O Ano Novo é uma das datas mais celebradas no Brasil, de norte a sul a alegria e a festa tomam (ou tomavam?) conta das cidades e praias! Quando moramos fora precisamos nos adaptar a muitas coisas, a maneira de festejar a “virada do ano” é uma delas. Como será a celebração do Ano Novo pelo mundo?
Neste ano, receber 2021, será ainda mais diferente!
Veja como algumas de nossas colaboradoras receberão esse Ano Novo, nos países onde moram. Boa leitura e Feliz Ano Novo!
Europa
Gabi Lodewijks – Holanda Moro na Holanda e aqui eles comemoram com fogos de artifício, em festas ou em casa com amigos e familiares.
A tradição é comer oliebollen : nosso bolinho de chuva do Brasil. Após o jantar comem esses bolinhos e a meia noite vão pra fora ver os fogos de artifícios dos vizinhos.
O governo não organiza queima de fogos e é proibido a venda, porém entre os dias 29 e 31/12 podem vender e queimar fogos apenas no dia 31. Começam de manhã cedo e vai o dia todo.
É uma virada de ano fria pois estamos em pleno inverno. Então comemora-se dentro de casa mesmo ou festas. Esse ano sem festa né. Não são radical de cores de roupas ou lingerie e não são acostumados com uma mesa farta como a nossa.
Eles fazem um jantar bonito e especial, mas não tão grande quanto o nosso.
Christianni Ribolho – Portugal Aqui em Portugal a comemoração é bastante parecida com o Brasil – fogos de artifício nas principais cidades como comemoração oficial do lugar.
Em Lisboa e Porto a Câmara Municipal organiza fogos, shows e segurança. A Praça do Comércio fica bem cheia e os fogos são muito bonitos. A maioria das pessoas estão de preto! Em meu primeiro ano em Portugal fui até lá ver os fogos e eu era a ÚNICA pessoa em centenas de milhares a usar amarelo!!! 😂😂😂
Já no dia primeiro de janeiro há um tradicional banho de mar em Carcavelos, uma praia na Grande Lisboa.
Bruna Maier – Malta Aqui em Malta, antes do Covid tinham festas em hotéis, restaurantes e uma à céu aberto na capital Valletta, com fogos e shows musicais ao vivo. Algumas famílias se reúnem e fazem algo mais íntimo. As vestimentas são escuras, pois aqui é inverno, mas ainda assim muito brilho e bem smart.
Os valores para os jantares começam em 45 euros por pessoa, dependendo do restaurante ou hotel. Geralmente tem também uma baladinha e algumas atrações especiais.
Este ano, infelizmente, não será tão bacana quanto os outros, mas alguns restaurantes irão funcionar normalmente. Especialmente neste ano, haverá uma celebração em um forte, com tudo televisionado.
Khennia – Alemanha Na Alemanha se comemora o ano novo entre amigos e familiares ou em algumas festas organizadas pelos hotéis e restaurantes. É comum as pessoas fazerem Fondue em casa, nada de mesa farta.
Minutos antes da meia-noite as pessoas vão pra fora com uma taça de champanhe ou espumante pra ver os fogos de artifícios nas ruas. Aqui é permitido os fogos de artifícios. Eles não têm costumes como a gente de fazer simpatias ou se vestir de branco.
Em Berlim acontece a festa oficial de fim de ano com queima de fogos e show de cantores famosos. Por isso muitos decidem passar a festa na cidade ou viajando para outros lugares onde está quente.
Um costume muito comum aqui é no dia 1 de janeiro fazer a primeira caminhada do ano. Nós (meu marido e eu) sempre fazemos isso.
Kathlyn Majerkowski – Alemanha Moro na Alemanha e aqui se comemora o ano novo com muitos fogos de artifícios. Além disso, os alemães tem o costume de ver um vídeo dinner for two todos os anos, que é uma comédia inglesa, no qual uma velinha mais “caduca” acha que seus amigos, que já morreram, vieram comemorar seu aniversário. Seu mordomo então fica servindo os “convidados” e bebendo por eles.
Os alemães costumam ouvir o pronunciamento da Bundeskanzlerin, Ângela Merkel, que fala sobre o ano e o que esperar para o próximo.
Eles também costumam presentear com figuras de marzipã, como porquinhos com trevos de quatro folhas (ou mesmo plantas de trevos de quatro folhas ) para dar sorte e desejar feliz ano novo.
Renata Castro Psi – Croácia Na Croácia, eles não tem o costume de montar a árvore de natal logo no início de dezembro. A tradição é enfeita-la no dia 24.12. A maioria das árvores é de verdade. Lindos pinheiros que a gente pode ver vendendo até em ruas do centro de Zagreb.
A Croácia foi eleita como o melhor natal da Europa por 3 anos seguidos e realmente é uma beleza de se ver! Zagreb fica encantadora!
