Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

5 dicas valiosas de adaptação

Última atualização do post:

Dicas valiosas de adaptação
Helpful Tips

Na maioria das vezes mudar de país é a realização de um sonho. Seja para trabalho, estudo, busca de qualidade de vida ou até mesmo por amor. No entanto, para muitas pessoas essa mudança pode ser dolorosa. Por isso, é preciso se atentar para que isso não o impeça de viver de uma forma integrada nesse novo meio. Ou seja, é preciso trabalhar a adaptação.

Afinal, morar fora do Brasil requer que deixemos muitos momentos preciosos em família e amigos para trás, além de hábitos, comidas típicas e é claro o clima.

Foi exatamente pensando nisso que elaborei uma lista de 5 dicas valiosas para uma melhor adaptação. Se você pôr em prática assim que decidir mudar de país, as dicas vão te ajudar a diminuir sua ansiedade e abrir sua mente para o mundo novo que está chegando.

Choque Cultural

O Choque cultural sempre existirá!

Moro na Alemanha há 8 anos e até hoje ainda me surpreendo com muitas situações e o com comportamento das pessoas daqui. Mas, com o tempo fui aprimorando as minhas habilidades de comunicação, fiz amigos locais e comecei a trabalhar. Isso tudo me deu liberdade, confiança e me ajudou a compreender melhor como funciona o sistema desse país.

Temos sempre que entender e respeitar. Não é fácil, mas leve isso como um aprendizado, não se deixe abater!

Evitar comparações entre seu novo País e o Brasil

Esse é um dos maiores erros que cometemos quando nos vemos morando fora!

Temos que evitar comparar hábitos, cultura, comportamentos entre outros, porque isso só gera angustia e ansiedade.

Todos os países têm suas singularidades, pós e contras. Diante disso, temos que absorver o que há de melhor desses dois mundos e colocá-los em prática no nosso dia a dia.

Devemos estar abertos para o novo, ser resilientes e positivos, pois isso só facilitará o seu processo de adaptação.

Crie uma rede de apoio

A rede de apoio é essencial para que o sentimento de solidão fique bem longe, pois é normal que esse sentimento se manifeste quando nos vemos morando fora.

Fazer amigos é um dos passos mais importantes na nossa fase de adaptação, não importa se são amigos locais ou brasileiros, mas o que se deve levar em consideração são as afinidades que você tem com essas pessoas.

Afinal de contas elas se tornarão sua ‘família’ nessa jornada, onde juntos vão aprender, compartilhar experiências e se apoiar em momentos felizes e tristes.

dica de adaptação para morar fora
Crie sua rede de apoio fora do Brasil | Imagem: Canva

Fique longe de pessoas que não têm a mesma ‘vibe’ que você. Sabe? Aquelas que apenas reclamam e não procuram mudar, que não têm nada para agregar. Esse tipo de energia só nos paraliza e dificulta nossa adaptação.

Não esqueça sua essência

Muitas pessoas acham que se sentir adaptado em um meio é deixar para trás nossa essência e viver 100% a cultura do novo país, mas isso nem de longe é verdade!

Todo o nosso histórico cultural, língua e comportamentos carregaremos por toda a vida, não importa onde estamos ou para aonde iremos. O que poderá acontecer é agregarmos esses novos conhecimentos a nossa bagagem, a fim de enriquecermos mais e mais a nossa vida.

Além do mais, nossa brasileiralidade é reconhecida e admirada no mundo todo!

Já viajei por muitos países e não houve um só se quer que não fui recebida com um sorriso, aqui na Alemanha por exemplo ter um amigo brasileiro é algo ‘cool’. Todo mundo quer nos ter por perto, pois contagiamos qualquer lugar com nossa alegria.

Se precisar peça ajuda

Importantíssimo!

Sempre que você estiver se sentindo triste, sozinha, com saudades da família e dos amigos ou passando por alguma dificuldade por qualquer motivo, procure ajuda!

Não pense que isso é apenas uma fase ou que irá passar com o tempo. Porque muitas vezes essa situação apenas crescerá e você não conseguirá mais controlar seus sentimentos, afetando a sua saúde mental e física.

Ligue para a família, saia para um café com uma amiga, recorra a sua rede de apoio, peça colo (já fiz isso quando precisei e foi a melhor coisa). Mas fale sobre o que te aflige, seja aberta e franca com as suas emoções. Muitas vezes essas pequenas atitudes te ajudarão a ter uma visão diferente sobre seus sentimentos.

Mas caso isso não seja o suficiente, procure ajuda profissional, dependendo das suas necessidades existem muitos psicologos e coachs muito bons para ajudar .

Lembre-se

Morar fora do Brasil é uma oportunidade que muitos não conseguem ter. Então você é quem é responsável por se planejar e garantir que vai realizar esse sonho que é morar fora. Para isso, viva um dia após o outro. Aprenda com os seus erros e comemore cada uma das suas vitórias. Ter uma boa adaptação é fundamental para te ajudar a atingir os seus objetivos.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Camila Sales

Camila Sales

Sou Camila Sales, coach de mudanças e adaptação entre culturas, com ênfase em psicologia positiva formada pela Sociedade Brasileira de Coaching com certificados em: Personal e Professional Coaching, Ferramentas do Coach e Coach Aplicado à Psicologia Positiva. Como mulher e ex expatriada, sei por experiência própria como é desgastante a adaptação à nova língua, cultura, relacionamentos com outras pessoas, rotina da nova casa, lidar com saudade da família e dos amigos, incerteza profissional (sendo esse para mim o mais impactante), o sentimento de dependência psicológica e financeira. E, após passar por todas essas fases, que levou 7 anos de mudança e adaptações, me vi tendo de recomeçar a minha vida sozinha, mas dessa vez utilizando todos os aprendizados adquiridos anteriormente.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

five × two =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.