Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

8 minutos podem trazer bem estar ao seu dia

Última atualização do post:

Apenas oito minutos de uma ligação pode melhorar seu dia - Imagem: Arquivo Pixabay
Apenas oito minutos de uma ligação pode melhorar seu dia - Imagem: Arquivo Pixabay

Você sabia que oito minutos podem trazer bem estar na sua vida. Sim, todos nós temos uma vida agitada, mas aposto que conseguimos encontrar apenas oito minutos no nosso dia, para fazer algo que nos traga bem estar e saúde mental!

Vida moderna, corrida, agitada e estressante

A maioria das pessoas tem uma vida corrida com tantas atividades e tantas coisas a fazer, que, com frequência, entram em um ciclo de falta de tempo e estafa. Tirar o pé do acelerador, parar um pouco para não fazer nada ou para fazer algo que lhes traga bem estar, não parece ser uma possibilidade no mundo moderno.

A cada etapa da vida, nós acumulamos mais obrigações e estamoscada vez mais atolados em responsabilidades. Além das responsabilidades, recebemos tantas informações de todos os lados que nosso cérebro já nem consegue mais dar conta.

Sem percerber, estamos cada vez mais propícios a desenvolvermos um processo depressivo, de ansiedade, ou mesmo um burnout – que são quadros decorrentes de situações intensas e prolongadas de estresse.

Contudo, é curioso pensar que o ser humano não foi feito para essa vida sem pausa. Nós não fomos feitos para nos perdermos de nós mesmos, afundando em um mundo de obrigações e insatisfação. Que cultura é essa que preza por uma vida cheia de responsabilidades e exigências para sermos os melhores e mais bem sucedidos, e nos priva de prazer e bem estar? Quais são as opções que temos para nos sentirmos melhor, em uma vida corrida, agitada e estressante? Várias! E são tão simples que qualquer um pode colocar em prática, só depende de você!

Recentemente encontrei um artigo que trazia um desafio da felicidade e falava em uma atividade de oito minutos. Embora oito minutos possa parecer muito pouco, esses minutos podem transformar seu dia em um verdadeiro paraíso de bem estar.

Bem-estar é fundamental para saúde mental

Atividades comuns do dia a dia, tais como: cozinhar, cantar, cuidar das plantas, pintar, fazer crochê podem promover bem-estar e saúde mental, desde que ao executá-las, suas emoções, assim como o seu estado de espírito, melhorem. Se você busca equilíbrio, saiba que também em apenas oito minutos, você pode mudar sua perspectiva e garantir um dia mais leve e feliz.

Como ja foi comprovado, os transtornos mentais, que hoje em dia custam mais de um trilhão para a economia global, podem ser combatidos quando exercitamos atividades capazes de promover o bem-estar. Veja aqui o projeto da USP para melhoria da qualidade de vida.

Oito minutos podem trazer bem estar

Você acredita que uma atividade que dura apenas oito minutos pode ser capaz de promover bem estar e transformar o seu dia? E não é qualquer atividade! Estou me referindo a um compromisso de amizade, ao poder secreto e escondido em uma ligação por telefone com uma pessoa querida por míseros 8 minutos.

Um estudo realizado para o combate à solidão e ao agravamento de transtornos mentais, surgido em 2021 em meio à pandemia, mostrou que quando as pessoas recebiam telefonemas curtos, algumas vezes na semana, seus níveis de depressão, ansiedade e mal-estar eram bastante reduzidos, ou seja, os telefonemas funcionavam como puro ativador de bem-estar!

Todo mundo tem esse tempo em um dia, mesmo que ele seja agitado. Oito minutos são apenas 0.55% do nosso dia! Afundados em tantos compromissos, porque não incluir mais um, mas dessa vez, com você mesmo: os 8 minutos que transformam?! Tenho certeza de que, depois que você experimentar essa atividade, ela vai fazer parte da sua rotina como uma distração, algo que além de melhorar suas emoções, tem o poder de transformar e curar.

Trazendo bem-estar em oito minutos – Imagem Pixabay

É simples, fácil e faz bem: os oito minutos que podem trazer alegria e prazer

A ideia é bem simples. Pense em uma pessoa querida , família ou amigo e combine com ela de fazer uma ligação. Vocês podem combinar o assunto antes, ou podem, simplesmente, bater papo. Contudo, o mais importante é manter o tempo de duração combinado: os oito minutos. Com a agenda sempre cheia, tendemos a achar que não temos tempo para mais nada, porém até a pessoa mais ocupada do mundo tem esses oito minutos que podem mudar seu mood!

Ouvir uma voz querida, é muito gostoso e ainda tem um excelente efeito terapêutico. Vale a pena! Sendo assim, se seu dia não está sendo muito bom ou se você sente que precisa do apoio de alguém, por que não enviar uma mensagem perguntando se a pessoa tem uns minutos para você? Vai ser bom para ambos.

Canal para expatriados

Para quem mora fora essa é um ato simples e ao mesmo tempo maravilhoso! E mais uma razão para você trocar as longas mensagens de textos por chamadas de voz. Muitas vezes o imigrante se sente sozinho, sente saudade da família, sente falta daquela velha amizade que não está próxima fisicamente. Mesmo rodeados de gente no país novo, você pode se sentir só não é mesmo, e isso é muito comum!

Apesar de ser muito importante fazer novos amigos, se adapatar e se integrar na nova cultura, para um imigrante, ouvir uma voz conhecida, conversar com alguém que está em nossos corações, pode salvar o dia. A distância não pode e não deve ser uma barreira, até porque atualmente existe a possibilidade de fazer chamadas de vídeo, que além de facilitar ainda mais a comunicação, parecem diminuir a distância física . Aquele que coloca o hábito dos oito minutos de ligação na sua vida vai ter esse acolhimento sempre! Quantas pessoas podemos trazer para perto dessa forma? Muitas!

Enfim, mesmo quando não estamos com um assunto específico em pauta ou passando por dificuldades, conversar com um amigo próximo, um familiar ou apenas alguém que estamos ha um tempo sem conversar, traz acolhimento, organiza pensamentos, motiva e ativa nossa sensação de pertencimento. Sendo assim, também minimiza estados de solidão. Com uma prática tão fácil e prazerosa é bastante possível que ela se torne uma rotina, basta colocar em pratica. Afinal o que são 8 minutos do nosso dia?

A mudança sempre começa por nós!

Quantas vezes você se mantem em ciclos de reclamação, como se você não tivesse tempo e sem saber como melhorar a situação? O ser humano se habitua a este tipo de estado emocional e passa dias no looping do desconforto e insatisfação onde a falta de tempo é sempre uma desculpa para não mudar.

Agora que sabemos que bastam apenas oito minutos do seu dia esta desculpa perdeu sua validade. Afaste a preguiça, deixe de postergar uma nova tentativa e se comprometa com essa técnica! Separe oito minutos do seu dia e aplique em algo das quais citei neste artigo, ou use sua imaginação. A mudança sempre começa por nós! Vamos lá?!

Espero que vocês tenham curtido o artigo e experimentem a técnica! Também vejo vocês no Instagram @vivabemcompsicologia

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Renata Castro

Renata Castro

Psicóloga clínica, especializada em Terapia Cognitiva Comportamental, carioca, mãe de 2 amores de 4 patas. Deixei meu consultório no Rio de Janeiro e vim morar na Capital da Croácia, Zagreb. Hoje atuo com atendimentos online.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × cinco =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.