Infelizmente o Advento (como é chamado todo esse movimento natalino), não ocorrerá da mesma forma . Este ano pois estamos com as medidas restritivas do Covid.
Além disso, a celebração mesmo ocorre no almoço do dia 25 e não na véspera como fazemos no Brasil!
Nati – Irlanda Em Dublin normalmente as pessoas vão aos pubs para esperar pela virada do ano. Todos ficam lotados e é preciso chegar cedo, umas 5 ou 6 da tarde, caso contrário não consegue entrar. Locais como Temple Bar (região de bares e pubs) ficam lotadas e com ruas fechadas. Fora isso a prefeitura organiza um show fechado com cantores famosos e é preciso comprar ingresso antecipadamente. A meia noite há um show pirotécnico !
Sempre foi assim, mas este ano estamos com novas restrições: pubs e restaurantes fechados. O show também não acontecerá .
Américas
Lorena Schramm – Costa Rica Moro na Costa Rica, praia de Tamarindo mais especificamente. Aqui comemoramos na praia, com fogos de artifícios e muita areia no pé e água salgada para lavar a alma! Em anos anteriores, sempre tinha shows na praia durante o dia, mas esse ano não teremos.
Kelly Silva – Canadá Aqui no Canadá, especificamente na região que moro (1h30 de Montreal), o Natal é bem celebrado, casas decoradas, presentes, etc. Natal é mais com a família e Ano Novo com amigos. Porém nada comparado com as festividades brasileiras. Quase não ouço fogos e como é inverno todo mundo fica enfurnado dentro de casa. Este ano com o confinamento está ainda pior. 🙁
Lia Pereira – Canadá Moro em Calgary, Oeste do Canadá, e por aqui o Ano Novo é bem tímido, principalmente devido às baixas temperaturas na noite da virada, geralmente entre -10 e -30 Celsius.
Fogos de artifício são lançados do topo da Calgary Tower e outros pontos da cidade. Algumas famílias e amigos se reúnem para celebrar a virada com jogos de tabuleiro, drinks e snacks. Não há uma mobilização tão grande como no Natal e é comum ouvir pessoas dizendo que simplesmente dormiram ou viram um filme na TV. Algumas comunidades de imigrantes, inclusive a brasileira, organizam eventos em espaços fechados, com jantar e música até a hora da virada, celebrada com champagne.
Devido a uma nova quarentena anunciada duas semanas atrás para a província, esse ano estão proibidas quaisquer celebrações com pessoas que não morem na mesma residência, assim como foram suspensas as atividades comunitárias. O Ano Novo aqui, será ainda mais discreto esse ano.
Norma Sueli Santos Nunes – Chile Moro no Chile e aqui a festa mais importante é a queima de fogos em Valparaíso. Depois, acontecem as festas nas casas, sem os fogos artificiais, porque são proibidos para uso privado. Somente a queima de fogos oficiais são autorizadas.
Além disso, existem várias tradições para um ano próspero, como por exemplo: colocar dinheiro no sapato, comer 12 uvas, lentilha, dar uma volta no quarteirão com uma mala ou usar roupa íntima amarela.
Ásia
Wiana Kell – Emirados Árabes /Dubai – As comemorações seguem como de costume mas atendendo o distanciamento social.
Haverá a tradicional queima de fogos pelos pontos turísticos (Burj Al Arab, Burj Khalifa, Kite Beach e Palm Jumeirah) e as ceias de réveillon ocorrerão nos restaurantes espalhados pela cidade.
Fernanda Pickhardt Degow – Emirados Árabes Natal, nascimento de Jesus e o ano novo, momento de esperança com a chegada de 2021. Contudo, estamos nos Emirados Árabes e como fazemos por aqui?
O Árabe não comemora Natal, Tampouco ano novo. Apenas respeitam a figura de Jesus.
Conforme o calendário árabe, o Ano Novo é realizado em data diferente, mas a realidade é outra. Os shoppings são enfeitados com árvores de natal, as lojas repletas de artigos natalinos para venda e sem deixar de mencionar os deslumbrantes fogos de artifícios da virada do ano nos pontos turísticos mais famosos da cidade de Dubai, entre eles Burj Al Arab e Burj Khalifa.
Se por algum momento existiu uma dúvida sobre o que fazer e pra onde ir, em um país árabe nesta época, dispa-se de seus conceitos e prepare-se para festejar em grande estilo!
Brasileira de alma e nascimento. Casada com Guillermo Henderson, uruguaio e meu parceiro de vida. Três filhos adultos e um netinho, minha filha Patrícia e mãe do Magnus na Suíça, Santiago no Canadá e Mathias em Dubai. Sou graduada em Sociologia e Direito pela PUCRS. Meu mantra é ” Vida Linda e Abençoada ! “