Os patrimônios mundiais podem ser: culturais ou naturais. Pois a escolha é feita a partir de vários patrimônios inscritos no mundo. Estes, que estou descrevendo, se encontram aqui no Chile e são todos patrimônios culturais da humanidade.
Em 1995 a UNESCO declarou o Parque Nacional de Rapa Nui como patrimônio mundial da humanidade. O parque está localizado na Ilha de Páscoa, no oceano pacífico.
No parque estão as famosas estátuas de pedras esculpidas entre o século XII e XIV. Bem como vários moais e cavernas com pinturas rupestres. Além disso, existem crateras vulcânicas e vários sítios arqueológicos que incluem cerca de 900 estátuas monumentais, chamadas de moais.
O lugar é muito bem cuidado. Portanto para visitá-lo existem uma série de normas. Há muitos mistérios no lugar. As grandes estátuas de pedra, por exemplo, não possuem indícios de quem as transportou e construiu.
As Igrejas de Chiloé são desde o ano de 2000 patrimônios mundiais da UNESCO no Chile. No local estão 16 igrejas totalmente de madeira, construídas no século XVII com a chegada dos Jesuítas. A primeira igreja foi edificada em 1612 e posteriormente muitas outras seguiram.
É certamente uma arquitetura única de construção. Estão localizadas em lugares muito bonitos com vistas maravilhosas.
Cidade portuária
O Bairro Histórico de Valparaiso é uma cidade portuária cheia de morros (os famosos cerros), casas coloridas e com elevadores que permitem acesso aos 42 morros da cidade. Em 2003 tornou-se mais um dos patrimônios culturais da humanidade no Chile.
Além disso Valparaiso é também a sede do poder legislativo do Chile e está somente á 120 km de Santiago.
Por outro lado durante os anos 1848 e 1914 a cidade recebeu muitos imigrantes vindos da Europa. Estas comunidades deixaram marcas únicas na arquitetura local.
Salitreiras
Fabricas de Nitrato Humberstone e Santa Laura são patrimônios culturais da UNESCO desde 2005. Salitreiras de Humbestone y Salitreira Santa Laura é como são chamadas aqui.
O Salitre (nitrato de potássio e sódio) é um fertilizante utilizado para reforçar o crescimento das plantas.
Entre 1880 e 1930 a indústria do nitrato foi a principal atividade econômica do Chile, apesar de todo desenvolvimento na década de 1920, teve sua recessão na depressão de 1929.
Aldeia minera de Sewell foi um acampamento mineiro perto da cidade de Rancágua a 150 km de Santiago. Com uma altitude de 2000 a 2500 metros, está na Cordilheira dos Andes. É patrimônio da humanidade desde 2006.
Chamada de cidade das escadas, porque no lugar de ruas existem muitas escadas em razão da sua construção em desnível.
Os trabalhadores e suas famílias podiam usar toda a infraestrutura do lugar como: hospital, escola, cinema e piscina aquecida entre outros gratuitamente, mas isso dependia do cargo ocupado por eles na companhia.
Naquela época havia distinção entre classes sociais, principalmente entre os norte-americanos e os chilenos casados ou solteiros.
Além disso, dentro do acampamento existia a lei seca. Somente no dia 18 de setembro e na celebração do Ano Novo era permitido beber álcool.
Posteriormente, em 1971 quando o estado chileno passou a ter 51% das ações da empresa Braden Cooper, se transladaram todos os habitantes de Sewell para a cidade de Rancagua.
Caminhos dos Incas
Qhapaq Ñan ou Caminhos dos Incas é um sistema de caminhos construídos ao longo de vários séculos pelos Incas.
Qhapaq Ñan unia as zonas da Cordilheira dos Andes às costas do pacífico de norte a sul passando por florestas e desertos áridos, com alturas de até 4000 metros. Esses caminhos uniam toda a civilização Inca e tinham mais de 30 mil km somando os caminhos principais e os secundários.
A palavra Qhapaq Ñan no idioma quéchua significa “caminho principal andino”. Hoje estes caminhos pertecem a seis países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile Equador e Peru.
Espero que tenham gostado deste pequeno resumo dos patrimônios da humanidade daqui do Chile. Em cada um dos nomes citados está disponível um pequeno vídeo, caso você queira conhecer um pouco mais sobre eles.
Leiam aqui outros textos da autora
Norma Sueli Santos Nunes é Gerente de Vendas numa empresa de máquinas para aplicação de Adesivo Hot-Melt. Formada em Estudos Sociais e Geografia, foi professora por 17 anos. Em 1995 foi morar no Chile. Casada há 32 anos, um filho, dois enteados, três noras e dois netos e expatriada há quase 25 anos, em Santiago no Chile. Alegre descontraída e simples na sua vida diária. Viajar é seu maior objetivo. Gosta muito de estar com seus amigos, e procura manter os amigos que tem pelo mundo.