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Certificado digital: o preço da sua tranquilidade no Brasil

Última atualização do post:

certificado digital
certificado digital - Dúvidas - acervo Freepik

Você já precisou assinar documentos fora do Brasil? Como procurações, contratos, entre outros? Agora com o Certificado Digital tudo será mais simples!

Se a sua resposta para as perguntas foi sim provavelmente já pode ter vivido várias experiências desagradáveis devido a burocratização em cartórios.

Mas há alguns anos foi lançado o Certificado Digital, que promete facilitar a validação de documentos. O certificado nada mais é do que uma identidade eletrônica de uma pessoa física ou empresa.

Sendo assim, esse certificado permite que você assine documentos a distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita a próprio punho no papel, a sua assinatura será reconhecida digitalmente.

Tanto a assinatura digital como o documento são protegidos por criptografia, os quais devem ser emitidos por uma autoridade certificadora credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.

Para que serve o certificado digital?

O certificado serve para assinar documentos digitalmente com validade jurídica e também ter acesso a sistemas eletrônicos restritos, como a Receita Federal, INSS, entre outros.

Portanto, caso precise assinar uma procuração, não precisará ir até o Brasil, assinar o documento e levar ao cartório para reconhecer firma, de onde estiver conseguirá acessar o sistema do Certificado Digital pela internet e fará a sua assinatura digital.

Quem precisa do certificado digital?

Empresas e pessoas físicas.

Pessoas físicas não é obrigatório, mas como o certificado poupa muito tempo e recursos cada dia que passa, está mais usual a emissão.

Para brasileiros expatriados o Certificado Digital facilitou e desburocratizou muitos procedimentos, principalmente para emissão de procurações.

No meu dia a dia de trabalho já vi muitos brasileiros impedidos de conseguirem vender imóveis, automóveis, porque não conseguiam assinar a procuração a distância.

Mas agora com o Certificado Digital facilitou imensamente a vida do expatriado que precisa resolver pendências no Brasil.

Quais os tipos de certificados digitais?

Existem duas categorias de certificado digital, o tipo A e o tipo S. O primeiro identifica o assinante, confirmando que o documento é original, já o segundo é para informações sigilosas onde o conteúdo precisa ser criptografado como em um e-mail.

Mas para expatriados os certificados mais emitidos são o A1 e A3, veja abaixo as diferenças:

Certificado A1:

É instalado e armazenado diretamente em um computador. E sua validade é sempre de um ano.

Vantagens:

  • Você pode instalar ele em diversos computadores simultaneamente;
  • Pode ser importado por softwares de emissão de notas fiscais;
  • Permite fazer backup do certificado, então, o arquivo não é perdido se o computador for formatado;
  • Agilidade no momento de assinar documentos;
  • Não requer instalação de leitoras de cartão.

Certificado tipo A3

É armazenado em token (é parecido com um pen-drive) ou em smartcard (cartão inteligente) que precisa de um leitor específico. Sendo que ambos podem ter validade de um, dois e três anos.

Vantagens:

  • Pode ser levado para qualquer lugar que possa ser necessário utilizar;
  • É inviolável e tem um nível de segurança elevado, pois não pode ser extraído ou copiado para outra mídia;
  • É pessoal e intransferível, então somente o portador da senha pode usá-lo.

O mais utilizado é o certificado digital tipo A, principalmente A1 e A3. O que os diferencia é a validade, 1 e 3 anos respectivamente e a forma como as chaves criptográficas são geradas e armazenadas.

Quanto custa emitir o certificado digital?

O valor em agosto de 2022 estava entre R$139,00 e R$199,00, no modelo A3 com validade de 3 anos para emitir em alguns órgãos credenciados. Mas tenho uma dica de ouro, no Cartório de Notas é GRATUITO!!

Como adquirir o seu certificado digital?

Existem vários modelos de certificados como pode ver abaixo:

  • e-CPF — versão digital do cadastro de pessoa física. (indicado para brasileiros expatriados);
  • e-CNPJ — identidade digital de pessoas jurídicas. É atrelado ao CNPJ;
  • e-MEI — identidade digital para microempreendedores individuais;
  • NF-e — certificado digital para emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • e-Saúde — identidade digital para profissionais de saúde;
  • e-Jurídico — identidade digital para advogados inscritos na OAB;
  • e-Contador — identidade digital para contadores;

Você pode emitir o seu com uma das autoridades certificadoras, clique aqui para visualizar a lista, ou pode consultar se o cartório de notas da sua cidade faz a emissão do Certificado Digital.

certificado digital
Certificado Digital – Imagem Freepik

Mais uma dica de ouro

Caso não esteja no Brasil, mas possua uma firma aberta em algum cartório de notas é possível emitir o certificado por videoconferência com esse cartório. E, caso precise que seja em outro cartório do país o seu cadastro no sistema e-Notariado precisará estar completo e atualizado, além disso deverá apresentar o comprovante de residência da cidade que fará o pedido.

Dica extra: Alguns órgãos credenciados também oferecem a opção de emitir o certificado por meio da sua Carteira de Habilitação brasileira, pois conseguem validar o certificado através da sua biometria cadastrada na CNH.

Em vários países existem órgãos credenciados para emitirem o Certificado Digital, como exemplo a Certisign, mas muitas vezes existe uma longa fila de espera. Por isso, sugiro buscar todos os meios que facilitem a emissão desse certificado, pois em uma urgência pode demorar meses para conseguir emitir. Se você ainda não saiu do Brasil adiante a emissão do seu certificado, pois em caso de alguma emergência você conseguirá resolver rapidamente mesmo a distância. Mas se você já saiu do país não se preocupe, como mencionei acima existem muitos órgãos que você consegue emitir o certificado digital remotamente.

Sendo assim, busque qual a melhor maneira de emitir o seu certificado e não deixe para depois.

Espero que tenha gostado da leitura, para mais dicas sobre documentos para brasileiros expatriados siga minha página @deixacomigooficial.

Fonte de referência para o texto: site do Serasa, clique aqui

Rachila Macedo

Assessoria para Expatriados

Cliquem aqui para mais textos da autora

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Rachila Macedo

Olá, meu nome é Rachila, sou campineira, casada e com duas filhas pets. Sou formada em Geografia e trabalhei por 10 anos na área, mas descobri que tenho uma paixão pelo empreendedorismo. Abri minha empresa em maio de 2017 para trabalhar como Assistente Pessoal e Virtual e hoje me especializei no atendimento para brasileiros expatriados, ofereço toda a parte de: Legalização de documentos em consulados; Emissão de certidões de nascimento, casamento...; Emissão de documentos acadêmicos; Traduções juramentadas; Apostilamento de Haia; Entre outros serviços... Aqui no blog compartilho tudo que você deve fazer com seus documentos antes e durante sua viagem. para facilitar ao máximo a sua mudança! Conheça um pouco do meu trabalho na minha página do Instagram: https://www.instagram.com/deixacomigooficial/, ficarei muito feliz em te ajudar!!

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