Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trabalhando remotamente durante a pandemia

Última atualização do post:

Home office

Como navegar na transição para o trabalho remoto, aumentando a produtividade e bem-estar?

Cada dia mais e mais empresas estão pedindo que os seus funcionários sigam trabalhando remotamente durante a pandemia do COVID-19. Com isso, o trabalho remoto vem aumentando como forma de praticar o distanciamento social.

Adotar o trabalho remoto e a colaboração virtual tem sido uma das coisas mais impactantes que os empregadores podem fazer hoje para lidar com a crescente complexidade da atual saúde pública e crise econômica.

Aprendendo a moldar o futuro do trabalho

Líderes estão tirando o máximo proveito do trabalho remoto. Contudo, é possível que as mudanças mais importantes ocorram no nível individual. O isolamento do trabalho remoto requer o comprometimento de indivíduos em todos os níveis da organização. E muita motivação.

Aqui vão algumas idéias de como nós, mulheres expatriadas, podemos gerenciar o impacto do COVID-19 e aprender juntas a moldar o futuro do trabalho como uma forma de readaptação sócio-profissional.

Aprendendo moldar o futuro do trabalho. Photo by: Unsplash

Readaptação sócio-profissional

Muitos de nós fomos obrigados a nos readaptar às novas mudanças sócio-profissionais. E com isso, seguir trabalhando remotamente durante a pandemia. Mas, se você já está acostumado a trabalhar em home office, talvez a grande diferença agora seja o seu novo modelo de dia-a-dia.

Dessa forma, é importante que você crie hábitos. Ajuste-os às suas necessidades e à sua realidade. Mas lembre-se, eles não precisam ser muito rígidos, pois você está experimentando um novo modelo de rotina.

Criando uma rotina

Acorde no seu horário regular, vista-se e faça bom uso do tempo que você perderia para ir para o trabalho. Use esse tempo e faça algo por si mesma. Talvez seja o momento ideal para meditar, ler ou curtir seu café da manhã, que geralmente não é uma prioridade. Outras dicas, no meu artigo anterior.

Crie uma lista de tarefas diárias e use a inteligência visual em seu favor. Pois, aquilo que a gente vê, aquilo que está ilustrado nos ajuda a absorver melhor aquele conhecimento e reforçar as informações.

Assim, planeje em um quadro, em uma folha de papel, ou em um planner, as atividades do seu dia separando por blocos – manhã, tarde e noite. Assim, aliando aí as tarefas da casa, as tarefas do seu trabalho, ou seus estudos.

Tente dividir isso de forma harmônica, lembrando que você precisa de um tempo para não fazer nada, de um tempo para ver tv e se informar sobre o que está acontecendo no mundo, ou aprender alguma coisa nova.

Reserve um horário para o almoço e pausas para um café. Crie limites entre o tempo de trabalho e o tempo pessoal. Entretanto, saiba quando é hora de parar!

Gerenciando seu espaço

Verifique se você possui um espaço de trabalho apropriado e confortável. Você irá passar grande parte do seu dia lá. Então, evite distrações para manter o foco e aumentar sua produtividade.


Se não tiver um escritório, procure um canto da casa e organize seu espaço de trabalho ali. Certifique-se que você tenha acesso à luz natural, inclua obras de arte e algum verde ou plantas, que trazem sensação de leveza e bem-estar.

Home office. Photo by Unsplash.

Tempo para ficar sozinha

Também é importante que você reserve um tempo onde você consiga ficar sozinha em casa. Talvez essa seja sua maior angústia durante o isolamento.

Antes, todos tinham algum momento para si, nem que fosse alguns minutos ao longo do dia, quer indo para o trabalho, alguma atividade ou mesmo uma ida ao supermercado.

Portanto, combine com a sua família e usufrua dos seus momentos sozinha. Se você mora em uma casa com jardim ou quintal, vocês podem estabelecer algum lugar onde você possa ficar ali sozinha por algum tempo.

Se não for o seu caso, procure mudar de ambiente. Vá de um quarto para a sala, ou mesmo uma sacada. O importante é ter a sensação de criar seu espaço sozinha e usá-lo para desconectar e relaxar, ouvir uma música ou ler um livro ao logo do dia. O silêncio é regenerador.

De olho no estresse

E por último, é muito importante que você fique de olho no que está acontecendo com as suas emoções. Com todas as dicas e sugestões incríveis que podem te ajudar, lembre-se que estamos vivenciando um momento totalmente atípico e novo na história da humanidade.

Afinal, é normal sentir medo, ansiedade ou estresse em um crise como essa. Mas monitore os seus sentimentos, faça reflexões diárias e estabeleça alguma forma de checar seus níveis de estresse para evitar a depressão.

Permaneça conectado online com seus familiares e amigos, cuide do seu corpo e mente e não se esqueça de pedir ajuda se precisar. Vamos ter nossos altos e baixos, mas juntos aprenderemos a passar melhor por esse momento e encontrar recursos para seguir trabalhando remotamente durante a pandemia.

E, mesmo se esforçando para manter a rotina, produtividade ou estudos, sabemos que são esforços imensos, apoiados por muitas áreas, que a gente faz tendo ciência de que elas ainda não são o suficiente para os trazer a tranquilidade que achávamos que tínhamos antes disso tudo.

No futuro vamos precisar reconstruir, criar uma nova normalidade e com certeza nos lembrar muito dos aprendizados que estamos adquirindo para esse futuro.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Adriana Meyer

Adriana Meyer

Adriana Meyer é consultora em Psicologia Empresarial e Coaching Executivo. Mestrado em Ciências Sociais - MSc in Business Psychology - pela Universidade Heriot-Watt (Dubai). Trabalhou em diversos setores para organizações públicas e privadas. Contribuiu com projetos sociais para a comunidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Sua jornada como expatriada a levou a criar um programa de "Coaching para mulheres expatriadas", ajudando nesse processo de mudança pessoal e emocional. Email: [email protected] Twitter: AdrianaMeyer11 LinkedIn: Adriana Meyer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezoito =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.