Como este é meu primeiro post no blog, resolvi contar para vocês como que vim parar em Barcelona em Agosto de 2020, em plena pandemia. O ano passado foi uma aventura por si só, imaginem se colocamos mais uma mudança internacional nesta mistura?
A verdade é que tenho muitos ensinamentos desta mudança “faixa-preta”, bem mais difícil que as anteriores, e também várias dicas conforme vou desvendando segredos e desbravando o desconhecido desta cidade nova para mim.

Eu e minha família nos mudamos muito, morar fora é nosso estilo de vida. Somos considerados uma família de alta mobilidade e nos mudamos internacionalmente 11 vezes nos últimos 19 anos. Então, no ano passado, quando nos foi oferecido fazer as malas e vir morar na bela Barcelona, ficamos felizes com a oportunidade e viemos imediatamente.
Barcelona – uma expatriação diferente
Bom, imediatamente é modo de dizer, pois com a pandemia o processo todo foi mais complicado do que o normal. E no final nos mudamos para cá sem casa, sem escola para meus filhos e sem saber como iria ser. Aliás, escolher escola já é uma grande. Tem um post aqui no blog sobre escolas que fala sobre isto e eu escrevi sobre o mesmo tema, em ingles, aqui.
Nós morávamos já na Europa, então não ficamos tão perdidos de termos que mudar de uma hora para a outra, mas, somente tínhamos vindo a Barcelona há 6 anos durante um final de semana, como turistas. A verdade é que quando estamos juntos (a família) e temos um contrato de trabalho já estamos com mais da metade do caminho andado e temos mais forças do que ousamos imaginar.
Ainda bem que temos experiência com esta vida de mudanças, pois a tal flexibilidade que é tão necessária ao mudarmos de país, foi essencial durante os primeiros meses enquanto encontravamos soluções para cada necessidade de nossa família.
Como se não tivéssemos problemas suficientes, decidimos incluir um cachorrinho catalão nesta mistura.
E a vida recomeça, a saga de uma expatriada
A partir daí, família completa, encontramos um apartamento, as crianças foram aceitas e começaram a escola, marido pode ir ao escritório e eu pude continuar meus coachings pois a internet foi instalada em 24h! Não é incrível como, às vezes, de um dia para o outro, parece que sai o nó e a vida segue seu rumo? Não é sem trabalho por trás, mas a verdade é que quando lutamos e vamos em frente a situação vai se resolvendo aos poucos. Tem que ter paciência.
Foi nesta fase que descobri como usar o maravilhoso transporte público, os parques abertos a moradores gratuitamente, onde poderia entrar com cachorro – ou não.

Hoje, mais ou menos 6 meses desde nossa chegada, começo a me sentir um pouco mais local na cidade, e me preparo para contar para vocês como é morar aqui, costumes, cultura local e explorar qualquer outro assunto que seja do interesse de vocês. Tem alguma dúvida sobre Barcelona? Pergunte! Mesmo que eu não saiba a resposta, tenho vários canais e pessoas que podem me ajudar a descobrir.
E também quero falar de como é minha vida de alta mobilidade, criar filhos multiculturais, falar diversas línguas e como fica nossa identidade nesta mistura. Você tem alguma pergunta específica? Me envie, vou adorar bater um papo.
Obrigada por ler, vamos que vamos e nos vemos no mês que vem.
Até já,
Carolina
Aqui você encontra mais textos das nossas colaboradoras na Europa
About The Author
Carolina Porto
Sou uma coach especializada em Transição Internacional que já se mudou inúmeras vezes tanto dentro do Brasil quanto fora dele e atualmente moro em Barcelona, na Espanha. Trabalho online e estou cursando um master em Terapia Integral. Sirvo as famílias que se mudam por este mundo afora através de sessões individuais, trabalhos em grupo e palestras. Tenho dois filhos TCK (não sabe o que é? Me pergunte!), um marido Francês e um simpático Yorkshire que me acompanham em todas as mudanças.