Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Verão na Croácia em meio a pandemia

Última atualização do post:

Verão na Croácia

Que esse ano de 2020, vai ficar marcado por grandes mudanças na vida de todos nós, não nos restam dúvidas. Na pandemia tem sido realmente complicado para muitos que trabalham na área de saúde: mães, pais, professores, famílias em geral, seja aqui na Croácia ou no Brasil.

Tivemos que nos readaptar e, ver a vida por outro ângulo, dando um maior valor e importância a coisas que, inicialmente, achávamos banais, como lavar as mãos, hábitos de higiene e distanciamento social. E agora, em pleno verão croata e de tantos outros países da Europa e América, como fica a situação?

Hoje, dia 17 de julho, dia em que escrevo esse artigo, vou relatar o que vem acontecendo e as medidas tomadas pelo governo do país, para tentar manter a pandemia do coronavírus sob controle. Se algo mudou após essa data, veremos mais à frente.

Abertura das fronteiras

Desde o início de julho, quando começa pra valer a temporada de verão aqui na Croácia, algumas fronteiras terrestres foram abertas, já que os casos se encontravam bem baixos, em torno de cinco por dia. Sendo assim, o governo achou ok abrir as fronteiras com os países vizinhos como Montenegro, Bósnia, Eslovênia e Sérvia.

E por que tão cedo? Bem, sabemos que a Croácia, principalmente o litoral, é um país que depende do turismo para mover sua economia. Por sorte (se assim podemos dizer) a pandemia nos atingiu durante o inverno, ou seja, o prejuízo financeira (para muitos) foram menores.

E com o verão se aproximando, começou a crescer uma pressão por conta das autoridades que gerem o governo, e estabelecimentos locais voltados ao turismo, para que as coisas pudessem abrir de verdade. Só que ninguém esperava que fosse ser algo tão repentino, e o que aconteceu? Surgiu uma nova onda da pandemia na Bósnia e Sérvia, e os casos voltaram a crescer por aqui, dominantemente na capital, Zagreb.

Falta de controle nas fronteiras

O que aconteceu também, foi um aumento de casos de imigrantes e pessoas que saíram desses países para vir pra Croácia, ou seja, fazendo com que a circulação de pessoas infectadas fosse grande. E as fronteiras não estavam conseguindo testar toda a população que entrava,.

Arquivo pessoal. Split

Com isso, hoje já se tem notícias de mais de 3.500 pessoas infectadas no país, algo que nunca ocorreu em quase 4 meses de pandemia, onde as fronteiras estavam fechadas.

Muitos, assim como eu, acham que tudo se deu muito rápido e que sim, poderíamos ter o comércio voltando, os restaurantes e bares funcionando normalmente, mas sem de fato haver a necessidade de abrir pra turistas que vêm de fora.

Foi, a meu ver, um gesto bastante precipitado e até imprudente. Muitos turistas nas praias e próximos uns dos outros, pessoas entrando nos mercados sem máscaras (o que agora virou obrigatoriedade mais uma vez).

O país estava realmente indo super bem no que diz respeito ao cuidado. A população respeitando bastante e, de uma hora pra outra, resolveram que abrir as fronteiras não prejudicaria ou não traria nenhum tipo de transtorno ao pais.

O que esperar das próximas semanas

Há pelo menos 500 mil turistas hoje na Croácia, dentre croatas e estrangeiros. Ou seja, a tendência é que esse número aumente cada vez mais, e tambem por conta das férias escolares. Se as fronteiras continuarem abertas, mais e mais famílias vão viajar aqui pro litoral.

O que nós de fato esperamos é que as autoridades possam ter um maior controle, sobre quem entra e quem sai no país. Muitos estao sendo colocados em isolamento, mas ainda assim não está sendo suficiente para conter o aumento dos casos diários.

Claro que, com o verão aqui no país, a situação acaba em certos momentos ficando descontrolada, já que é a estação mais esperada por todos.

Para mais textos da autora, clique aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Debora

Debora

Sou Debora, carioca de Niterói e moro na Croácia. Trabalho como produtora de conteúdo e redatora em redes sociais, sites e blogs. Sou também professora de línguas (inglês e português para estrangeiros) e tradutora EN-PT). Antes dessa mudança total em minha vida de expatriada, trabalhei como professora de inglês em diversas escolas de línguas no Brasil e também em empresas com a Petrobras e Vale do Rio Doce. Fui recepcionista bilíngue em eventos voltados a plataformas de petróleo e gás. Viajei o mundo e conheci os 5 continentes e mais de 60 países, a bordo de navios de cruzeiro da empresa Royal Caribbean, onde era recreadora infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.