Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como cuidar da sua autoestima no país atual?

Última atualização do post:

Como cuidar da sua autoestima

Quando mudamos para o exterior, a mudança em si pode representar um desafio para a nossa autoestima. Mas você a fez acontecer. Mesmo depois de todas as caixas desempacotadas, tudo entrando na rotina, você ainda assim pode se sentir perdida e infeliz. Mas como cuidar da sua autoestima?

Segundo o dicionário Cambridge autoestima pode ser definida como ‘crença e confiança em sua própria capacidade e valor’. Quando se trata da sua autoestima, apenas uma opinião realmente importa – a sua.

E ainda assim, ela deve ser avaliada cuidadosamente, já que nós tendemos a ser nossos próprios críticos mais severos.

Perda da autoestima

Mas a perda da autoestima é um problema comum para expatriadas que vivem no exterior como você e eu. Um dos desafios é quando você começa a sentir que não consegue fazer nada direito sozinha.

Ou ainda, quando você sente que precisa de alguém para ajudá-la em pequenas tarefas. Assim, você não acredita mais que é uma pessoa capaz. Uma sensação de ansiedade pode invadir sua vida cotidiana.

E de repente você se pega pensando “Será que essa sou eu mesma? Será que eu sou a mesma pessoa de antes?”

Morando no país antigo, você confiava em suas próprias habilidades, era capaz de gerenciar sua vida sozinha todos os dias. Você era vista como uma fortaleza, alguém em quem seus amigos e familiares podiam confiar quando precisassem de ajuda. 

Mudando de perspectiva e olhando para a sua vida atual no exterior. É comum que você comece a sentir ansiedade e estresse assim que a fase de lua de mel da mudança terminar.

E por vezes, você pode não ter a menor ideia do que fazer. Assim pequenas tarefas que você podia realizar num piscar de olhos antes, podem parecer grandes projetos em seu ambiente no exterior. Mas o que aconteceu com a pessoa autoconfiante que chegou aqui?

5 Dicas para aumentar e cuidar da sua autoestima:

Entretanto, não podemos mudar algo se não reconhecermos que há algo para mudar. Aqui vão 5 Dicas para aumentar a sua Autoestima:

1. Desenvolva o autoconhecimento

Simplesmente tomando consciência de nossa conversa interna negativa, começamos a nos distanciar dos sentimentos que ela traz à tona.

“Os pensamentos são apenas isso – pensamentos.” Ninguém ama o desconhecido. Portanto, busque descobrir quem você é. Reconheça suas qualidades, seus valores, sua missão, e até mesmo seus pontos de melhoria. Desenvolva o autoconhecimento.

2. Trabalhe a autoconfiança

Assim que você começar a trilhar o caminho da autocrítica, observe gentilmente o que está acontecendo, seja curiosa e lembre-se: “São apenas pensamentos, não fatos.”

E vivendo como expatriada, uma mulher pode comprometer sua autoestima por não confiar em si mesma. Logo, se conhecer em profundidade pode lhe ajudar a se sentir mais confiante, aumentando sua autoestima. Portanto, trabalhe a autoconfiança.

3. Honre e respeite a sua história

Muitas teorias iniciais sugeriam que a auto-estima é uma necessidade ou motivação humana básica. O psicólogo americano Abraham Maslow incluiu a auto-estima em sua hierarquia de necessidades.

Ele descreveu duas formas diferentes de estima: a necessidade de respeito dos outros e a necessidade de respeito próprio, ou autoestima interior. Portanto, reconheça seus sentimentos, sua história. Assim você vai se sentir mais leve e mais confiante.

4. Pratique o autocuidado

De acordo com Maslow, sem a satisfação da necessidade de autoestima, os indivíduos serão levados a buscá-la e incapazes de crescer e obter autoatualização. Pratique o autocuidado com pequenas coisas que a façam feliz, tanto no seu emocional como no seu físico.

5. Evite comparar-se

Autoestima é a soma de atitudes que dependem de percepções, pensamentos, avaliações, sentimentos e tendências comportamentais voltadas para nós mesmos, a maneira como somos e nos comportamos, e as características de nosso corpo e caráter.

Em suma, é a percepção avaliativa de si mesma. Você é única. Portanto seja você mesma e evite comparar-se!

Invista em você

Um primeiro passo importante é perceber que você não está sozinha – você não é a primeira pessoa a se sentir assim. Ou seja, outras mulheres também podem estar enfrentando o mesmo problema que você.

Um segundo passo importante é pedir ajuda. Essa ajuda pode vir de outras expatriadas com quem você se conecta localmente. Mas também pode ser de um conselheiro profissional, um coach que pode ajudá-la rapidamente a voltar aos trilhos.

Por isso descobrir como cuidar da sua autoestima no país atual pode ser mais prazeroso do que você imagina.

Leiam também meus outros artigos, aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Adriana Meyer

Adriana Meyer

Adriana Meyer é consultora em Psicologia Empresarial e Coaching Executivo. Mestrado em Ciências Sociais - MSc in Business Psychology - pela Universidade Heriot-Watt (Dubai). Trabalhou em diversos setores para organizações públicas e privadas. Contribuiu com projetos sociais para a comunidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Sua jornada como expatriada a levou a criar um programa de "Coaching para mulheres expatriadas", ajudando nesse processo de mudança pessoal e emocional. Email: [email protected] Twitter: AdrianaMeyer11 LinkedIn: Adriana Meyer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − treze =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.