Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Viver em dois países é desfrutar a vida em dobro

Última atualização do post:

viver em dois países
Andar pelas ruas sempre traz novas surpresas - Imagem: arquivo pessoal

Por viver em dois países culturalmente opostos durante o ano, tenho uma história diferente. Divido meu tempo entre a Grécia e a Holanda. E aí você deve estar se perguntando, mas como? Pra começar a explicar essa minha aventura, vou te lembrar que a Europa é pequena e apenas 3 horas de voo separam Grécia e Holanda! Então fica fácil me movimentar e também ter um lar em cada um desses países. 

Minha história de viver em dois países começa na Grécia

Sou mineira de BH, fotógrafa há mais de 10 anos e me especializei em casamentos e ensaios fotográficos para brasileiros em Santorini, a mais linda das ilhas Gregas, a ilha do vulcão.  Eu organizo a cerimônia, faço as fotos e dou todas as dicas que as noivas e seus convidados precisam. Também faço Tours fotográficos, levo turistas para conhecerem o que a ilha do vulcão tem de melhor Para saber mais sobre a história do vulcão, clique aqui. Mas isso é assunto para outro post. Agora vou falar da minha casa na Grécia sobre viver em dois mundos tão diferentes. 

Uma família para chamar de minha

viver em dois países
Paisagem linda nesse país onde me sinto em casa – Imagem: arquivo pessoal

Em Santorini vivo com uma família grega, uma senhora chamada Antonía e seu filho. Sim, moro dentro da casa deles, tenho meu quarto, meu banheiro e minha privacidade. E sou tratada como se fosse da família. Minha querida Antonía cuida de mim, vigia cada um dos meus passos, faz comidinhas gregas gostosas, leva pra mim na bandeja até meu quarto.

É curioso, pois no início eu costumava ficar em hotéis. No entanto, como ficava por até 3 meses sem voltar a Amsterdam, senti necessidade de estar com mais pessoas, já que meus clientes ficam em média 5 dias na ilha e depois vão embora. Foi então que o dono do hotel onde eu me hospedava, me apresentou para sua Irmã Antonía e eu nunca mais saí da casa dela!  Quando quero comer algo, compro e levo pra Antonía fazer. Na minha geladeirinha no quarto deixo sempre frutas e o maravilhoso iogurte grego – que na Grécia é só iogurte – pra tomar de manhã antes de ir fotografar. No começo estranhei um pouco a comida, já que não tem arroz nem feijão. Tem muitas sementes, queijos, saladas, beringelas e carne de cordeiro, peixes,  frango, mel… carne bovina na ilha é ouro!

O dia a dia na Grécia

Minha rotina é puxada, levanto antes do sol nascer, pego os clientes no hotel deles e vamos pra Oia, a vila das casinhas brancas no alto do penhasco e igrejinhas com cúpulas azuis. Lá andamos pela vila conhecendo e fazendo fotos, antes que os turistas dos cruzeiros descem e invadam a ilha e também antes do calor de 40 graus – às 10 da manhã – comece! 

Depois das fotos e do passeio, deixo os clientes novamente no hotel ou em alguma outra parte da ilha que queiram conhecer. No horário mais quente costumo fazer fotos na água, ou volto pra casa para descansar, almoçar e editar as fotos pois as clientes ficam enlouquecidas querendo uma amostra para postar, claro!!  Quem nunca? 

Na parte da tarde, por volta das 17 horas eu pego novamente meus clientes para fazermos as fotos nas vilas e no por do sol, tenham em mente que aqui o sunset é por volta das 21 horas durante o verão, então temos luz até tarde! Gosto de fazer essas fotos na região de Pyrgos, onde não temos muitos turistas e uma vista privilegiada do mar Egeu, o vulcão e o sol ao fundo. 

viver em dois países
As águas transparentes são um espetáculo à parte – Imagem: arquivo pessoal

Viver em dois países transforma o afeto em comunicação

Ao final do dia volto pra casa e Antonía  está sempre na varanda, aproveitando a brisa e conversando com as vizinhas. Detalhe, ela não é fluente em inglês e eu não sou fluente no grego. Mas nos comunicamos muito bem, ela é a minha família na ilha. Os gregos tem costume de tomar café gelado, mas ela sabe que eu prefiro o café quente. Então ela faz quentinho pra mim!

Os moradores  locais são expansivos, alegres, gostam de conversar, saber de onde você é e depois de 6 anos,  todos na ilha já me conhecem. Sou convidada para os aniversários e festinhas do pessoal da equipe que trabalha comigo. 

Diferenças e semelhanças entre brasileiros e gregos

As pessoas me perguntam qual a diferença entre o Brasil e Grécia. Como é ser brasileira e conviver com uma família grega e também trabalhar com eles.  As diferenças culturais são várias, as diferenças do ambiente, clima, vegetação, da comida… Mas há muita semelhança entre esses meus dois povos. Somos gente calorosa, acolhedora, que gosta de estar junto, de comemorar. Os gregos também amam uma festa, amam dançar, cantar e estar junto dos seus. 

Mas com esses anos morando fora do Brasil percebi que em todos os lugares onde morei, as pessoas inicialmente têm um certo receio de se abrirem, pra fazer amizade. (Fazer amigos morando fora) Não é por mal ou por preconceito, em sua grande maioria eles têm medo de se abrir, fazer amizade. Acham que logo você vai embora, vai voltar para o seu país  e eles vão ficar tristes com a nossa partida. Por isso, seja paciente, aproveite quando alguém te abrir as portas do coração. Seja um amigo fiel e se um dia você partir, deixe saudades nesses corações que te receberam em outro país!

Assim é viver em dois países: de abril a outubro estou em Santorini. Imersa nesse rotina de receber brasileiros, levar para conhecer a ilha, organizar e fotografar casamentos e ensaios. 

Pra quem quiser acompanhar minha rotina, veja no instagram.com/biancaramosphoto

About The Author

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no X
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Telegram
Compartilhe no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − três =

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.