Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Trabalho voluntário nos Emirados Árabes

Última atualização do post:

trabalho voluntário
Al Marmoom - arquivo pessoal

Foi numa manhã de domingo que recebo uma ligação; era meu filho na escola. De antemão, lembro que nos Emirados Árabes a semana começa no domingo e o fim de semana é sexta e sábado.

— Mãe, minha professora recomendou um trabalho voluntário na qual ganharei pontos para a universidade. Você sabe que estou no último ano de “A levels” e ano que vem irei estudar na Europa. Minha amiga está aqui comigo e queríamos te pedir para nos levar ao lugar indicado pela escola.

Prontamente aceitei o pedido, e logo em seguida, após pegá-lo na escola, já estávamos partindo em direção ao deserto. O trajeto até o local durou aproximadamente 40 minutos de carro e finalmente estávamos lá. Chegamos!

Na porta de entrada, já me deparo com uma foto que me deixou encantada -“Al Marmoom initiative“. Após percorrer mais alguns minutos de estrada de terra, passar por animais soltos que atravessavam a estrada na nossa frente, finalmente avistamos o estacionamento. Paramos o carro em uma vaga semicoberta e logo em seguida, uma moça de cabelos loiros, alta e magra veio nos receber. Ela, muito simpática, levou as crianças e já foi dando as instruções. “Está vendo aquelas plantas? Limpe as ervas daninhas que estão virando uma praga em nosso jardim”, disse ela.

trabalho voluntário nos Emirados Árabes
Al Marmoom Initiative – arquivo pessoal

Trabalho voluntário por uma boa causa

A Iniciativa Al Marmoom é uma organização sem fins lucrativos com o intuito de atender às crianças com mais de cincos anos de idade e adultos com necessidades especiais. “Acreditamos que todos podem ter diferentes pontos fortes e habilidades que nem sempre são atendidas em ambientes convencionais. Da mesma forma, acreditamos firmemente que sessões práticas relacionadas a animais podem ajudar a desenvolver alunos com necessidades especiais de muitas maneiras. Além disso, com nosso conhecimento e experiência, pretendemos oferecer aos alunos um ambiente seguro, educacional, enriquecedor e divertido.”

Nesta escola os alunos aprendem a montar, dirigir e trabalhar com cavalos. Através destas habilidades, ao longo do curso, consegue-se ver uma melhora significativa. Melhora no equilíbrio, aumento da força muscular, juntamente com a interação com os cavalos, manejo estável e acima de tudo o aumento de sua confiança e independência. Além disso, as aulas são inteiramente gratuitas.

trabalho voluntário nos Emirados Árabes
Clube equestre – arquivo pessoal

Como o projeto começou?

A escola foi fundada em 2014 por Yahya Yusuf. Um cidadão do Bahrein que trabalha no gerenciamento das propriedades do emir. Atualmente, Yahya tem um filho de 26 anos que nasceu com necessidades especiais. Durante a sua infância, o pai observou como o menino evoluia através do contato com os cavalos, foi então que o centro foi criado para que outras crianças também pudessem ter acesso a mesma terapia. Aliás isso foi um grandioso ato de generosidade em homenagem ao seu filho.

A equiterapia é um tipo de terapia com cavalos que serve para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo. Notavelmente, consegue-se ver uma grande melhora mental e motora com o tratamento. A equiterapia é uma ótima opção terapêutica principalmente para crianças com necessidades especiais, pois os exercícios realizados no cavalo altera a resposta do sistema nervoso central e permite melhora na postura e na percepção do movimento.

Fazendo amizades

Todos os cavalos são carinhosos, além disso requerem muita atenção. O cavalo favorito de Felipe se chama Ajeeb.

“Ele só quer carinho. Se eu paro de tocar nele, imediatamente ele coloca sua cabeça em minha barriga. Mas também há dois pôneis que eu gosto muito, o Zoro e a Chester. O Zoro é bem calminho e velhinho, por outro lado o Chester é um espoleta. Por vezes penso que ele quer ser mais esperto que uma pessoa”, conta.

Como ajudar?

Qualquer pessoa que tenha mais de 15 anos pode ajudar a organização. Além disso, não há necessidade da pessoa ter tido alguma experiência anterior. Acima de tudo, o que se faz mais necessário é que o voluntário se comprometa, traga consigo sempre um sorriso no rosto e acredite que seu trabalho é muito valioso para muitas crianças.

“Eu sinto que apesar de estar ajudando muitas crianças, eu saio de lá mais feliz. O lugar tem algo que me faz sentir bem, pois vejo o cuidado com os cavalos e além disso, estar com os cavalos me tira o stress, o cansaço e a tensão do dia a dia. Ultimamente, os adolescentes ficam muito em casa e não sabem o que acontecem no mundo. Fazer um trabalho como esse, me faz sentir uma pessoa melhor pois tenho um propósito”, disse meu filho Felipe Degow.

A escola abre no período de outubro ao final de maio. Durante este período, existe muito trabalho a se fazer. Alguns exemplos vão desde limpar o estábulo, ajudar as crianças com necessidades, até passear com os cavalos e alimentá-los.

Espero que tenham gostado de conhecer mais do trabalho da Iniciativa Al Marmoom. Caso conheça alguém que gostaria de fazer um trabalho voluntário nos Emirados Árabes, compartilhe esse artigo. Qualquer dúvida, só deixar um comentário.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Fernanda Degow

Fernanda Degow

Fernanda Pickhardt Degow. Casada, mãe de dois filhos, formada em administração e montanhista por paixão. Desde 2005 resido em Dubai, nos Emirados Árabes. Após ter trabalhado como freelancer com algumas empresas brasileiras, resolvi me desafiar praticando montanhismo e triatlon em uma busca por autoconhecimento e autorrealização. O esporte me transformou. “Be Strong, you never know who you are inspiring”

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seven + 7 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.