O tuk tuk na Índia é um carro de três rodas que foi inventado no Japão. Como o Japão era um país recentemente industrializado e queriam influenciar outros países a usarem carros, enviou vários carros de três rodas a outros países do sudeste asiático, esse fato ocorreu na década de 30.
A partir do contexto acima citado, vemos a influência do veículo de 3 rodas utilizados no sudeste asiático, que também influenciou a Índia a utilizar. Mas, de fato começaram a utilizar recentemente, tanto que a frota de tuk tuk da Índia tornou-se uma das maiores do mundo.
Meio de transporte indiano
Esse “carrinho” é utilizado como um transporte normal (um táxi) na Índia. É igual como andar de ônibus, pois tem alguns compartilhamentos. Mas, também pode ser utilizado como táxi. Nesse caso você faz um acordo com o motorista, o quanto irá pagar pelo transporte.
O tuk tuk é meio de transporte mais popular na Índia. Muitas vezes as pessoas preferem se deslocar de tuk tuk do que de ônibus, ou por ter acesso aos locais dos quais o ônibus ou mesmo taxi não podem se deslocar.
O valor da passagem de um tuk tuk não é tão acessível quanto do ônibus, mas torna-se muitas vezes eficiente no deslocamento.
Quantas pessoas transportam
É um veículo que comporta até 7 pessoas adultas, 3 pessoas no banco de trás e 4 pessoas na frente. Mas, as pessoas que ficam na frente tem que se equilibrar e estar acostumada a usar esse meio de transporte. Pois não tem cinto de segurança, e não tem porta.
Andar num tuk tuk, é diferente na primeira vez, mas com o tempo você se acostuma, pois será um transporte muito usado no seu dia-a-dia.
O que fez popularizar o tuk tuk foi, o preço acessível para a compra do automóvel e a facilidade de dirigir esse veículo de 3 rodas. Não chega a alta velocidade, mas é eficiente no transporte de muitas mercadorias também.
Como você se sente no tuk tuk
Normalmente, há lugares em que ficam estacionados os tuk tuks esperando pelo clientes. Aí você entra, provalvemente há outras pessoas, esperam mais um pouco até completer os 6 passageiros (3 no banco da frente, que ainda conta 4 com o motorista na frente, e 3 no banco de trás).
Quando começar a viagem pode ser que você se sinta desconfortável, por ser pequeno ou depende da estação do ano que você visitará a Índia, você sentirá muito calor ou frio.
Se for no período de calor, sentirá falta de ar, se você estiver entre os passageiros. Outro problema, é o período de chuva, muitas vezes nesse período a sua roupa pode ficar ensopada, por não ter uma lona eficiente que cubra no carro para os passageiros.
Mas, quem vem a Índia tem que usar esse meio de transporte uma vez na vida, apesar de parecer um pouco estranho a nós brasileiros.
Por que ficou popular na Índia
Devido a grande facilidade de se locomover no trânsito, você pode pedir para descer aonde quiser, e o custo do transporte é bem mais barato do que usar táxi. Sempre usado pela população e quando vamos ao ponto de estacionamento do tuk tuk vemos filas longas cheia de gente esperando para usá -lo.
Acidentes com tuk tuk
Por mais que esse transporte se mostre perigoso e o trânsito indiano pareça uma loucura, não escutamos falar em muitos acidentes de trânsito com esse veículo, mas infelizmente acontece.
Devido a esse trânsito desenfreado, vemos casos como uma senhora que sofreu acidente, sendo puxada pela “dupatta” (cachecol) pelo tuk tuk, e o motorista na pressa a puxou e sofreu o acidente, infelizmente veio a falecer.
Ao usarmos esse tipo de veículo o ideal é se certificar se está realmente tudo certo e não esquecer nada dentro do veículo. Pois a Índia possui a maior frota de tuk tuk no mundo, e ficará difícl encontrar o objeto esquecido.
Motoristas do tuk tuk
A maioria dos motoristas são jovens que pilotam o tuk tuk, pois muitos veem como caminho mais fácil de trabalhar e como meio de sobrevivência. Normalmente, são jovens que não possuen muita escolaridade ou não teve oportunidade de trabalhar em outro ramo.
O tuk tuk e a pandemia
Quando veio a pandemia em março de 2020 na Índia, os motoristas tiveram que parar de trabalhar. Com isso trouxe uma grande população de desempregados. E muitas familias que dependiam desses motoristas tiveram que se arranjarem em outro ramo, como por exemplo vender legumes e verduras, ou vender pão e bolos, em muitas outras atividades possíveis durante a pandemia para a sobrevivência. Não apenas aos motoristas, mas familias inteiras.
No ano de 2021, os motoristas de tuk tuk não foram impedidos de trabalhar como no começo da pandemia, mas muitos ainda sofrem devido as perdas durante a pandemia.
Para mais textos da autora, cliquem aqui
Formada em História e em Arqueologia “lato sensu”. Foi professora no Brasil e agora vive na Índia. Adora viajar, escrever e comer. Todo momento aprende alguma coisa nova nessa nova jornada.
Uma resposta