Já imaginou participar de uma das maiores festas populares do mundo? A mais famosa festa cervejeira, que reúne cerca de 7 milhões de pessoas todos os anos, acontece em Munique, na Alemanha. A Oktoberfest é um prato cheio para quem ama cerveja e quer curtição. Também é a expressão das tradições do povo da Baviera, estado alemão do qual Munique é a capital.
Oktoberfest “Festa de Outubro” em setembro
Antes de compartilhar como aproveitar a festa da melhor maneira, é preciso dar a dica número 1 para você se planejar direitinho. A Oktoberfest não acontece em outubro, mas em setembro! O nome do evento sempre confunde.
A Oktoberfest de Munique normalmente começa no primeiro sábado após o dia 15 de setembro e termina no terceiro domingo de festa, já nos primeiros dias de outubro.
A primeira Oktoberfest aconteceu no dia 17 de outubro de 1810 em comemoração ao casamento do Rei Luís com a Princesa Teresa e se repete anualmente desde então. A partir daí surgiu o nome da festa, mas como o clima, já muito frio em outubro, fez com que a festa se adiantasse e, por isso, acontece sempre no nono mês do ano.
Além disso, algo que também me surpreendeu bastante, é que a festa começa às 10h e termina às 23h e a última cerveja é servida às 22:30. Todas as tendas e atrações fecham, no máximo, à meia noite. E pode se preparar para curtir a festa logo de manhã mesmo, principalmente, se você vai visitá-la aos finais de semana.
O período da tarde e noite são muito lotados. A dica é aproveitar os dias durante a semana ou bem cedo nos finais de semana.
O que levar/ o que vestir
A roupa tradicional da região é o Dirndl e o Lederhosen, o vestido e a bermuda com suspensório de couro. Aliás esses trajes eram utilizados para trabalhar no campo, sendo conhecidos por serem muito duráveis.
O vestido tradicional deve ser comprido, no mínimo na altura dos joelhos. E a maneira como o laço do avental é amarrado expõe sua disponibilidade:
- lado esquerdo significa comprometido,
- direito solteira, no meio para crianças ou pela comunidade LGBTI+
- atrás nas costas é utilizado por garçonetes e viúvas.
O Lederhosen é tradicionalmente usado com uma camisa branca. E pode ser complementado com vários acessórios, como as meias altas, colete, chapéu e broches.
É bem interessante vivenciar a festa vestindo as roupas típicas, mas também não há problema em ir nos seus trajes rotineiros.
Ademais, leve somente um casaco, documento e dinheiro, já que o pagamento na festa é feito em dinheiro vivo. Além disso não é possível entrar na área da festa com mochilas ou bolsas grandes. Nos dias mais lotados, inclusive carrinhos de bebê precisam ser deixados no guarda-volume.
Como funciona o evento
A Oktoberfest de Munique oferece muitas opções para experienciar a festa de maneiras diversas. Existe uma Oktoberfest para todo mundo! A parte principal do evento acontece na Theresenwiese, um campo de mais de 34 hectares. Durante os dias de festa, o local se transforma em um grande parque de diversões, com muitos brinquedos, barracas de jogos e estandes de comida.
As cervejas são servidas somente dentro das enormes tendas das cervejarias, em copos de 1 litro chamados de Maß. Há várias delas espalhadas por toda a extensão da Theresenwiese. Cada uma pertencente a uma das seis cervejarias tradicionais de Munique: Augustiner, Hacker-Pschorr, Hofbräuhaus, Löwenbräu, Paulaner e Spaten. Mas controle sua sede! Pois a cerveja servida na Oktoberfest é especialmente fabricada para o evento, tendo um maior teor alcoólico.
Entre as tendas, a da Hofbräuhaus é a maior, mais turística e a mais animada. A da Augustiner e da Paulaner também não ficam para trás. A minha recomendação é que você conheça a da Hacker-Pschorr, que tem o teto imitando o céu azul da Baviera, a mais linda de todas, na minha opinião.
Como e o que aproveitar na festa
Apesar de ser a atração mais famosa do evento, as tendas das cervejarias são só uma pequena parcela de tudo o que a Oktoberfest é. Fazem parte da festa também alguns desfiles, como o de abertura do evento e o de trajes típicos, ambos recomendadíssimos se você quer assistir mais da cultura regional; várias apresentações musicais tradicionais; apresentações de danças dentro de algumas tendas.
Outro jeito de curtir a festa é aproveitar os brinquedos, os jogos e comer nos estandes externos. Esse é um jeito bem legal de você experienciar a Oktoberfest se você quer levar crianças: todo mundo fica feliz!
Onde e o que comer na Oktoberfest
Comida tradicional não falta! Nos estandes externos é possível encontrar salsichas, batatas preparadas de várias formas, doces, como o famoso pão de mel “Lebkuchen” decorada com mensagens.
Já nas tendas o cardápio é mais robusto. Os pratos tradicionais são bem servidos e deliciosos. O pedido clássico é o meio frango, ou halbes Hendl em bávaro.
Portanto, a Oktoberfest de Munique é uma festa divertida e linda, que mostra e valoriza as tradições da Baviera, promovendo a manutenção desses costumes. Portanto o povo bávaro sente muito orgulho e honra em manter essa história. É, com toda a certeza, uma das melhores épocas para visitar a Alemanha e ver de perto tudo isso.
Carolina Klein é turismóloga de profissão e de paixão. Catarinense de Joinville, mora em Munique desde maio de 2017. A mudança de país despertou um hobby antigo: escrever. No blog kleincarolina.com relata sobre suas viagens e sua vida na Alemanha.
Respostas de 2