Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Programas, dicas e curiosidades para o verão na Itália

Última atualização do post:

dicas e curiosidades do verão italiano
Monteroso al mare, belezas na região da Liguria - Imagem: Arquivo Pessoal

No imaginário coletivo existe um certo encanto pelo verão europeu! E as experiências de um turista e de um residente são bem diferentes. Por isso, eu trouxe algumas dicas e curiosidades para o seu verão na Itália. Para começar, a Itália é um país que oferece programas para todos os gostos, então prepare-se.

Por exemplo, visitar a Toscana, a Costa Amalfitana, Le Cinqueterre, os lagos de Como, de Garda, as praias banhadas pelos mares Mediterrâneo e Adriático, além passear pelas ilhas: Sardenha, Sicília, Capri e outras menores.

Tem muita coisa linda e diferente para ver e fazer por aqui. E como já estamos em pleno mês de julho, não podemos perder tempo. Então, vamos logo para dicas e curiosidades para o verão na Itália!

Sobre o uso de ar refrigerado

Os italianos, principalmente os que vivem no Norte do país onde o clima é mais frio durante todo o ano, adoram o verão! Por ali o calor pode ser muito forte – mais de 40 graus, com muita umidade e, pouco ar refrigerado. Exatamente, não é todo lugar que tem aquele ar fresquinho.

Algumas construções são tão antigas que não permitem a instalação dos aparelhos. Além disso, em outros locais, em função do curto período de duração do verão, os proprietários optam por não dispor desse equipamento. Sendo assim, não espere entrar em uma loja só para se refrescar. Dentro dos estabelecimentos comerciais pode estar quase tão quente quanto do lado de fora!

dicas e curiosidades do verão italiano
É tempo de jantar ao ar livre, e de sobremesa, sorvete – Imagem: Arquivo Pessoal

É o período ideal para jantar na praça, sotto le stelle (debaixo das estrelas), saborear sorvetes e se refrescar como for possível. Na minha cidade não tem praia, mas sou sócia de um clube que tem uma piscina muito gostosa e, nos fins de semana posso fazer caminhadas, trilhas na montanha ou ir à praia em lugares próximos.

Praias com faixa de areia equipada

As praias por aqui têm uma estrutura muito diferente das praias no Brasil pois, além de terem cadeiras com guarda-sol, dispostos de maneira organizada, também têm restaurante, banheiros e cabines privadas para tomar banho e trocar de roupa. Contamos também com área exclusiva para as crianças brincarem, muitas quadras e, o mais importante: acessível a todos.

A faixa da areia é equipada, mas não é gratuita. Por exemplo, eu compro o acesso diário pois vou poucas vezes ao ano. Mas é possível comprar para uso semanal, mensal, trimestral, além do que muitos hotéis oferecem esse serviço para hóspedes.

Leia esta matéria, onde você vai encontrar alguns hábitos dos italianos no verão! Saiba também, como é o verão na paradisíaca Croácia.

Verão é sinônimo de férias escolares

Verão é sinônimo de férias escolares no mundo inteiro – no hemisfério sul de dezembro a janeiro, no hemisfério norte de julho a agosto. Na Italia as férias duram três longos meses – de junho a setembro. Contudo, as famílias precisam encontrar um jeito de se organizarem nesse período. Talvez por uma questão financeira e/ou cultural, não vemos muitas pessoas que se ofereçam para trabalhar como “babás”.

Algumas crianças vão para a casa dos avós, outras frequentam as colônias de férias, de todos os tipos e para todos os bolsos. Uma ótima experiência para desenvolver a autonomia dos pequenos.

Meu filho participou pela primeira vez! Ficou fora de casa por uma semana aos 10 anos, mas meus amigos estavam acostumados a esse tipo de aventura desde que os filhos tinham seis ou sete anos. E por mais que tenha uma equipe dando o suporte, as crianças são responsáveis pela sua higiene e pelos seus pertences. Uma curiosidade é que tudo o que coube na mala na ida, precisa caber na volta.

Outra dica é que as igrejas católicas dos vários bairros organizam eventos (GREST = GRUppo ESTate = grupo verão) como colônias de férias no Brasil, ou seja, das 9h às 17h, com preços bastante acessíveis. O GREST tem a duração de uma ou duas semanas e os animadores costumam ser adolescentes na faixa dos 15 aos 18 anos que, junto com a equipe da paróquia, preparam as atividades, como por exemplo teatro, jogos, gincana etc.

Todas as crianças, independente da religião, da família e do bairro em que moram, podem participar dessas atividades.  

Agosto é o mês de férias para os italianos

Quem estiver pensando em vir para a Itália neste período, saiba que dia 15 é FERRAGOSTO, um feriado muito importante. Esta é uma tradição da Roma antiga que marcava o início das férias depois de muito trabalho no campo e, apesar das férias escolares estarem já quase acabando, a tradição foi mantida. Sendo assim, muitas famílias viajam e os negócios fecham.

São organizados eventos que parecem as festas de réveillon no Rio de Janeiro, com queima de fogos de artifício, shows nas praias, etc. As cidades que não são pontos turísticos, ficam desertas enquanto outras – aquelas de praia, lago ou nas montanhas – podem ficar superlotadas.

As famílias que podem escolher a data das suas férias costumam evitar o mês de agosto, já considerado período de “altíssima temporada”.

Muitas empresas fecham durante algumas semanas do mês de agosto, inclusive nas grandes cidades, como Roma e Milão.  Eu moro em Padova, cidade universitária, e os estudantes “fuori sede” – aqueles que vieram de outras cidades ou países – costumam voltar para suas casas. Acontece que Padova é uma cidade cultural, considerada o oitavo patrimônio da UNESCO e, portanto, a área central permanece aberta. Já os serviços para os residentes – salão de cabeleireiro, consultórios médicos, papelarias e comércio na área residencial ficam fechados nesse período. Vocês sabiam?

dicas e curiosidades para o verão na Itália
Arena Verona (2014) um excelente programa para o Verão – Imagem: Arquivo Pessoal

Mais uma dica para o verão na Itália

O verão italiano é cheio de festivais, seja de música, de cinema ou de teatro, e eu sou muito fã dos concertos de verão. No ano passado estive em uma cidade murada com cerca de 16 mil habitantes na Província de Vicenza, para a 8ª edição do Marostica Summer Festival. Fui assistir ao show de um cantor italiano que eu adoro. E, se você acha que são shows pequenos e pouco importantes, não se engane! No que eu fui tinha cerca de 3 mil pessoas. Para se ter noção, Andrea Bocelli também participou daquela edição!

Em 2014, estávamos de férias por aqui e fomos ao show na arena de Verona. Foi super emocionante!

O que você mais gosta de fazer no verão?

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Carla Bottino

Carla Bottino

Olá! Sou Carla Bottino, psicóloga, terapeuta de família e muito curiosa. Sempre gostei de ler sobre a cultura e em especial, sobre os hábitos, costumes e desafios de quem vive em outros países. Sou carioca, de descendência italiana e em 2017 embarquei para uma aventura ( que deveria ser de 8 meses) do outro lado do Oceano Atlântico, em Pádua na Italia. Sou mãe de filhos grandes – Mariana de 19 e Joao de 14 anos e nas minhas redes sociais conto sobre a vida nova no velho continente e trago algumas das minhas reflexões sobre os processos de mudança e adaptação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − um =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.