Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Tempos de ansiedade

Última atualização do post:

Ansiedade Covid

Fato é que a ansiedade é e sempre foi algo inerente ao ser humano. Todo e qualquer indivíduo do planeta tem ansiedade. Porém, em um nível adequado, ela é benéfica, já que atua na prevenção de problemas, nos gera foco e atenção, geralmente associada a eventos importantes prestes a acontecer. Se você for fazer uma entrevista de emprego, por exemplo, é natural e bom que sinta uma certa ansiedade, mas que não te domine ou paralise.

Mas o que é afinal a ansiedade? Explicando de forma bem simples, é um excesso de futuro! É não viver no momento presente já pensando no que virá. Você está na segunda feira já pensando na quarta feira! Dessa forma, sua segunda feira não será vivenciada direito por excesso de pensamento futuro. Já que o futuro não é algo controlável, que não saberemos como irá ocorrer, que podem existir imprevistos que nos tiram do planejado, sua ansiedade tende a subir em grau nada agradável.

Ansiedade e momento atual

Ansiedade Diario de uma expatriada
O mundo externo afeta nosso mundo interno – Acervo pixabay.com

Nos tempos atuais, com excesso de informações, demanda exaustiva de trabalho, pandemia, quarentena, mudanças e oscilações de vida mais frequentes, passamos a perceber cada vez mais pessoas com sintomas de ansiedade. Sim! a pandemia piorou o quadro, mas também ajudou a fazer as pessoas procurarem mais ajuda profissional, o que é muito bom! Com a rotina diária restrita, as pessoas sentiram mais necessidade de falar sobre seus sentimentos como uma válvula de escape de todo esse cenário.

Uma coisa é certa! Toda e qualquer crise, que altera nossa vida, nosso cotidiano, seja em que âmbito for, nos força a nos movimentar e a sair da zona de conforto. Pode acarretar estresse, problemas psicológicos, físicos, emocionais, mas que, a pessoa querendo sair e não internalizando papel de vítima, se desenvolve, cresce e aumenta competências importantes para a vida. Por isso vale ler o artigo sobre resiliência.

Leiam o artigo: Como ser resiliente

Infelizmente, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com quase 10% da população apresentando transtorno de ansiedade. Para vocês entenderem melhor quando a ansiedade passa da sensação natural para excesso, vou explicar um pouco sobre os tipos mais frequentes. Mas também vale ressaltar que não importa qual tipo for, existe tratamento e é possível melhorar, e muito, a qualidade de vida de um paciente ansioso.

Transtornos de ansiedade

Quando o nível passa a ser elevado, a ansiedade pode ser encontrada em vários tipos de transtornos, como por exemplo o transtorno de pânico, transtorno compulsivo obsessivo (TOC), transtornos alimentares, fobia social, etc. Mas um deles, o transtorno de ansiedade generalizada é o mais encontrado hoje em dia e é sobre ele que vou escrever na tentativa de ajuda-los a diferenciar uma ansiedade comum de um transtorno. Para mais um pouquinho de explicação sobre os tipos, tem uma entrevista que dei nesse link: “transtornos causados pela ansiedade conheça cada tipo”

Como falei no início do artigo, a ansiedade saudável é aquela que é focada em um evento ou situação especifica. Nesse caso teremos um momento de pico, geralmente próximo de ocorrer a situação em questão. Mesmo nos outros transtornos dentro do espectro da ansiedade, mencionados no parágrafo anterior, a ansiedade tem um aspecto específico, como medo, trauma, obsessão.

No TAG (transtorno de ansiedade generalizada) o indivíduo apresenta pensamentos sistemáticos, persistentes e intrusivos. Não importa sobre o que, tudo é motivo para ficar martelando na cabeça e gerando altos níveis de ansiedade, com sintomas físicos e exaustão. A pessoa não consegue mais pensar e ser produtiva, se achando, muitas vezes, incapaz de resolver as situações rotineiras do cotidiano.

É uma busca incessante de controle e, na tentativa de prever o que pode acontecer, a pessoa não tem paz. A quantidade de “se” isso ou aquilo na cabeça de um ansioso generalizado é imensa e o direciona aos intensos e incessantes pensamentos! Então minha gente, atuem com prioridades no dia a dia, anote suas tarefas a cumprir, respire, viva o presente e seja capaz de pedir ajuda! Não é vergonha nenhuma! A vida pode e deve ser bem mais leve que isso.

Leim também outros artigos da autora aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Renata Castro

Renata Castro

Psicóloga clínica, especializada em Terapia Cognitiva Comportamental, carioca, mãe de 2 amores de 4 patas. Deixei meu consultório no Rio de Janeiro e vim morar na Capital da Croácia, Zagreb. Hoje atuo com atendimentos online.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.