Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que aprendi morando na Malásia!

Última atualização do post:

Petronas Twin Tpwers
Vista das torres Petronas

Estou completando 6 meses morando na Malásia e então gostaria de compartilhar aqui algumas coisas sobre cultura, alimentação e estilo de vida que eu não conhecia. São apenas opiniões pessoais e de experiências que vivi nesses 6 meses incríveis em um país totalmente diferente do Brasil e no meio de uma pandemia!

Vem comigo conhecer 5 coisas que aprendi morando na Malásia!

morando na Malásia
Palácio da Justiça em Putrajaya – arquivo pessoal

1. Morando na Malásia com a cultura Malaia

No Brasil eu nunca tive contato com pessoas ou comunidade muçulmana, então quando vim para a Malásia imaginei que o choque cultural seria grande. Para a minha surpresa, quando cheguei, vi que na Malásia existem três culturas predominantes e não somente a muçulmana.

A Malásia é um país que chamo de multicultural pois aqui existem muçulmanos, chineses e indianos (além dos estrangeiros!). E sim, eles e nós estrangeiros, vivemos em perfeita harmonia cada um com as suas crenças, religiões e cultura. Mais do que tolerância, o que existe é uma compreensão e admiração por cada religião.

Por conta desse espaço multicultural, é completamente normal você estar andando na rua e encontrar por exemplo, um templo chinês ao lado de uma enorme mesquita, na esquina com um condomínio moderno e luxuoso com um templo indiano em frente.

2. Islamismo

Quando cheguei na Malásia, não conhecia absolutamente nada sobre a cultura, certificado Halal ou o período do Ramadã. Em resumo: eu não fazia ideia do que era a Malásia e/ou o islamismo!

Mas, diferente do que muitas pessoas pensam, aqui as mulheres escolhem se elas querem usar o hijab ou não. Não é um item obrigatório! As mulheres também podem trabalhar, dirigir, estudar, ir à academia e ter uma vida normal como nós pensamos que a nossa é!

Quando citamos o termo Halal, significa que o alimento, atividade, comportamento, etc.. estão de acordo com o que é aceito pelo islamismo e dessa forma, podem ser consumidos pelos muçulmanos. Então nos supermercados existe setor apenas para os produtos considerados não Halal, onde você inclusive faz o pagamento separado da parte considerada Halal.

3. Inglês e o uso do “lah”

O inglês não é o idioma oficial da Malásia, mas é a língua usada para o mundo corporativo e também no dia a dia por aqui. O engraçado é que eles têm um costume de linguagem que é colocar “lah” no final de algumas palavras, como uma gíria mesmo. Então, ao vir para a Malásia não se estranhe se ouvir: “ok-lah” e os “can-lah”.

4. Você vai ter verão o ano inteiro morando na Malásia

Não existe inverno na Malásia. Você acorda às 7h da manhã com 28 graus e sensação térmica de 30 quase todos os dias além de uma alta umidade. Eu, mineira de Barbacena e amante do frio, fico torcendo para que algum dia, por um milagre, eu consiga usar uma blusa! A parte boa desse calorzão é que podemos sair usando saia, manga curta, prender o cabelo e sair de chinelo se eu quiser — livre e tranquila como eu andaria no nosso amado país tropical.

5. Você vai aprender a comer usando colher e garfo!

Literalmente, ESQUEÇA a faca nos restaurantes! Mas Cinthia, se não tem faca, como você come frango e carnes? Com colher e garfo ou usando as mãos! Sei que parece estranho mas, depois de um tempo, você acostuma e aprende as melhores técnicas para transformar sua colher em uma super faca cortante.

Um outro item polêmico por aqui é que eles não tem a prática de usar papel higiênico e nem toalha para secar a mão. Então se você for em lugares que não tem muitos expatriados, prepare-se para enfrentar a mangueira ou carregue sempre com você um pacote de lenços. Aprendi que até os locais sempre andam com um pacotinho de lenços na bolsa.

morando na Malásia
Nasi goreng pattaya – arquivo pessoal

E você, já foi pra Malásia e/ou tem mais alguma experiência para compartilhar com a gente? Para quem já foi para outro país muçulmano, teve experiências parecidas? Deixe um comentário e vamos conversar sobre essa cultura incrível e completamente diferente da nossa! Quem quiser conhecer mais sobre a Malásia e sua cultura, pode também me seguir no instagram abaixo.

Leiam aqui outros textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Cinthia Martins

Cinthia Martins

Olá! Muito prazer! Sou Cinthia Martins, mineirinha, engenheira de segurança do trabalho e meio ambiente. Atualmente moro na Malásia, na cidade de Johor Bahru, e quero dividir com vocês minhas experiências e um pouquinho da cultura do sudeste asiático. Vamos juntos descobrir mais um pouquinho desse país maravilhoso! 😊 Um grande abraço!

4 respostas

  1. Obrigada estou namorando um cara daí a distancia estou com medo rss mas ainda estamos marcando dele vir pra cá e futuramente casamento

  2. Cinthia, boa noite. Everton do DF. Você sabe me informar se tem como enviar uma peça de carro dai para o Brasil via correio??

  3. Eu estou conversando com um rapaz que mora aí sou mineira do interior ele disse que vai trabalhar em São Paulo quero conhecer ele pessoalmente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − um =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.