Um momento histórico da relação diplomática de aliança entre dois povos. Os Emirados Árabes e Israel firmaram um acordo de normalização econômica e comercial. Primeiramente, com a intermediação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a notícia gerou muitas críticas, além de muitos questionamentos. Os Emirados Árabes Unidos também são a terceira nação árabe a chegar a tal acordo com Israel, depois da Jordânia e do Egito.
Para os Emirados, este é apenas o começo de um longo processo de negociações entre os israelenses e americanos. Provavelmente, haverão muitos outros mais por vir. Contudo, se Israel quer paz, o assunto é mais complexo e deve ser diretamente relacionado com as questões da Palestina.
Neste momento, rumores apontam que brevemente teremos o primeiro voo histórico de Dubai para Tel Aviv.
Aliança em terreno minado
Enquanto que os palestinos rejeitam qualquer tipo de aliança com Israel, dizendo que este acordo não traria nenhum benefício para eles, existem outras partes que defendem o acordo.
O ministro de Estado das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Anwar Gargash, diz que a decisão do príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al Nayan, de normalizar os laços com Israel refletiu “um realismo extremamente necessário”. Vários países receberam a notícia como um ato de pacificação, acordos bilaterais sobre investimentos, turismo, voos diretos, segurança, estabelecimento de embaixadas, entre outros.
Os Emirados Árabes
O país é formado por sete Emirados, Abu Dhabi, Dubai, Ajman, Fujairah, Ras al-Khaimah, Sharjah e Umm al-Quawain. A língua oficial é o árabe, porém, por ter uma grande população de expatriados, o inglês é o idioma mais utilizado. A capital Abu Dhabi é o grande centro de atividades políticas, econômicas e culturais.
Inesperadamente, o ano de 2020 tem sido de grandes privações para a vida de muitas pessoas. Ainda assim, apesar da crise que acontece mundialmente, este ano foi muito marcante para os Emirados Árabes, como um “Ano de Tolerância”.
Ano de tolerância
Os 50 anos do dia Nacional dos Emirados Árabes se aproxima. Como um momento histórico, o estado anunciou um comprometimento com valores nobres de tolerância e coexistência pacífica perante a sociedade. Além disso, a “tolerância” nos Emirados também enfatiza a importância de espalhar conhecimento entre a comunidade, viver em paz com os outros, respeitando suas crenças e culturas.
Antes de tudo, entender que o pluralismo e diversidade são importantes para o desenvolvimento de uma nação. Sendo uma forte expressão do desejo da liderança e do povo, para proporcionar liberdade e vida decente a todos os residentes”.
Viver nos Emirados Árabes é assim. Temos acesso a qualquer lugar! Encontramos ínumeros templos religiosos, praias públicas, restaurantes, bares, assim como uma infinidade de atrações e atividades culturais.
A liberdade anda ao lado do respeito.
Para mais textos da autora, clique aqui
Fernanda Pickhardt Degow. Casada, mãe de dois filhos, formada em administração e montanhista por paixão. Desde 2005 resido em Dubai, nos Emirados Árabes. Após ter trabalhado como freelancer com algumas empresas brasileiras, resolvi me desafiar praticando montanhismo e triatlon em uma busca por autoconhecimento e autorrealização. O esporte me transformou. “Be Strong, you never know who you are inspiring”