Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como é comemorado o Halloween na Irlanda!

Última atualização do post:

Halloween
Arquivo pessoal:

Antes de mais nada, posso dizer que o Halloween aqui na Irlanda é uma data muito importante e bastante celebrada, ainda mais pelo fato da sua origem ser em terras irlandesas, você sabia? Exatamente! Devido a imigração irlandesa que intensamente aconteceu no século 19, a festividade do Halloween chegou aos Estados Unidos. Após isso a celebração se espalhou mundo a fora.

Origem

Quase dois mil anos atrás chamado Samhaim, essa festividade era celebrada pelos celtas, povo que habitava a antiga Irlanda. Samhaim significa fim do verão. Em outras palavras, tinha o objetivo de encerrar um ciclo para iniciar outro, além de cultuar os mortos. Bem mais tarde com a influência da igreja católica surgiu o nome Halloween, que significa véspera do Dia de Todos os Santos.

Celebrando

Aqui na Irlanda durante todo o mês de outubro é possível perceber as casas se tornando decoradas para o Halloween. Mesmo não sendo permitido, devido risco de incêndio, é comum rojões, fogos de artifício e ascender grandes fogueiras nessa época. Ainda mais que segundo a tradição essas praticas tem o “espantam” os espíritos, que acredita-se voltar nessa época.

Diversão

Muitos pubs organizam festas onde só entra quem está fantasiado! O centro de Dublin fica repleto de pessoas em fantasias assustadoras, mas também muito engraçadas. Empresas decoram seus espaços e permitem o uso de fantasias. O mesmo acontece em escolas, por exemplo. Além de uma pausa no período escolar e um longo final de semana com feriado na segunda-feira.

Fantasias

As tradicionais fantasias ou “costume” em inglês, tem o objetivo de disfarçar as pessoas, passando despercebido entre os espíritos que “voltaram”. Para as crianças qualquer tipo de fantasia é super bem aceita! O importante é aproveitar a data. Bem como fantasias de bichinhos, princesas e super-heróis até as mais aterrorizantes.

Claire fantasiada de mulher maravilha do horror -Arquivo pessoal.

A abóbora iluminada

Diz a lenda que o costume deve-se à uma lanterna feita de nabo pela alma de um irlandês bêbado que morreu. Após sua morte, devido sua má reputação, sua alma não foi aceita no céu nem no inferno. Contudo, a alma do bêbado ficou vagando pela Terra com uma brasa dada pelo Diabo para iluminar seu caminho. Anos mais tarde o nabo foi substituído pela abóbora.

A noite de Halloween na Irlanda

Atualmente, ao anoitecer do dia 31, as crianças saem às ruas batendo de porta em porta para o tradicional Trick or Treat (Doces ou Travessuras). Claro, que os moradores já estão com os doces preparados, fazendo a alegria deles. Porém, tem o mais importante: somente as casas decoradas e com luzes acessas são visitadas! Esse é o sinal de que o morador está disposto à brincadeira.

Saindo para o Trick or Treat de 2019 – Arquivo pessoal.

Halloween e a pandemia

Infelizmente esse ano devido ao Covid, a celebração do Halloween de porta em porta, está descartada. Dessa forma, já foi comunicado pelo governo da Irlanda que não é recomendada a saída das famílias para o tradicional Trick or Treat. Ainda mais que tivemos um aumento de casos, e assim o governo impôs para todos o país maior restrição de movimento até 1 de Dezembro.

Novo normal

As crianças aqui em casa ainda estão super ansiosas pelo Halloween. Minha filha já tem escolhida a fantasia dela e do irmão, mas eles também estavam na expectativa de sair na noite. Devido a situação atual ficaremos em casa. A casa está decorada e comemoraremos a data, que definitivamente será memorável.

Para mais textos sobre a Europa, clique aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Nati

Nati

Olá! Meu nome é Natalia, mas pode me chamar de Nati! Moro em Dublin na Irlanda desde 2013, sou casada e tenho dois filhos pequenos nascidos na Ilha Esmerada. Sou de São Paulo-Capital onde morei e construí uma vida por 34 anos; até largar tudo pra recomeçar no velho continente junto com meu marido. Se quiser saber mais como é viver por aqui em família, me acompanhe no instagram @natinairlanda

2 respostas

  1. Natalia muito obrigado usei seu relato para atribuir matérial ao meu trbalho de inglês, esse é o mais importante antes das provas muito obg. Deus abençoessua familia e felicidades!

    ps; relatos como o seu me fazem querer estudar mais para aumentar meu nivel de inglês e conhcer outros países MT obg!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 + 5 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.