Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Meios que são possíveis para vir para a Alemanha

Última atualização do post:

vir para a Alemanha diário de uma expatriada
Bandeira da Alemanha no histórico prédio Reichstag em Berlin - Imagem: Canva

Para quem tem um sonho de um dia vir para a Alemanha é bom saber quais são os meios que existem para morar aqui legalmente. E como já estamos no mês de março, o ideal seria já ir se planejando, pois alguns desses meios, principalmente em relação aos estudos, as matrículas têm que ser feitas bem antes já que o ano letivo na Alemanha começa em setembro.

Cidadania alemã

Esse é o caminho mais fácil principalmente se você tem familiares que são alemães. Portanto, se você é descendente de alemão não perca tempo para dar a entrada na cidadania. Corra atrás de todos os documentos que você precisa para fazer esse processo.

Procure por profissionais que oferecem consultorias e que podem te ajudar (eu conheço um, e posso te indicar). Se você não mora na Alemanha não é possível fazer esse processo vindo apenas como turista, como muitos pensam.

Para fazer esse processo por aqui você precisaria estar morando no país, sem contar que seria bem mais rápido do que fazendo pelo Brasil. Mas se optar por fazer o processo pelo Brasil, quanto mais cedo começar melhor. Aliás, a cidadania alemã pode demorar dois ou três anos se a sua documentação estiver toda em dia.

Passaporte europeu

Outro caminho possível para vir à Alemanha é ter um passaporte europeu – países membros da UE. Essas pessoas podem morar e trabalhar normalmente por aqui. Elas não precisam de visto, podem viajar só com o passaporte/ID. Chegando na Alemanha se registram no país e já podem começam a trabalhar.

Por casamento

Uma outra forma, é casando-se com um alemão! Mas não se engane achando que basta casar para obter rapidamente essa permissão. Pois as autoridades controlam também se o casamento é verdadeiro ou não. Eu já ouvi falar de pessoas que foram monitoradas. Por isso, logo no começo você só recebe um visto temporário, para só depois receber o permanente.

Casando com alguém que não é alemão, mas que já mora no país legalmente e tem condições financeiras, também te permite morar e trabalhar aqui.

Mas caso você não tenha descendência alemã, nem passaporte europeu e muito menos vai se casar, existem alguns vistos que lhe permite morar na Alemanha. Você só precisa procurar o que se encaixa ao seu perfil.

vir para a Alemanha
Casar-se na Alemanha pode ser uma das possibilidades para o visto – Imagem: Canva

Tipos de visto para morar e trabalhar na Alemanha

Visto de estudante

Fazer uma faculdade: com esse visto é possível também trabalhar por algumas horas. Ótimo para ganhar um dinheiro extra e conseguir se manter.

Visto de curso profissionalizante

Além de se especializar em alguma profissão e ser reconhecido na Alemanha, há boas chances de ficar ao final do curso na empresa. Mas atenção, você precisa ter um conhecimento do idioma alemão Nível B1. Além disso, tem que se candidatar a uma vaga nos cursos nas empresas que os oferecem.

Mas o legal desse curso é que além das aulas teóricas você vai as práticas na empresa. Você vai exercitar o que vem aprendendo na teoria e ainda vai ganhar um dinheiro. Esse curso pode durar de dois a três anos. Aliás, esse tipo de visto é cada vez mais procurado e oferecido pelas empresas. Esse visto se chama no alemão: Visum zum Absolvieren einer Berufsausbildung

Visto de voluntário

Para jovens que desejam fazer trabalhos voluntários ou fazer um ano social na Alemanha por uma boa causa. As instituições que sempre procuram por voluntários são Caritas e a Cruz Vermelha, mas também há vários outros sites que trazem informações sobre isso, basta procurar por Freiwilliges Soziales Jahr. Alguns sites: vostel.de e idealist.org.

vir para a Alemanha
Trabalhos voluntários, apoio por uma boa causa na Alemanha – Imagem: Canva

Visto de Au Pair

Esse visto é voltado para jovens (normalmente meninas) que querem morar na Alemanha cuidando de crianças e ao mesmo tempo aprendendo o alemão. Mas o visto só tem validade de um ano. E é para jovens de 18 a 26 anos.

