Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que me levou a encontrar meu propósito de vida

Última atualização do post:

meu propósito de vida
Conecte-se com a sua Jornada! - Imagem: Dri Pariz

Olá!
Meu nome é Beatriz Setto Godoy, mais conhecida como Bia! Quero contar resumidamente os passos da minha jornada que me levaram a encontrar meu propósito de vida.

Sou neta de italianos, e desde que me lembro tive um sonho de ter minha cidadania.

Sempre senti que o mundo era meu lugar, amo conhecer lugares novos, culturas, e entender as pessoas.

Sempre tive vontade de morar fora

Desde muito pequena tive essa vontade de morar fora, explorar o mundo, e graças a Deus e aos meus pais pude passar por essa experiência. Aos 17 anos embarquei no aeroporto de São Paulo em direção a Helsinki, Finlândia.

meu propósito de vida
Cidade de Helsinki no inverno – Imagen: Unsplash

Para todo mundo que falo que morei na Finlândia o pessoal fala, Finlândia, que fim do mundo. Mas para mim, a Finlândia é minha segunda casa, tem um espaço gigante no meu coração.

Eu sempre fui uma pessoa reservada, quieta, sem muitos amigos, meio fora do padrão brasileiro se forem ver. Eu me senti tão acolhida e pertencente na Finlândia. Sua cultura, a maneira que as pessoas são educadas, e parecidas comigo, reservadas e de bom coração.

Eu morava no interior do estado de São Paulo que naquela época acho que minha cidade tinha uns 350 mil habitantes. E fui parar em uma cidadezinha linda de 15 mil habitantes, onde todo mundo conhecia todo mundo, morava a 10 minutos a pé do centro da cidade, que era de aproximadamente 5 quarteirões rs.

Como fiz intercambio pelo Rotary, teria de passar por 3 casas, e a minha primeira casa eu morava literalmente do lado da escola, era só passar meu quintal e já estava lá.

Melhor experiência da minha vida

Foi a melhor experiencia da minha vida, me senti em casa, os detalhes dessa aventura posso falar com mais detalhes em um próximo texto. Minha intenção aqui é mostrar que essa experiência foi o inicio da minha trajetória rumo ao meu propósito de vida.

Um ano depois voltei de viagem, e já entrei na faculdade, me lembro que quando cheguei já tinha passado o período do vestibular, mas a faculdade da minha cidade tinha vagas remanescentes em administração.

Logo agarrei a oportunidade, pensei, se não gostar posso sempre trocar de curso. Durante o curso fui me encantando pela profissão, pois afinal, como um administrador eu poderia trabalhar com o que eu quisesse, não era nada especifico, eu poderia abraçar o que tocasse meu coração.

Lembra que comentei que sempre quis explorar o mundo? Pois bem, foquei minha carreira em empresas multinacionais, pensando que isso me deixaria mais próxima do mundo.

Meu sonho de cidadania italiana nunca esqueci

Mas em meio a trabalho e estudo, meu grande sonho da cidadania italiana nunca foi esquecido.

Eu não me lembro ao certo quando eu fui atrás para tirar, e a pessoa disse que eu não teria direito por causa da minha mãe.

O que acontece é que existe uma lei na Itália que as mulheres filhas de italianos que nasceram após 1947 não podem transmitir a cidadania, e adivinha que ano minha mãe nasceu? 1947. Foi um grande balde de água fria no meu sonho, senti muita raiva, frustração e passei por meu luto.

E em umas das multinacionais que trabalhei, fiz um grande amigo que me disse que poderia existir uma chance de conseguir a cidadania. Não acreditando muito entrei em contato com a empresa que estava fazendo a dele, pensei que o não já tinha.

E para minha felicidade e surpresa eles disseram que era sim possível eu conseguir. Porém era um processo diferente do que a maioria dos brasileiros fazem aqui no consulado.

Eu teria que juntar toda a documentação e ter um advogado italiano lá na Itália, para entrar com um processo judicial, dizendo que independente dessa lei, eu tenho direito por sangue.

E adivinha? Em menos de 1 ano estava com meu lindo passaporte italiano em mãos! Mal pude acreditar! Uma felicidade que não tenho nem palavras.

Este foi mais um passo em direção a minha vida plena, com sentido e mais próximo ao meu propósito.

Voltando a vida profissional

Voltando a vida profissional, trabalhei em 3 grandes multinacionais, em diversas áreas, finanças, RH, Relações Públicas, Marketing e Eventos.

Eu aprendi muita coisa nesses mais de 15 anos trabalhando em empresas, e como tudo na vida existem os dois lados, teve um lado bom que ganhei muita experiência em lidar com pessoas, com egos, outras nacionalidades, praticar meu inglês que eu amo! Mas também depois de algum tempo comecei a me sentir sufocada, sentindo que poderia dar muito mais de mim.

Eu fui cada vez mais ficando inconformada que muitas pessoas preferiam sofrer, fazer as coisas de maneira mais difícil, não admitir que não sabe, ou que errou.

Isso me atingiu como uma avalanche, fui inundada por uma vontade de desvendar os mistérios da mente humana e entender o que leva as pessoas a fazerem o que fazem e como poderia ajudar elas.

Encontrando meu propósito de vida

E foi há 6 anos atrás eu encontrei meu propósito de vida na psicanalise. Fiz o curso de formação, e
mesmo antes de acabar o curso já estava atendendo. Ainda trabalhava na empresa e atendia de noite e sábados.

meu propósito de vida
Encontrei meu propósito na psicanalise – Imagem: Dri Pariz

E foi assim que decidi inchar e me especializar em expatriadas, porque eu entendo esse desejo de morar fora e o quanto muitas vezes existem desafios, pois eu já passei por isso.

Eu entendo os desafios de trabalhar em empresas, de relacionamentos com outras culturas, e não se sentir pertencente, pois já vivi isso.

Hoje eu consigo ajudar as pessoas que buscam autoconhecimento e uma vida com leveza e sentido, pois além de ter minha experiência de vida no que elas sofrem, tenho o conhecimento técnico para ajudá-las.

Há mais de 3 anos abandonei a vida empresarial e foquei somente no meu consultório, agora posso ajudar mais pessoas com a terapia, meus grupos de estudo, workshops, palestras, instagram e podcast.

Aqui foi um resumo bem resumido da minha jornada, nos próximos artigos entramos em detalhes, pois a trajetória de uma pessoa pode ajudar e inspirar os outros.

E é esse meu objetivo aqui, trazer conhecimento para que a jornada de vocês seja mais leve e com sentido.

Contem comigo!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Beatriz Setto Godoy

Beatriz Setto Godoy

Olá! Eu sou Beatriz Setto Godoy, mais conhecida como Bia. Uma ítalo-brasileira, apaixonada pelo mundo: por conhecer lugares, pessoas e culturas diferentes. Tenho formação em Administração, Psicanálise, em Comunicação Não-Violenta e em Programação Neurolinguistica. Sou uma arquiteta de pessoas especialista em comunicação assertiva. Facilito treinamentos na área de comunicação, atendimento, liderança com o foco em criar conexões e melhorar o clima organizacional adquirido nos meus 20 anos de CLT. Com minha experiência de vida ajudo pessoas do mundo todo a se conhecerem para viverem com leveza e sentido. Realizo atendimentos psicoterapêuticos em português e inglês. Criei o Podcast Conecte-se com a sua Jornada, escrevo como colunista de um Blog para expatriadas e para uma revista Espanhola sobre bem estar, a Therapies Magazine e também, sou escritora de livros. Contem comigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 4 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.