Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça as habilidades transferíveis de quem mora no exterior

Última atualização do post:

habilidades transferíveis
Identificar habilidades é fundamental - Imagem: Canva

Com um mundo altamente interconectado, mais e mais pessoas estão optando por trabalhar no exterior. Embora morar em um país estrangeiro possa ser desafiador, um mundo de oportunidades valiosas de crescimento pessoal e profissional se apresentam para você.

Um dos benefícios mais significativos de trabalhar no exterior é, além da experiência internacional no currículo, o desenvolvimento de habilidades transferíveis, ou seja, aplicáveis a uma ampla gama de carreiras.

O que são habilidades transferíveis?

As habilidades transferíveis são aquelas desenvolvidas ao longo de uma profissão e de uma vida e que podem ser transportadas e utilizadas em diversas carreiras.

Quando se trata de mudanças de carreira ou retorno ao trabalho após uma pausa, ter habilidades transferíveis é absolutamente crucial. Essas habilidades podem desenvolver-se por meio de uma variedade de aprendizados e experiências, incluindo morar e trabalhar no exterior.

Sendo assim, os expatriados, em particular, geralmente possuem uma riqueza de habilidades transferíveis que podem ser aplicadas em muitas profissões. Desde a adaptabilidade e a comunicação à solução de problemas e gerenciamento de tempo, tais habilidades têm muita procura na economia globalizada de hoje. Seja você um recém-formado ou um profissional experiente, o desenvolvimento de habilidades transferíveis pode ser um fator-chave para alcançar o sucesso.

Morar no exterior

Morar no exterior pode ser uma experiência incrivelmente enriquecedora. Você não apenas experimenta novas culturas, estilos de vida e culinárias diferenciadas, mas também tem a oportunidade de desenvolver uma mentalidade global acompanhada de uma consciência intercultural. Como expatriado, você se torna mais flexível e adaptável. Ademais, aprende a navegar em território desconhecido e a se comunicar de forma eficaz com pessoas de diferentes origens.

habilidades transferíveis
Solidão, sentimento de muitos expats diante dos desafios no exterior – Imagem: Arquivo Pessoal

O expatriado é forçado a sair da sua zona de conforto. Além disso, você não está mais cercado por familiares e amigos, e isso torna a experiência de morar fora desafiadora, mas, ao mesmo tempo, recompensadora. O mundo se abre com uma perspectiva diferente à medida em que você se ajusta a um novo modo de vida. Você se torna mais consciente das diferenças e nuances culturais. E, sem dúvida, mais sensível às necessidades e interpretações do mundo dos outros.

Morar no exterior também permite que você desenvolva suas habilidades no idioma. Mesmo que você não seja fluente na língua local, inevitavelmente, aprenderá algumas frases e expressões úteis. Ou seja, isso pode ajudá-lo a se conectar com as pessoas em um nível mais profundo. Ao aprender o idioma, você também se torna mais sintonizado com a cultura e a história do país em que vive, o que pode aumentar ainda mais sua consciência intercultural e a suas chances de sucesso na vida profissional.

Habilidades transferíveis que os expats desenvolvem

Mentalidade Global – Consciência Intercultural – Tolerância

O expatriado se torna mais receptivo, adaptável e empático ao mergulhar em uma nova cultura. Passa a desenvolver um senso de empatia e compreensão em relação às pessoas de diferentes origens. Ou seja, ao aprender sobre diferentes culturas e costumes, deve apreciar a riqueza e a diversidade do mundo ao seu redor. Isso pode ajudá-lo a construir relacionamentos significativos, além de criar um network internacional.

Desenvolver uma mentalidade global auxilia na geração de análises, sejam elas quais forem, a partir de diferentes perspectivas e cenários. Assim, o seu entendimento e percepção de situações tanto profissionais quando pessoais é expandido e o indivíduo passa a navegar com estratégia no ambiente profissional.

Adaptabilidade – Flexibilidade – Comunicação

Os expatriados muitas vezes precisam atravessar diferenças culturais e barreiras linguísticas, o que requer um alto grau de adaptabilidade e flexibilidade. Estas habilidades, muito procuradas na economia globalizada, auxiliam-no a ingressar e ter sucesso em diversos ambientes de trabalho. Além disso, geralmente desenvolvem fortes habilidades de comunicação com pessoas de diferentes origens e sotaques.

Autoconfiança – Autonomia – Tomada de decisão e Resolução de Problemas

Viver e trabalhar no exterior também exige um alto grau de autoconfiança e independência. Em outras palavras, os expatriados devem aprender a percorrer ambientes desconhecidos e resolver problemas por conta própria, o que pode ajudá-los a desenvolver fortes habilidades de tomada de decisão e resolução de problemas. Essas habilidades podem ser inestimáveis ​​em diversas carreiras, desde negócios até educação, saúde e muito mais.

Gerenciamento do tempo e resiliência

Gerenciamento do tempo

Outra habilidade importante que os expatriados desenvolvem é a capacidade de administrar seu tempo de forma eficaz. Sem dúvida, viver em um país estrangeiro muitas vezes significa conciliar múltiplas responsabilidades, desde trabalho e estudos, até relacionamentos pessoais e atividades culturais.

Os expatriados aprendem a priorizar suas tarefas e gerenciar seus horários de forma eficiente, uma vez que o desafio de morar no exterior vem acompanhado de muitas facetas, principalmente no começo da vida como expatriado: burocracia com vistos, seguros de saúde, carteira de motorista, aulas de idiomas, cursos extra-curriculares para ingresso na comunidade local, procura de um novo emprego, conhecimento da região, diferença de fusos horários com o Brasil, etc.

O gerenciamento do tempo é uma habilidade significativa, pois auxilia no desempenho profissional, reduz o estresse e, além do mais, cria um equilíbrio entre carreira e vida pessoal.

Resiliência: lembre-se dos seus desafios e de como você os superou – Imagem: Canva

Resiliência

A resiliência, em termos gerais, é a capacidade de se recuperar após grandes desafios. Quem mora e trabalha no exterior geralmente desenvolve um forte senso de resiliência ao atravessar inúmeros obstáculos para se firmar num mundo competitivo e desconhecido. O expatriado continua seguindo em frente e passa a enxergar além dos seus problemas, visando um alvo maior a ser conquistado.

Caso uma oportunidade de morar ou trabalhar no exterior apareça para você, não a deixe passar e aproveite para se lançar pelo mundo, você irá adquirir uma nova percepção da vida e, de quebra, irá desenvolver e aprimorar habilidades essenciais para progredir na sua carreira profissional!

About The Author

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no X
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Compartilhe no Telegram
Compartilhe no WhatsApp
Picture of Piera Soderini

Piera Soderini

Paulistana, leonina, curiosa, expatriada e sempre em busca de novos aprendizados e novas aventuras. Após muitos anos vivendo em diferentes países (Austrália, Estados Unidos, Suíça e Alemanha) e com experiência profissional na área de Recursos Humanos, decidi fundar EXPAT ANIMA para ajudar aqueles que decidem morar longe de casa a atingir o potencial profissional no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − onze =

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.