Os patrimônios mundiais da UNESCO podem ser tanto culturais quanto naturais e são sempre escolhidos entre vários inscritos. Entretanto, esses que vou descrever a seguir se encontram aqui no Chile, sendo todos considerados patrimônios culturais da humanidade.
Ilha de Páscoa e os Moai
1. Parque Nacional de Rapa Nui: localizado na Ilha de Páscoa, no Oceano Pacifico, declarado patrimônio mundial da UNESCO em 1995, onde estão as famosas estátuas de pedra esculpidas entre o século XII e XIV. No parque, encontramos cavernas com pinturas rupestres, crateras vulcânicas e sítios arqueológicos que incluem quase 900 estátuas monumentais chamadas de moai. Portanto, mais de 40% da superfície da ilha pertence ao Parque Nacional de Rapa Nui.
O lugar é muito bem cuidado e tem uma série de normas para visitação. Ademais, muitos mistérios rondam essa área, já que até hoje, ainda não se sabe como foram construídas e transportadas as grandes estátuas de pedras.
Ilha no Sul perto de Puerto Montt
2. Igrejas de Chiloé: patrimônio mundial da UNESCO desde o ano 2000, contempla 16 igrejas de madeira construídas a partir do século XVII, com a chegada dos Jesuítas. A primeira construção é datada de 1612 e muitas outras que vieram depois seguiram com uma arquitetura única. Sem dúvida, todas essas igrejas estão em lugares muito bonitos, geralmente com vistas maravilhosas.

Valparaiso, a cidade dos morros
3. Bairro Histórico de Valparaiso: patrimônio da UNESCO no Chile em 2003, é uma cidade portuária cheia de morros, os famosos cerros. Com muitas casas coloridas, a cidade é conhecida por seus funiculares e elevadores que levam aos 42 morros. Durante os anos de 1848 e 1914 recebeu muitos imigrantes vindos da Europa, essas comunidades deixaram marcas únicas na arquitetura da cidade.
Sobretudo, Valparaiso é a sede do poder legislativo do Chile, e fica a 120 km de Santiago.
Região de Tarapaca, patrimônio da UNESCO no Chile
4. Fábricas de Nitrato Humberstone e Santa Laura: declaradas patrimônio desde 2005, as Salitreiras de Humbestone e a Salitreira Santa Laura, assim chamadas por aqui.
O Salitre (Nitrato de potássio e sódio) é um fertilizante utilizado para reforçar o crescimento das plantas, e foi a principal atividade econômica do Chile entre 1880 e 1930. Apesar de todo desenvolvimento na década de 1920, a indústria sofreu bastante com a recessão e teve o seu ápice de depressão em 1929.
Rancagua e a aldeia de Sewell
5. Aldeia Mineral de Sewell: foi um acampamento de mineração perto da cidade de Rancagua a 150 km de Santiago com uma altitude de 2000 a 2500 metros. Situada na Cordilheira dos Andes é patrimônio da humanidade desde 2006.
Conhecida como a cidade das escadas, devido à sua construção em desnível, o local sempre teve toda infraestrutura tais como: hospital, escola, cinema, piscina aquecida e outros. Ademais todos os serviços eram gratuitos para os trabalhadores e suas famílias. Além disso, nesse acampamento se praticava a lei seca, o que significa que a bebida alcólica só era liberada durante a Festa da Pátria do Chile em 18 de setembro, e no Ano Novo.
Em 1971, o estado chileno passou a ter 51% das ações da empresa Braden Cooper e transferiu todos os habitantes de Sewell para a cidade de Rancagua. Por conseguinte, o Estado não podia mais assumir os gastos da cidade mineira.
No norte chileno, mais um patrimônio
6. Qhapa Ñan: é um sistema de caminhos construídos ao longo dos séculos unindo as zonas da Cordilheira dos Andes e a Costa do Pacífico. De norte a sul passam por florestas, desertos áridos e alturas de até 4000 metros. Certamente podemos dizer que somando os caminhos principais e secundários, liga toda a civilização Inca, por mais de 30 mil km.
A palavra Ohapag Ñan no idioma quéchua significa caminho principal andino. Atualmente esses caminhos pertencem a seis países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador e Peru.
Cultura Chinchorro
7. Assentamento e mumificação artificial da cultura Chinchorro: localizado na região de Arica e Parinacota, é patrimônio da humanidade desde 2021. Conforme estudos, a cultura Chinchorro habitou o deserto mais seco do mundo há 9000 anos.
O sitio consiste em três componentes que unidos fazem parte da cultura de caçadores – coletores marinhos que residiam na árida e hostil costa norte do deserto do Atacama. O local apresenta a mais antiga evidência arqueológica com cemitérios contendo corpos mumificados. Assim como, encontraram ferramentas feitas de materiais minerais e vegetais, além de instrumentos simples de ossos e conchas. As múmias dessa região são as mais antigas do mundo.
Se você quiser conhecer um pouco mais sobre o assunto aqui temos um pequeno resumo desses patrimônios da humanidade e em cada um temos um pequeno vídeo.
Cliquem aqui para mais textos da autora
About The Author
Norma
Norma Sueli Santos Nunes é Gerente de Vendas numa empresa de máquinas para aplicação de Adesivo Hot-Melt. Formada em Estudos Sociais e Geografia, foi professora por 17 anos. Em 1995 foi morar no Chile. Casada há 32 anos, um filho, dois enteados, três noras e dois netos e expatriada há quase 25 anos, em Santiago no Chile. Alegre descontraída e simples na sua vida diária. Viajar é seu maior objetivo. Gosta muito de estar com seus amigos, e procura manter os amigos que tem pelo mundo.
Respostas de 2
Ler o seu artigo foi uma verdadeira viagem pra mim. Minha primeira viagem internacional foi para o Chile, e foi a partir daí que surgiu a ideia de morar fora. Parabéns pelo seu artigo!! 😘
Que bom que você gostou. E obrigada pelo comentario