Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a morte da rainha Elizabeth impactou o mundo

Última atualização do post:

O falecimento da rainha Elizabeth
Funeral da rainha Elisabeth - foto tirada pelo meu amigo Michael com permissão de uso

Eu estava de férias em São Francisco quando a rainha Elizabeth ll faleceu. A sensação é que alguém muito próximo de mim tinha falecido.

Você andava nas ruas em São Francisco, e as pessoas estavam bem comovidas com o acontecimento. E quando percebiam que nós éramos da Inglaterra se aproximavam, e davam as condolências como se fosse alguém da nossa família. Foi um dia de muita tristeza, mas também de muita gratitude e reconhecimento do mundo para uma rainha íntegra, solidária e corajosa que dedicou a sua vida ao povo britânico.

Quando foi o falecimento da rainha Elizabeth?

Nós todos imaginávamos que a rainha Elizabeth II seria imortal, mas infelizmente no dia 08/09/2022 a rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos. O Palácio de Buckingham divulgou uma declaração que dizia: “Após nova avaliação esta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de sua majestade e recomendaram que ela permanecesse sob uma supervisão médica”. A rainha permaneceu confortável em sua casa em Balmoral na Escócia. E somente a família próxima de Elizabeth correu para Balmoral para ficar ao seu lado.

A rainha Elizabeth faleceu “pacificamente” às 15:10 BST aos 96 anos, sendo anunciada ao público às 18:30 no palácio de Balmore, na Escócia. Então foram 10 dias de muita tristeza não somente para Inglaterra, mas para o mundo até o dia do funeral. 

A rainha Elizabeth II foi a primeira monarca a morrer na Escócia desde James V em 1542. De acordo com as informações, a causa da sua morte foi registrada como “velhice”. 

Período do velório da rainha Elizabeth

Em 12 de setembro, o caixão de Elizabeth foi levado até a Milha Real em uma procissão até a Catedral de St. Giles, onde a coroa da Escócia foi colocada sobre ele. Seu caixão aliás ficou em repouso na catedral por 24 horas, guardado pela Companhia Real de Arqueiros, durante o qual cerca de 33.000 pessoas passaram pelo caixão. No dia 13 de setembro, foi então levado por via aérea para Londres.

No dia 14 de setembro, seu caixão foi então levado em uma procissão militar do Palácio de Buckingham até Westminster Hall. Lá Elizabeth ficou no estado por quatro dias. O caixão era guardado por membros do Guarda-Costas do Soberano e da Divisão doméstica. Estima-se que 250.000 membros do público passaram pelo caixão, assim como políticos e outras figuras públicas. 

Em 16 de setembro, os filhos de Elizabeth realizaram uma vigília em torno de seu caixão, e no dia seguinte seus oito netos fizeram o mesmo. 

O falecimento da rainha Elizabeth
Funeral da rainha Elisabeth – Imagem cedida por Michael a colaboradora

O funeral estatal de Elizabeth foi realizado na Abadia de Westminster em 19 de setembro, que marcou a primeira vez que um funeral de um monarca havia sido realizado na Abadia desde Jorge II em 1760.

Mais de um milhão de pessoas alinharam as ruas do centro de Londres. E o dia foi declarado feriado em vários países da Comunidade. Em Windsor, ocorreu uma procissão final envolvendo 1.000 militares que foi testemunhada por 97.000 pessoas. 

Após um serviço de compromisso na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, Elizabeth foi enterrada com seu marido Filipe na Capela Memorial Rei Jorge VI mais tarde no mesmo dia, em uma cerimônia privada com a presença de seus familiares mais próximos.

Para quem foi passado o trono da rainha Elizabeth II?

Em 8 de setembro de 2022, príncipe Charles foi nomeado o novo rei do Reino Unido e dos 14 reinos da Commonwealth. Essa nomeação aconteceu logo após a morte da rainha Elizabeth II. Ele é o filho mais velho da rainha Elizabeth II, e do príncipe Philip. Sua esposa, Camilla Parker Bowles, assumiu o título de rainha consorte depois que ele se tornou rei. Antes da morte da rainha, Charles era o herdeiro aparente do trono real britânico.

