitar lugares que não teve oportunidade antes, visite amigas, família, se tiver por lá. Visite lugares “pela última vez”. Acima de tudo descanse a cabeça e, se possível, já aplique para vagas de trabalho no Brasil. Use esse tempo para atualizar o Currículo e pesquisar empresas, cargos, cursos, ou até mesmo outro intercâmbio ou oportunidade de emprego em outro país.
E o mais importante, encerre o ciclo de coração leve.
Goiana, 29 anos, ex Au Pair na Flórida – US. Atualmente moro em Fortaleza-CE. Publicitária pela PUC-GO. Thetahealer, Reikiana, Aromaterapeuta.
Amante do pôr do sol, Disney, Harry Potter e do mar. Aqui eu falo sobre minha experiência como Au Pair, auxiliando futuras e atuais Au Pairs a lidarem melhor com essa jornada.