Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5 curiosidades sobre a Noruega

Última atualização do post:

Curiosidades

Quando falamos sobre a Noruega, automaticamente as pessoas pensam em frio, aurora boreal e vikings. Aliás já até falei desses mitos nesse artigo “Mitos sobre morar na Noruega” aqui no blog. Por isso resolvi dessa vez trazer algumas curiosidades que provavelmente você ainda não conhecia sobre a Noruega.

1. Sushi com salmão existe por causa dos noruegueses

O sushi é uma invenção japonesa. Mas foram os noruegueses os responsáveis pelo sushi com salmão. Há 40 anos, com o desenvolvimento do mercado de frutos do mar, a Noruega convidou os japoneses a tentarem começar a fazer sushi com salmão cru.

Hoje em dia, não tem como imaginarmos sushi sem salmão, mas naquela época devido a algumas diferenças que o salmão lá no Japão possuía, essa não era a principal escolha de peixe para o sushi. Mas os noruegueses viram uma oportunidade e começaram a viajar para o Japão com salmão congelado em bolsas. Após várias reuniões com chefes de cozinha e restaurantes, o salmão norueguês virou quase que uma trend mundial.

2. Existem quase mais americanos noruegueses nos Estados Unidos do que noruegueses na Noruega

Você sabia que cerca de 800.000 noruegueses emigraram para os Estados Unidos entre 1860 e 1920?

Hoje, estima-se que há aprox. 4,6 milhões de noruegueses nos Estados Unidos – 1,6 por cento da população. Um número grande quando pensamos em um país com apenas 5.391.369 habitantes.

Famosos como por exemplo Renée Zellweger, Paris Hilton e Marilyn Moroe são descendentes de noruegueses. E minha curiosidade por entender essa história dos noruegueses nos Estados Unidos, aconteceu porque em uma viagem para Haugesund, aqui na Noruega, me deparei com a estátua da Marilyn Moroe na cidade. Meu senso de historiadora me levou a entender um pouco mais sobre esse processo migratório.

A emigração norueguesa para os Estados Unidos ocorreu especialmente entre 1860 e 1920, já que naquela época a Noruega não era o país rico que conhecemos hoje. Mas entre os descendentes desses emigrantes, ainda há muitos que se descrevem como noruegueses na América.

Além disso estima-se que o uso da língua norueguesa no território dos Estados Unidos, atingiu um pico entre 1900 e a Primeira Guerra Mundial, quando mais de um milhão de americanos falavam norueguês como sua primeira língua e vários jornais de língua norueguesa foram publicados no centro-oeste superior.

Mesmo assim cada vez menos norueguês-americanos falam norueguês, e não há mais nenhum jornal de língua norueguesa nos Estados Unidos. Em 1910, mais de 600.000 lares assinavam pelo menos um jornal norueguês e mais de 3.000 igrejas luteranas usavam o norueguês como o único idioma nos cultos.

Eu conheço noruegueses aqui no país, que tem o passaporte americano. E com essa história entendemos porque.

5 curiosidades sobre a Noruega
Estátuada Marilyn Moroe na Noruega – Imagem arquivo pessoal

3. O túnel mais longo do mundo está na Noruega

O túnel lærdal é o túnel de estrada rodoviária mais longo do mundo, com 24,5 quilômetros de comprimento. Inaugurado em 2003, está localizado no trecho entre Oslo e Bergen. Existem três grandes paradas ao longo do caminho, e para garantir uma boa viagem há vários tipos diferentes de luz artificial para garantir que as pessoas não percam seu senso de orientação.

Aliás túneis não nos faltam nesse país. Só para exemplificar a Noruega tem mais de 1000 túneis. Ainda me lembro da minha primeira viagem por um túnel embaixo da água. Levei um susto quando meu marido por acaso lembrou de me contar que estávamos literalmente submersos.

Em 2031, provavelmente a Noruega conseguirá quebrar seu próprio recorde, com a inauguração do túnel submarino mais longo do mundo que será concluído sob o Boknafjord em Rogaland.

4. Bergen têm a maior frota de carros elétricos por habitante

No total de carros vendidos a Noruega aparece em quarto lugar, atrás da Alemanha, França e Inglaterra e quase empatada com a Holanda em pesquisa de 2021. Na Noruega carros elétricos representam 53% das vendas de carros em 2020, enquanto 23% dos novos ônibus das cidade são elétricos. 

Nenhum país do mundo tem mais carros elétricos per capita do que a Noruega. No início de maio de 2021, pouco menos de 370.000 carros elétricos estavam registrados no país, o que corresponde a cerca de 13% da frota total de carros noruegueses. Os carros elétricos são bem populares, quatro dos modelos mais populares em 2020 eram carros elétricos.

Além disso a Noruega está entre os países da Europa que vende mais carros elétricos. Por isso nós optamos por um carro elétrico aqui em casa e não nos arrependemos. São muitas as vantagens.

Dica de leitura: Conheça Bergen na Noruega
Vantagens de ter um carro elétrico – Imagem arquivo pessoal

5. A Noruega é o país ouro em medalhas nas olimpíadas de inverno

A Noruega é o país com mais medalhas nas Olimpíadas de Inverno. Após os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, a Noruega ganhou um total de 368 medalhas nos Jogos Olímpicos de Inverno, incluindo 132 medalhas de ouro. É mais do que todas as nações. A Noruega ganhou a maioria de suas medalhas no esqui cross-country, um total de 121 medalhas, das quais 47 são de ouro.

Por fim, espero que tenha gostado deste conteúdo. Compartilhe e leve o Diário de uma Expatriada até outras pessoas.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Erinice Eversvik

Erinice Eversvik

Sou paranaense. Moro em Bergen, na Noruega, há nove anos com meu marido e nossa filha. Sou formada em História com especialização na área de pedagogia e na Noruega precisei começar do zero. Me surpreendi com o resultado.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × quatro =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.