Sabe aquela surpresa de viagem que a gente torce para que aconteça e quando acontece é uma delícia?! Então, eu tive a sorte de ter essa experiência ao conhecer a cidade de Annecy, uma das mais belas da França, pelo menos na minha opinião.
Eu posso dizer que conheço bem a França. Conheço desde Alsácia, Cote d’Azur, Vale do Loire, Provença e, claro, Paris. Todas essas cidades e regiões com suas belezas e atrativos, mas nenhuma delas conquistou meu coração como Annecy.
Annecy é uma pequena cidade alpina situada no sudeste da França. Também conhecida como ‘Veneza dos Alpes Franceses’, é banhada pelo lago de águas cristalinas que leva o seu nome ‘Lac d’Annecy’, e belos canais. Além disso, tem como vantagem ser bem próxima às divisas com a Itália e Suíça.
Dependendo das suas intenções, ela é ótima para um final de semana ou até mesmo um bate e volta de alguma outra cidade maior da região.
Centro de Annecy
O que mais gostei de fazer foi de explorar a cidade pelas ruelas de pedras. Dá para ir admirando a arquitetura clássica medieval cortada por canais e pontes, decoradas no verão com coloridas flores trazendo muita alegria e beleza para os moradores e turistas.
Nessa andança você vai se deparar no coração da cidade com o ‘Palais de L’isle’. Apesar do nome, a construção do século XI foi utilizado por muitos anos como uma prisão.
Durante o seu passeio, você encontrará também um dos patrimônios históricos da cidade, a Catedral de São Pedro. De estilo renascentista, ela começou a ser construída no início do século XVI e hoje é um marco de Annecy.
Sem falar da Ponte dos Amores. Conta a lenda que se um casal der um beijo apaixonado na da ‘Pont des amours’, terá boa sorte no relacionamento. Mas, mesmo que esteja sozinho, vale muito a visita e uma bela foto com vista para o lago.
Gastronomia
Como em qualquer cidade francesa, a gastronomia aqui é divina. Não houve um só restaurante em Annecy que eu tenha ido em que não tenha tido uma experiência inesquecível. Seja, por exemplo, com uma quiche de legumes ou com um Boeuf bourguignon, além das muitas opções de Foundie de dar água na boca!
Para quem gosta de um bom vinho, a carta de vinho dos restaurantes são invejáveis ao resto do mundo. Conta com opções de Bordeaux, Dom Pérignon e Saint-Émilion para sua escolha e deleite. Por isso, as garrafas que aqui podem variar de 120 a 600 euros. Mas é claro que você encontrará excelentes vinhos com preços bem mais acessíveis também.
Outra paixão cultural na França são as ‘Pâtisseries’ e ‘Boulangeries’. Nelas, você terá um verdadeiro orgasmo gastronômico entre “croissants, éclairs, baguettes, madeleines e claro macarons”. Isso sem falar da beleza visual dessas delícias, algumas parecem até obras de arte.
Sentar-se em um Café em um dia de sol a beira do canal de Annecy apreciando, não apenas a vista, mas também um maravilhoso café acompanhado de um tarte de frutas é imperdível!
Esportes
Essa cidade é também o paraíso para que pratica esportes, já que ela oferece opções para todas as estações do ano.
O lago de Annecy é um importante local para os praticantes de esportes aquáticos. Ou seja, Stand-up-paddle, canoagem, esqui aquático e wakeboard principalmente, que são os mais populares. Mas se você é como eu, não curte esportes de água, pode se divertir com a família e amigos num passeio de barco ou pedalinho.
Já entre os esportes terrestres, as preferências são as corridas, onde anualmente ocorre edições internacionais de Maratonas e semi-maratonas. Não é a toa que a cidade tenha sido nomeada várias vezes para a ‘Tour de France’.
O Ciclismo também é um esporte muito praticado por aqui na cidade, pois as opções de rotas são variadas. Os atletas podem escolher fazer trilhas com elevações pelas montanhas ou então caminhos mais planos em torno do lago.
Entre os esportes aéreos, Annecy é o lugar mais famoso para parapente e paragliding na Europa. Além disso, é um dos lugares com uma das mais belas vistas também.
Aliás, esse foi o motivo da minha vinda para a cidade. Acompanhei meu namorado que é piloto de paragliding e adora voar aqui em Annecy.
No inverno, Annecy se torna cidade base para esportes como, por exemplo diferentes estilos de esqui, snowboard, Hóquei no gelo e patinação. Tanto que até se candidatou para receber as Olimpíadas de Inverno 2018, mas acabou perdendo para a cidade Pyeongchang da Coréia do Sul.
Agora que está sabendo mais sobre essa encantadora cidade no sudeste da França, não deixe de considerar uma visita na próxima viagem pela Europa. Tenho certeza que não irão se arrepender!
Sou Camila Sales, coach de mudanças e adaptação entre culturas, com ênfase em psicologia positiva formada pela Sociedade Brasileira de Coaching com certificados em: Personal e Professional Coaching, Ferramentas do Coach e Coach Aplicado à Psicologia Positiva.
Como mulher e ex expatriada, sei por experiência própria como é desgastante a adaptação à nova língua, cultura, relacionamentos com outras pessoas, rotina da nova casa, lidar com saudade da família e dos amigos, incerteza profissional (sendo esse para mim o mais impactante), o sentimento de dependência psicológica e financeira. E, após passar por todas essas fases, que levou 7 anos de mudança e adaptações, me vi tendo de recomeçar a minha vida sozinha, mas dessa vez utilizando todos os aprendizados adquiridos anteriormente.