Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Por que aprender a língua alemã?

Última atualização do post:

língua alemã
É muito importante aprender a língua do país onde moramos! - Foto www.freepik.com

Por que aprender a língua alemã? Você já parou para pensar nessa possibilidade e quais são os desafios e vantagens de se dedicar a uma língua que tem palavras imensas e difíceis de pronunciar?

Então, vamos falar um pouco sobre isso.

Quando pensamos em aprender uma língua extrangeira, a primeira opção que nos vêm a mente é o inglês, por ser uma língua considerada universal e que supostamente o mundo todo fala.

Realmente, a língua inglesa nos abre portas para diversos seguimentos, como viagens internacionais e trabalhos com melhor remuneração.

Desafio de aprender a língua

Mas quando moramos em um país onde o inglês não é uma língua oficial, como aqui na Alemanha, nos vemos diante do desafio de aprender a língua falada neste país.

Muitos me perguntam ‘Ah, dá pra se virar falando inglês na Alemanha?’ Sim, nas grandes cidades como Munique, Berlim e Frankfurt, mas nas cidades menores não. E outro ponto, tanto no trabalho quanto entre amigos, após algum tempo vivendo na Alemanha, eles começam, aos poucos, apenas a falarem em alemão com você.

A gramática alemã é bem diferente do que estudamos na língua portuguesa, com seus artigos de 3 genêros: der (masculino), die (feminino) e das (neutro) e suas declinações, temos também os verbos que, dependendo da frase, se dividem ao meio e não podemos esquecer das palavras cheias de consoantes difíceis de pronunciar.

E eu digo por experiência própria. Aprender alemão é um grande desafio, que nos exige tempo, paciência e muita dedicação, mas as vantagens desse aprendizado são imensas para quem busca uma vida mais integrada.

aprender o alemão
É muito importante aprender a língua do país onde moramos! – Foto www.freepik.com

Você sabia?

A língua alemã é considerada uma das 10 línguas mais difíceis do mundo e falada por cerca de 130 milhões de pessoas.

É considerada oficial em 4 países na Europa: Alemanha, Austria, Luxemburgo e Bélgica, contudo também é utilizada oficialmente em Liechtenstein e Suíça.

Além disso, encontramos pessoas que consideram o alemão como língua materna em muitos países que tiveram uma forte migração. Um bom exemplo disso está no sul do Brasil. Onde temos as famosas colonias alemãs, onde permanecem não apenas com a língua, mas também com a cultura e hábitos de seu país de origem.

Mas, porque aprender a língua alemã

Aprender uma nova língua é sempre muito bom. Mas se você vai dispor de tempo e dedicação para aprender alemão é bom você ter um objetivo para isso, como:

Se você está se planejando mudar para Alemanha

Aconselho imensamente, se você tem intenções de se mudar para algum país de língua alemã, comece já a aprender!

Chegar aqui com um prévio conhecimento te ajudará muito nos trâmites burocráticos da mudança, nos desafios das primeiras semanas em relação a supermercados, nos informativos de como separar o lixo, como funcionam os equipamentos domésticos, entre outros pontos básicos do dia a dia.

Acredite, conseguir ler e compreender um manual de como funciona a máquina de lavar louças, vai te poupar muito tempo e estresse.

Procura de emprego

Falando de empregos na Europa, a Alemanha é o destino mais cobiçado, principalmente para aqueles que procuram recolocação na áreas de TI, Engenharia e Enfermagem.

Saiba que falar alemão, ou pelo menos já estar estudando a língua, será um diferencial na hora da seleção, mesmo se a posição oferecida não exija essa proficiência.

É muito bem visto quando um estrangeiro se esforça a mostrar seus avanços na língua do país. Isso se reverte em mais respeito e reconhecimento, principalmente no meio profissional.

Para adaptação em um país de língua alemã

É fato que para uma pessoa se sentir pertencente a um lugar, ela precisa saber o que se passa a sua volta.

Eu ouço muitas pessoas falarem que sentem medo de sairem sozinhas de casa, porque se alguém falar com elas na rua ou no supermercado elas não saberiam como responder.

Ninguém quer viver com medo e limitada, não é mesmo!

língua alemã
Sentir-se pertencente a um meio está diretamente ligado a saber o que se passa a sua volta. Foto: www.freepik.com

Se você quer viver com mais integridade, quer se sentir segura e independente, fazer amigos locais, entender suas obrigações e cobrar por seus direitos, aprender a língua é algo indispensável.

Ter contato com pessoas nativas

Para mim é a melhor vantagem de aprender essa língua tão difícil.

Quando passamos a fazer parte das conversas, a expressar nossas vontades, opiniões, a criar um laço de amizade e confiança com as pessoas nativas, começamos a realmente entender a essência desse povo.

Nem preciso dizer o quanto os europeus, principalmente os alemães, são diferentes dos brasileiros. Temos as nossas diferenças culturais e comportamentais, mas nada disso atrapalha quando estamos dispostos a trocar experiências.

Sem falar quando existe “amor” envolvido, em um relacionamento entre culturas. Por mais que demonstrações com atitudes e gestos sejam importantes, as palavras ditas e compreendidas são o que carregamos no coração. Por isso, aos meus olhos, ambos devem se compromenter a entender a lingua do outro.

Leiam aqui outros textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Camila Sales

Camila Sales

Sou Camila Sales, coach de mudanças e adaptação entre culturas, com ênfase em psicologia positiva formada pela Sociedade Brasileira de Coaching com certificados em: Personal e Professional Coaching, Ferramentas do Coach e Coach Aplicado à Psicologia Positiva. Como mulher e ex expatriada, sei por experiência própria como é desgastante a adaptação à nova língua, cultura, relacionamentos com outras pessoas, rotina da nova casa, lidar com saudade da família e dos amigos, incerteza profissional (sendo esse para mim o mais impactante), o sentimento de dependência psicológica e financeira. E, após passar por todas essas fases, que levou 7 anos de mudança e adaptações, me vi tendo de recomeçar a minha vida sozinha, mas dessa vez utilizando todos os aprendizados adquiridos anteriormente.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.