Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Preciso me mudar e agora, o que faço com meu pet?

Última atualização do post:

Expatriar com pet

Hoje em dia é mais comum se fazer essa pergunta, pois as pessoas têm se mudado com mais frequência, seja na mesma cidade, dentro do mesmo país ou para países diferentes.

Nesse último caso, é preciso estar preparado e muito bem planejado. A mudança para o exterior com seu pet vai exigir cuidados e paciência. Afinal de contas, trata-se de um membro da família e medidas  burocrática terão que ser tomadas também.

Dentre todo o processo a ser realizado, o primeiro passo é levar o pet ao seu veterinário de confiança e ver se está tudo bem com a saúde dele, conferir se todas as vacinas e controle parasitário estão em dia, independente se a mudança é para perto ou longe.

 Mudança dentro do mesmo país

Em casos de mudança dentro do mesmo país, a segurança do seu pet é de extrema importância e deve ser feito logo no início.

Caso a mudança seja feita por rodovia, o pet deve sempre ir no banco de trás do seu carro utilizando cinto de segurança próprio (figura 1) ou deve-se fazer a utilização da caixa de transporte (figura 2). A caixa tem de ser maior que ele, para que possa se movimentar quando ele queira. Essa última opção também é válida para viagens por transportadoras.

Figura 1: Exemplo de cinto de segurança
Figura 2: Exemplo de caixa de transporte, que varia conforme peso e tamanho do animal.

O próximo passo é a colocação de um microchip no seu pet. O microchip é um documento eletrônico e funciona como se fosse um RG, porém com mais segurança. Trata-se de um pequeno dispositivo implantado sob a pele do animal, e contém um número único que pode ser visualizado através de um leitor. Com a utilização deste chip é possível ter acesso aos dados de vacinas e até mesmo dados do proprietário do animal. Esse microchip deve ser implantado apenas por veterinário.

O terceiro passo é ter um atestado de saúde do seu pet. Este, deve conter a assinatura do veterinário com seu carimbo e número do conselho regional de medicina veterinária.

Mudança para países diferentes

Além de alguns passos já citados, os cuidados e exigências são ainda maiores.

A principal delas é verificar no consulado do país de destino, quais documentos e exames são exigidos para que o pet possa ser aceito e residir no país.

Além da obrigatoriedade da colocação do microchip, há países que exigem uma série de exames de sangue e atestados, dentre eles, exame de titulação de anticorpos contra o vírus da raiva, por exemplo.

Vale lembrar que alguns exames e documentos tem validade, então programe-se para não ter problemas futuros.

 Chegamos na casa nova

Chegando no novo endereço outros cuidados são exigidos. Um deles é como fazer a adaptação do seu pet ao novo ambiente.

É super normal e natural o animal se sentir mais acanhado e confuso. Dê
um tempo a ele. Ofereça muito amor, carinho e atenção. Se, para você que estava consciente dessa mudança, a adaptação não será fácil, imagine para seu pet que não fazia e não faz ideia do que está acontecendo.

Tenha em mente que será tudo novo para ele, clima, ambiente (se menor ou maior a casa) e a rotina.

Fique sempre atento ao olhar de seu animal, ele pode dizer muitas coisas.

Adaptação de pets em outro país

Viver fora do Brasil com o seu animalzinho é um pouco complicado no início, pois o stress acaba sendo um pouco maior devido a duração da viagem, o tempo que ele ficara longe de seu dono, etc. Há ainda a possibilidade da quarentena, que alguns países exigem. Isso tudo afetará o emocional do animalzinho e de seu dono também.

Procure tornar o novo ambiente o mais próximo possível do anterior. Por exemplo:

  • Leve com você alguns brinquedos que seu pet goste;
  • Não lave a cama onde ele dorme;
  • Mantenha o mesmo tipo de ração;
  • Tente manter a rotina de passeios , etc.
Veterinaria - Diario de uma expatriada
Mantendo a rotina no novo ambente

 Empresas especializadas

É valido lembrar que há empresas que são especializadas em relocação do animal. O que pode ser muito útil para uma mudança de país. Vamos dizer que elas atuam como um “despachante”.

Essas empresas cuidam desde o agendamento de exames, até o transporte do pet ao aeroporto, no dia da viagem.

Conclusão

Independentemente do tipo de mudança , seja dentro ou fora do país, o cuidado e atenção com o seu animalzinho é extremamente importante para evitar stress e garantir que não haverá nenhum imprevisto para vocês.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Maria Carolina

Maria Carolina

Sou casada há 5 anos e, logo depois de casada, me mudei para Dubai. Sou mãe de uma linda princesa e estou esperando mais um lindo príncipe para completar a minha família. Também sou mãe de dois gatos, que adotei aqui em DubaI (eles são inseparáveis). Sou médica veterinária com pós-graduação em anestesiologia veterinária e amo a minha profissão. Sou grata por tudo o que conquistei e vivi até o momento, mas sei que muito ainda está por vir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 + sete =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.