Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Expatriada pós coronavírus: desafios ou oportunidades?

Última atualização do post:

Vida de expatriada pós coronavírus

Durante esse período em que o mundo passou por tantas mudanças, incluindo um lockdown, todos tivemos que nos adaptar à nova realidade, aprendendo um pouco mais sobre a vida de expatriada pós coronavírus. Desafios ou oportunidades?

Vida de expatriada por si so já é um turbilhão de emoções. Eu conheço bem esse mix de sentimentos. Eu estive lá também. Com a recente crise mundial, causada pela pandemia, várias expatriadas estão passando por grandes mudanças de vida, sendo forçadas a buscar novas alternativas e recursos. 

A voz interna e o medo

Nesse contexto, vivemos um dia após o outro, lutando contra incertezas, desafiando os próprios medos e dificuldades. E, mesmo quando há uma mudança positiva no horizonte e novas oportunidades, aquela pequena voz interna, entra em ação questionando o que estamos fazendo, duvidando se funcionará.

Acontece que, não importa o quão confiante você esteja, o elemento medo poderá estar presente na decisão a ser tomada. Precisamos nomeá-lo para que possamos seguir adiante.

Um bom exemplo disso pode ser notado em frases que incorporamos ao nosso vocabulário diário: “eu não sou boa o bastante”, “eu tenho medo que isso não aconteça”,” estou perdida”, “eu estou esperando que…” , fazendo a situação parecer pior do que é.

Mas, o que essas frases têm em comum? Todas elas são sobre uma só pessoa “eu”! Portanto, se você se identificou ou se pegou falando alguma delas recentemente, pode ser um bom motivo para tentar descobrir o porquê desse medo. 

Quando começamos a acreditar nessa voz interna, podemos sentir ansiedade ou desconfiança, nos fechando às oportunidades ou mesmo nos colocando em atitude defensiva. Se nos determos nestes sentimentos não conseguiremos ir atrás do que queremos. Mais preocupante ainda, se esses medos não forem controlados, podemos começar a aceitá-los como verdadeiros.

Medo. Desafios ou oportunidades? Photo by Unsplash

Às vezes, a única maneira de superar o seu medo é reconhecê-lo, nomeá-lo e, em seguida, comprometer-se com o que for necessário para vencê-lo.

Superando o medo

Logo, aqui estão alguns passos simples que usamos no coaching para ajudá-la a enfrentar as dificuldades, que possivelmente encontrará ao longo do caminho para superar o obstáculo do medo.

1. Reconheça essa voz como medo e não como verdade.

O primeiro passo para superar o medo é aceitar que ele existe e faz parte da jornada. Um ótimo exercício para ajudá-la a nomear seus medos é listá-los como se pertencessem a uma terceira pessoa.

Dando um nome ao seu medo, você retira o poder dele e passa a reconhecê-lo mais facilmente. Dessa forma, você começará a se sentir um pouco mais confortável, percebendo quando nossas crenças agem como sabotadores.

2. O que esse medo pode me ensinar?

É muito raro termos medo das coisas que não são lógicas. Quando temos medo, geralmente somos motivados pelo desejo de nossa mente de nos proteger. Para deixar de lado esse medo precisamos descobrir o que ele está tentando nos ensinar primeiro.

Muitas vezes, o medo surge quando não reconhecemos a emoção por trás dele. Um exemplo disso é quando perdemos algo importante para nós – como alguém querido ou um trabalho. Por isso é importante identificar esse sentimento do luto. Isso ajuda a lidar com o medo da perda.  

3. O que eu faço agora?

O medo, geralmente, aparece quando estamos cansados e em situações desafiadoras. Afastar-se desses momentos significa levar algum tempo para cuidar de si mesma. Então, quando você ouvir essa voz assustadora, mude seu ambiente, estique seu corpo, tome um pouco de ar fresco. Veja isso como um sinal de que você precisa de algo que o revitalize, por menor que seja.

Superando o medo. Photo by Unsplash

Uma tática, frequentemente usada no coaching é a visualização. Basta fechar os olhos, respirar lentamente e ver o pensamento como uma nuvem passageira. Observe-o entrar em sua visão e observe-o sair. Foque em você! Essa técnica simples, mas poderosa vai lhe ajudar a mudar a perspectiva.

Desafios ou oportunidades?

A verdade é que ninguém está imune ou pode se sentir numa posição privilegiada hoje em dia. Contudo, se você mudar seus pensamentos e usar seus próprios recursos internos, poderá enfrentar as dificuldades que encontrar ao longo do caminho, transformando os desafios em oportunidades. 

Se você quiser saber mais como lidar com as suas crenças limitantes, medos e sabotadores eu estou pronta para lhe ajudar. Deixe seu recadinho ou me envie um email. O coaching é uma ferramenta poderosa para isso.

No final, a única coisa que sabemos sobre todas as situações de medo, reais ou imaginárias, é que elas também passarão. Portanto, adotando essas pequenas medidas pode ser um bom começo.

 Para mais textos da autora, clique aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Adriana Meyer

Adriana Meyer

Adriana Meyer é consultora em Psicologia Empresarial e Coaching Executivo. Mestrado em Ciências Sociais - MSc in Business Psychology - pela Universidade Heriot-Watt (Dubai). Trabalhou em diversos setores para organizações públicas e privadas. Contribuiu com projetos sociais para a comunidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Sua jornada como expatriada a levou a criar um programa de "Coaching para mulheres expatriadas", ajudando nesse processo de mudança pessoal e emocional. Email: [email protected] Twitter: AdrianaMeyer11 LinkedIn: Adriana Meyer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − 10 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.