No meu artigo anterior falei sobre o “Chancenkarte, o novo sistema de imigração para Alemanha“, que vai abrir oportunidades para muitos profissionais estrangeiros terem a chance de trabalhar aqui. E pensando nisso, decidi escrever esse artigo com algumas dicas de como procurar emprego na Alemanha, afinal é preciso se planejar bem, caso queira trabalhar por aqui.
Currículo moderno e atualizado
Antes de tudo, você tem que ter um currículo atualizado, e de preferência no idioma alemão. A segunda opção é mantê-lo em inglês. Um currículo bem feito pode te destacar em meio a outros candidatos.
Hoje em dia há vários modelos de currículo na internet. Procure a formatação mais atualizada, mas preste muito atenção na hora de escolher um layout com muitos elementos gráficos, pois é bom encontrar um equilíbrio entre a individualidade e a seriedade exigida.
O currículo deve ter, de preferência, no máximo duas páginas, onde conste os seus últimos empregos, qualificações, estudos, projetos, trabalhos voluntários (se fizer sentido para o emprego), línguas faladas e até mesmo seus hobbies (desde que sejam relevantes para a vaga). Na Alemanha é normal incluir seus hobbies no currículo, pois isso mostra um pouco mais sobre a sua personalidade, mas cuidado com o que vai escrever.
Outra dica é fazer um currículo conforme o emprego, como por exemplo: se for um emprego para área de design mostre o seu lado criativo, colocando alguns desenhos. Isso vai ser muito bom, mas se for para um emprego mais sério, isso já não fará tanto sentido.
Quando falar sobre seus empregos e qualificações, comece sempre pelo último ou pelo cargo atual.
Foto profissional
Seu currículo tem que conter uma foto atual e de boa qualidade feita por um profissional, pois sua foto espelha sua personalidade e profissionalidade. Portanto, nada de pegar fotos feitas pelo celular, a não ser que você seja um bom fotógrafo. Os alemães valorizam uma foto profissional.
Observação: Algumas empresas hoje em dia já não fazem questão de um currículo com foto. Caso você encontre um anúncio de trabalho onde não se pede fotografia, não coloque! Provavelmente para eles, as suas qualificações são mais importantes. Mas isso é raro!
Formato para enviar
O currículo tem que estar no formato de PDF, enviado por e-mail ou direto pelo site da empresa. A maioria das empresas exigem que o currículo, juntamente com os anexos, não ultrapasse os 5 MB. Sendo assim, tente comprimir, se for necessário.
Hoje em dia muitos recrutadores procuram por profissionais em plataformas como o LinkedIn. E muitos desses recrutadores aceitam seu perfil da plataforma como “currículo”. Principalmente se você se candidatar a vaga do emprego por lá. Por isso, é bom criar um perfil nessas plataformas e deixar as informações bem atualizadas.
Carta de apresentação
Essa é a parte mais importante do seu currículo, e algo que os alemães exigem, pois é através da carta de apresentação que é feita a seleção.
Na carta de apresentação, “Anschreiben”, devem constar: seu nome e endereço completos, bem como o nome da empresa e da pessoa para quem será enviado o currículo. Além disso, tem que constar também a data, uma linha destinada para o assunto, “Betreff”, e a forma de tratamento, pois na Alemanha tudo é formal.
Depois disso vem a parte principal, na qual você vai se apresentar e falar o porque você seria o candidato ideal para aquele emprego. Seja bem direto, pois só quem se mostra autoconfiante consegue convencer o futuro empregador com as palavras certas.
Não esqueça também de falar sobre o salário desejado (caso perguntem) e quando terá disponibilidade para começar. No fim, segue-se uma saudação e a sua assinatura (pode ser também eletrônica).
Onde procurar emprego na Alemanha
Existem vários sites de trabalho na Alemanha, tanto regionais como internacionais, e os mais indicados são: Indeed, Stepstone, Jobware . Neles você vai encontrar oportunidades internacionais e em grandes empresas. Tem também os mais regionais, como Meinestadt e Stellenanzeigen.
Mas também há as plataformas como LinkedIn e Xing. A plataforma Xing é parecida com o LinkedIn, sendo mais voltada para vagas na Alemanha – e tem ótimas empresas que a utilizam.
Uma outra alternativa seria procurar emprego direto no site da empresa na qual você deseja trabalhar aqui na Alemanha. Algumas delas só anunciam no próprio site da empresa. Caso não haja vagas, é possível mandar um currículo por iniciativa própria. Talvez o currículo desperte o interesse deles, mesmo não havendo nenhuma vaga aberta naquele momento.
Áreas onde a Alemanha mais precisa de profissionais
Logo abaixo confira as áreas em que a Alemanha tem escassez de profissionais, sendo por isso possível obter salários muito bem pagos:
- Consultor de TI
- Desenvolvedor de software
- Engenheiros elétricistas
- Cientista e artista de dados (Data Scientist und Data Artists)
- Cuidadores e Enfermeiras
Além dessas, há também escassez de mão de obra nas áreas de Hotelaria, Gastronomia, Construção e Artesanato.
Então, se você trabalha ou estuda em uma dessas áreas e tem vontade de morar na Alemanha, não perca tempo. Com o novo sistema de imigração – o Chancekarte – é possível que você consiga trabalhar por aqui também. Além da possibilidade de fazer uma formação profissional direto no país, o que é bem legal.
Formações profissionais bem populares na Alemanha
Se você pretende fazer uma formação profissional na Alemanha, “Ausbildung“, essas são algumas das formações mais populares por aqui:
- Empregado em gerenciamento de escritório – Kaufmann/-frau für Büromanagement
- Técnico em mecatrônica automotiva – Kraftfahrzeugmechatroniker/-in
- Vendedor – Verkäufer/-in
- Vendedor de varejo – Kaufmann/-frau im Einzelhandel
- Especialista em TI – Fachinformatik/-in
- Assistente de médico – Medizinischer Fachangestellte/-r
- Comerciante Industrial – Industriekaufmann/-frau
O Ausbildung é uma formação profissional na qual, além de aulas teóricas, você também tem as aulas práticas direto na empresa. E é remunerado! Alguns cursos podem durar de 3 a 3,5 anos, e outros podem ser concluídos em apenas 2 anos. Mas lembre-se: é preciso falar o alemão.
É possível vir com um visto para procurar Ausbildung. Algumas empresas que contratam estrangeiros dão apoio para o curso de alemão, e você pode cursar direto na Alemanha até começar sua formação.
PS: A Alemanha está precisando de jovens, principalmente na área de ofício Handwerk. Essa área é muitas vezes menos concorrida, sendo até mais fácil de encontrar emprego ou até se tornar autônomo. Profissões como engenheiro eletrônico, mecânico industrial, encanador, pintor, pedreiro, oculista, cozinheiro e muitas outras.
Então, vocês viram como a Alemanha precisa de profissionais?! Essas foram algumas dicas de como procurar emprego por aqui. Espero que tenham gostado desse artigo, e não se esqueça de deixar um like também. Caso queira saber mais sobre a Alemanha é só me seguir nas minhas redes sociais.
Até breve.
Sou a Khênnia, moro na Alemanha há mais de 20 anos. Trabalhei em diversas áreas de moda, turismo e administração. Por viver há tanto tempo na Alemanha que já considero minha casa e saber dos desafios de imigrar para um novo país, ofereço Consultoria de Realocação para quem está vindo morar na Alemanha ou simplesmente esta buscando mais informações sobre o país. Compartilho aqui tudo sobre a vida na Alemanha. Caso precise de um auxílio, entre em contato comigo. https://linktr.ee/guiamunich.consultoria