Você pode procurar por uma agência de Au Pair ou conhecer uma família na Alemanha que traga você com esse visto. Há vários sites de agências. Mas pesquise bem, entre em contato com quem já foi ou é Au Pair para saber mais sobre esse trabalho. Afinal, há casos de famílias que acabam não tratando bem as Au Pairs.

Veja mais sobre Au Pair na Alemanha neste site: Au Pair in Deutschland.

Visto para trabalhar como autônomo ou abrir uma empresa

O primeiro pré-requisito para abrir sua própria empresa é que você solicite à missão diplomática competente da Alemanha, em seu país, uma autorização de residência para trabalho autônomo.

Os autônomos, nesse sentido, são geralmente as pessoas que são empreendedoras individuais comercialmente, freelancer ou que são sócias de alguma empresa limitada. No começo o visto é temporário, mas pode se tornar permanente depois de três anos .

Quer saber sobre vistos de trabalho e Cartão Azul? Neste artigo eu falo um pouco mais como eles são: Vistos para vir para a Alemanha.

Uma outra alternativa que existe também para vir na Alemanha e que serve para as pessoas jovens até 30 anos é o programa Working Holiday.

Programa Working Holiday

Esse programa, é elaborado para dar aos jovens de 18 a 30 anos a oportunidade de obter uma visão sobre a cultura e a vida cotidiana do país que vão morar.

Eles permitem estadias de até 12 meses. É possível fazer trabalhos de férias, isso é aceito como uma forma de financiamento extra para complementar sua estadia.

Os cidadãos brasileiros só podem solicitar a autorização de residência exigida nas missões diplomáticas alemãs no Brasil. Já os australianos, israelenses, japoneses e neozelandeses podem solicitar a autorização de residência em qualquer missão diplomática alemã ou na autoridade de imigração alemã responsável, após entrar no país.

Então, se você sonha em morar na Alemanha, mesmo que seja por pouco tempo, esse programa é uma ótima oportunidade. Pois você poderá conhecer um pouco mais sobre a cultura do país.

Um conselho pra você que tem o sonho de morar na Alemanha

Se tem um sonho ou desejo de morar na Alemanha, procure se informar sobre todas as possibilidades de vistos. É melhor vir com o certo do que com o errado. Além disso, se informe bem sobre como é a vida e os costumes do país. Isso ajuda muito na hora de tomar uma decisão. Tome cuidado com pessoas que dizem que é fácil vir pra cá.

Não tente vir como turista achando que vai conseguir ficar no país ou vai conseguir um trabalho. Ao contrário de alguns países da Europa onde as pessoas conseguem ficar, a Alemanha não é assim.

Nenhuma empresa séria vai te contratar com um visto de turista. E se você trabalhar aqui com esse visto, saiba que estará trabalhando ilegalmente e isso vai te prejudicar muito, caso seja pego. Porque aqui, há um grande controle e também você nunca sabe se alguém vai te denunciar.

E mesmo se você encontrar um trabalho, não será fácil mudar seu visto de turista para visto de residente. Só mesmo se a empresa se responsabilizar por tudo o que, muitas vezes, não acontece.

Então, nesse caso, você vai ter que voltar para o Brasil, esperar um pouco e vir com um visto para entrar de novo no país. É possível mudar de visto de turista para residente, mas há algumas regras que não se aplicam a todos.

E aí, já está planejando vir para a Alemanha? E se precisar de uma consultoria de realocação ou simplesmente desejar obter mais informações sobre o país antes de se mudar, venha conversar comigo em uma consultoria para tirar suas dúvidas.

Você pode me encontrar nos meus perfis abaixo nas redes sociais.

Cliquem aqui para mais textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Khennia

Khennia

Sou a Khênnia, moro na Alemanha há mais de 20 anos. Trabalhei em diversas áreas de moda, turismo e administração. Por viver há tanto tempo na Alemanha que já considero minha casa e saber dos desafios de imigrar para um novo país, ofereço Consultoria de Realocação para quem está vindo morar na Alemanha ou simplesmente esta buscando mais informações sobre o país. Compartilho aqui tudo sobre a vida na Alemanha. Caso precise de um auxílio, entre em contato comigo. https://linktr.ee/guiamunich.consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + nove =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.