Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

7 frutas típicas do Peru que você precisa experimentar

Última atualização do post:

frutas típicas do Peru
Aguaymanto / Fisális. - Acervo Pixabay

Que tal explorar os sabores exóticos das frutas locais? A variedade de climas do Peru, que abrange selva (Amazônia peruana), serra (Cordilheira dos Andes) e costa (porção banhada pelo Oceano Pacífico), gera na mesma proporção uma diversidade fantástica de cores e sabores de fruta.

Se por um lado o abacate (palta) é a fruta mais presente nos pratos salgados por aqui, há também uma série de outras frutas tipicamente peruanas que fazem bonito em sucos, sobremesas e até em pratos salgados.

Por isso, fiz uma lista de 7 frutas típicas do Peru para você provar. Deixo os nomes originais em espanhol e entre parênteses um dos nomes populares em português, mais os respectivos links da página da Wikipedia, assim fica mais fácil de você encontrar quando estiver por aqui ou até em outros países da América Latina que compartilham do mesmo clima.

Aguaymanto (fisális peruana)

Talvez você já você já tenha visto essa frutinha amarelo-dourada envolvida por um delicado casulo decorando alguma sobremesa por aí. O aguaymanto, que ilustra a capa desse post, é tipíco da região andina e se encontra facilmente no supermercado em forma de geleia ou in natura, sozinha ou combinada em uma caixinha com outras frutas, como framboesa e mirtilo. Seu sabor é agridoce e além disso é um ótimo lanchinho entre as refeições.

Camu Camu (camu-camu)

O camu camu é típico da Amazônia peruana e é conhecido por ser uma das frutas com o maior teor de vitamina C (20 vezes mais do que a acerola e 100 vezes mais do que o limão). Na aparência, muitas vezes lembra uma uva. Entretanto, o sabor é bem ácido e bem azedo. Talvez por isso seja mais comum encontrar essa fruta combinada com outras em sucos, sorvetes e geleias do que na sua forma in natura. Pessoalmente, já tomei um suco de camu camu sem adoçar e me arrependi, de tão azedo! E olha que eu tomo limonada sem açúcar!

Chirimoya (fruta-pinha)

A chirimoya é uma variante da fruta-do-conde, originária da Cordilheira dos Andes. Essa fruta já era cultivada desde a época dos Incas e foram encontradas representações nas cerâmicas da cultura Moche.

Sua casca verde-brilhante guarda uma polpa branca cremosa muito saborosa e bastante usada não só em sucos (batidos com água ou com leite), mas também em sobremesas, como o enrollado de chirimoya, uma espécie de rocambole recheado com um creme feito da polpa da fruta.

Cocona (tomate de índio)

A cocona é um fruto cítrico típico das zonas tropicais da Amazônia, que lembra um tomate amarelo na aparência. Diz-se que, por ser uma fruta que não desenvolveu açúcar, comê-la in natura não teria muita graça. No entanto, seu sabor se revela quando combinada com sal, sendo a estrela principal do aji de cocona, uma espécie de vinagrete que é acompanhamento obrigatório em muitos pratos tradicionais da selva peruana. Além disso, é utilizada em sucos, saladas e sobremesas.

Aqui em Lima se consegue encontrar cocona em alguns mercados (esses que são como feiras), mas confesso que raramente vi nos cardápios dos restaurantes que frequento. Portanto, recomendo buscá-la nos estabelecimentos de comida típica da selva.

Lúcuma (lúcuma)

frutas típicas do Peru
Lúcuma. Acervo Flickr

Assim como a chirimoya, a lúcuma faz parte da história do Peru desde os tempos mais antigos. Há registros desse fruto e suas sementes nas cerâmicas e túmulos de civilizações pré-colombianas, além de representar a fertilidade dentro da mitologia Inca.

Por fora ela tem uma casca verde mais espessa e por dentro sua polpa é de cor amarelo intenso e sabor doce. É a campeã no uso em sobremesas por aqui, pois é encontrada facilmente como sabor de sorvetes, mousses e bolos, tanto nos cardápios de restaurantes como nos supermercados.

Tumbo (maracujá banana)

O tumbo, fruto da região da serra peruana, faz jus ao nome com o que é conhecido em português: maracujá banana. Ele é comprido e de casca amarela, lembrando uma banana, e por dentro tem a polpa como a de um maracujá, com as sementes comestíveis. Algumas vezes já encontrei à venda em supermercados, mas confesso que me decepcionei ao experimentar: achei bem sem graça. Porém, tenho amigas que adoram, então sugiro que você tire suas próprias conclusões! Na minha opinião, há outros maracujás mais saborosos por aqui, como a granadilla, que é mais fácil de se encontrar por Lima e tem o sabor bem doce.

Tuna (figo-da-índia)

frutas típicas do Peru
Tuna vermelha / Figo-da-índia. Arquivo pessoal

A tuna é a fruta de um tipo de cactos, também conhecido como nopal no México. Por aqui o tipo mais comum é o fruto de casca avermelhada, onde se sente espetar um pouco nesses pontos escuros que se vê na casca, como se fossem espinhos mais rasos.

Por dentro, a sua textura lembra a da pitaia ou a do kiwi, uma polpa esbranquiçada (ou vermelha como uma beterraba) povoada por sementinhas negras, mas menos doce, um pouco mais ácida e “aguada” no sabor se compararmos as duas. É fácil de encontrar nos supermercados, vendida a granel.

Você já teve oportunidade de experimentar alguma dessas frutas típicas do Peru? Conte para nós aqui nos comentários.

Cliquem aqui para mais textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Tatiana Roque

Tatiana Roque

Nascida e criada em São Paulo dentro de uma família portuguesa, minha curiosidade me levou a viajar por muitos cantos do mundo. Só não sabia que em 2020 faria minha viagem mais transformadora: trocar as referências conhecidas no meio da pandemia de Covid-19 por uma nova vida em Lima, no Peru. Te convido a embarcar comigo nessa jornada de descoberta e autoconhecimento por esse país de belezas e contrastes.

4 respostas

  1. Adorei o tema! Nunca provei essas frutas, mas fiquei curiosa para provar o vinagrete de cocona e o sorvete de lúcuma!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + sete =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.