O falecimento da rainha Elizabeth
Ponte Tower Bridge – Imagem cedida por Michael a colaboradora

Como e quando a rainha Elizabeth se tornou rainha?

A rainha nasceu em 21 de abril de 1926 em Mayfair, Londres, sendo chamada de Elizabeth Alexandra Mary Windsor. Aliás ela foi a monarca mais antiga do Reino Unido, reinou por 70 anos.

Poucos poderiam ter previsto que ela se tornaria monarca, mas em dezembro de 1936 seu tio, Eduardo VIII, abdicou do trono para se casar com uma americana, duas vezes divorciada, Wallis Simpson. O pai de Elizabeth se tornou o rei George VI. Aos 10 anos, Lilibet como era conhecida na família, tornou-se então herdeira do trono.

Em três anos, a Grã-Bretanha estava em guerra com a Alemanha nazista. Elizabeth e sua irmã mais nova, a princesa Margaret, passaram grande parte do tempo de guerra no Castelo de Windsor depois que seus pais rejeitaram sugestões de que fossem evacuadas para o Canadá. Depois de completar 18 anos, Elizabeth passou cinco meses no Serviço Territorial Auxiliar, e aprendeu habilidades básicas de mecânica motora e direção. A rainha subiu ao trono em 1952, e testemunhou uma enorme mudança social.

Como a rainha Elisabeth conheceu seu marido príncipe Philip?

Durante a guerra, ela trocou cartas com seu primo em terceiro grau, Philip, Príncipe da Grécia, que servia na Marinha Real. Seu romance floresceu e o casal se casou na Abadia de Westminster em 20 de novembro de 1947, com o príncipe recebendo o título de Duque de Edimburgo.

A rainha Elizabeth e o príncipe Philip foram casados por 73 anos. De fato, foi o casamento mais longo de qualquer casal real britânico. O príncipe Philip morreu aos 99 anos, anunciou o Palácio de Buckingham em 9 de abril de 2021.

O casal teve 4 filhos, o príncipe Charles nasceu apenas um ano após do casamento, e a princesa Anne dois anos depois. Em 1960 nasceu o terceiro filho príncipe Andrew, e em 1964 o casal deu as boas-vindas ao seu último filho, o príncipe Edward, que rompeu com a tradição real.

Elizabeth tinha um profundo senso de dever religioso e cívico, e levou seu juramento de coroação a sério. Além de seu papel religioso oficial como Governadora Suprema da Igreja estabelecida da Inglaterra, ela adorava aquela igreja, a Igreja Nacional da Escócia. Ela demonstrou apoio às relações inter-religiosas e reuniu-se com líderes de outras igrejas e religiões, incluindo cinco papas: Pio XII, João XXIII, João Paulo II, Bento XVI e Francisco. 

Além disso Elizabeth ajudou mais de 600 organizações e instituições de caridade. A Fundação de Ajuda a Caridade estimou que Elizabeth ajudou arrecadar mais de 1,4 bilhão de libras para seus patrocínios durante seu reinado. Seus principais interesses de lazer incluíam hipismo e cães, especialmente seu Pembroke Welsh Corgis. Aliás seu amor por corgis (cachorros) começou em 1933 com Dookie, o primeiro corgi de sua família. 

A rainha Elizabeth foi com toda a certeza uma mulher verdadeiramente notável que serviu seu país com muito amor e dignidade. ❣

O falecimento da rainha Elizabeth
Falecimento da Rainha Elizabeth – Imagem cedida por Fabricio a colaboradora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Daniela Queiroz

Daniela Queiroz

Baiana de Salvador, resido fora do Brasil há 18 anos. A Minha graduação no Brasil foi na área de serviço social, mas tive algumas qualificações na área de business, eventos, planejamento de casamentos, designer de interiores; e hoje, após a pandemia, estou voltando a trabalhar como assistente social aqui na Inglaterra. Retornei para a Inglaterra em maio de 2015 depois de 5 anos vivendo em Dubai. Gerencio a minha agencia de entretenimento a Sounds of Brazil há 11 anos em Dubai e, 7 anos na Inglaterra.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + twenty =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.