Oie! Neste artigo gostaria de compartilhar um pouco sobre a educação escolar em Malta para residentes ou famílias que tendem a residir em Malta.
A primeira pergunta mais feita é: qual o idioma que meus filhos irão falar na escola? E ai vem a parte boa Malta possui dois idiomas oficiais o inglês e o maltês, por isso esta ilha é o destino ideal para intercâmbio.
Como funciona a educação escolar em Malta
A educação escolar em Malta funciona da seguinte forma: os malteses durante a gestação já escolhem a creche de seus filhos e programam com muita antecedência. O motivo é que algumas escolas tem lista de espera por serem tão cheias. E o governo sobre a aprovação do JOBSPLUS (parte do governo local que cuida dos direitos trabalhistas) libera gratuitamente a creche para os trabalhadores. Por esse motivo as creches são bem lotadas.
Você escolhe quando coloca seu filho, mas geralmente aos 3 meses são aceitos. Algumas abrem as 6h da manhã outras depois das 7h30 da manhã, mas depende muito da sua cidade local em Malta. Sendo assim é 100 % gratuito para ambos os pais que trabalham em período integral fechando entre 5h30 da tarde e 6h30 da noite no máximo.
Se optar apenas por um curto período, tipo duas vezes na semana apenas 4 horas por dia, é aceito também de forma privada. E a média de valor por hora é de 7,50 euros variando até 8 euros.
Eu coloquei meus filhos em uma creche privada desde que cheguei em Malta, o nome é Santa Cecília (Attard). Na época dos meu filhos também tinha em Tarxien (a escola de Tarxien mudou a direção). E nesta creche funcionava a partir de 2 anos de idade completos das 8h30 da manhã as 13h30 da tarde podendo acrescentar algumas horinhas extras. Nesta época eu pagava particular 450 euros a cada 3 meses, mas também era possível ser pelo esquema do governo.
Apartir de quantos anos se inicia a educação escolar em Malta
O ano escolar como Pre 1 inicia aos 3 anos de idade completos da criança pela escola governamental. E as crianças precisam ter completado 100% o desfralde, isso porque na escola eles irão aprender a irem sozinhos ao banheiro. E se caso acontecer de o xixi ou “número 2” escapar, eles irão te ligar para você ir trocar a criança ou levar-la para casa.
Para os malteses a matrícula e feita na própria escola, sem custo algum. Estrangeiros ou mesmo membros da união europeia devem se dirigir ao ministério da educação em Floriana e fazer a aplicação que será de acordo com a sua residência.
Pois lá mesmo também você pode apresentar os documentos e pedir a isenção dos taxas escolares. Caso não tenha esses documentos prontos o valor por trimestre e de +/- 265 euros por criança na escola primaria.
Quais os idiomas falado
Já a questão do idioma falado na escola varia muito se a criança já reside e fala o inglês. Pois só assim ela será colocada em sala de aula normal com as outras crianças. Caso o inglês não seja o idioma da criança, eles entram em uma sala apenas para estrangeiros como iniciante, preparando assim a criança para a classe normal.
Esse esquema foi implantado há alguns anos e não são todas as escolas que seguem. Isso por que algumas cidades em Malta não possui uma grande quantidade de estrangeiros.
Já a minha experiência com meus filhos na escola primaria do sul da ilha e ótima. Pois sempre falam em inglês, reuniões são traduzidas, recados, notas ou circulares sempre em dois idiomas.
Como é para crianças que precisam de ajuda
Para as crianças com autismo, ADHD entre outros que precisam de mais ajuda para focar também, é possível obter um LSA que nada mais é que uma professora extra para auxiliar seu filho durante as aulas. Claro que precisa seguir um passo a passo entre a escola + ministério de educação e o pediatra para obter essa professora extra que também é sem custo para os papais trabalhadores da ilha.
Lembrando que também é possível uma hora extra entre ás 7 da manhã ate 8h30 que quando inicia as aulas. E pós escola das 13h30 atá ás 18h da tarde que é chamado de Clube3-16, onde apenas o club será pago e custa 0,80 centavos euro por hora.
Claro que neste artigo estou mencionando a escola mais fácil e com custo baixo ou que pode ser gratuita. Mas aqui em Malta também tem escolas privadas onde será lecionado apenas em inglês. E também possui as escolas de igreja, onde o processo e a fila de espera é mais longa e demorada.
Lembrando que para os estrangeiros é lecionado o maltes. E eles irão aprender os dois idiomas locais. Você também pode optar por ensino religioso ou não, sendo assim eles organizam o calendário escolar das crianças respeitando a cultura, idioma e preferência religiosa da família.
No próximo artigo mencionarei o tempo escolar e como funciona o passo a passo na ilha. Também vou falar o do por que de ter dois idiomas nas escolas de Malta.
Beijos, Bru!
Leiam aqui outros textos da autora
Bruna Maier é uma mulher de força e determinação, mãe solo de três filhos e residente em Malta há mais de uma década. Ela é uma empreendedora de sucesso e fundadora da UBM Travel by Bruna Maier, a única agência de turismo brasileira licenciada pela MTA e Cadastur, atuando como representante oficial para visitas a Malta. Reconhecida pela sua expertise na indústria de turismo e intercâmbio, Bruna se destaca no mercado por sua dedicação e paixão por oferecer experiências únicas aos seus clientes.
Insta @Brunamaiermalta
Além de ser uma referência no turismo, Bruna desempenha papéis múltiplos como consultora, mentora, coach e terapeuta sistêmica. Sua missão é ajudar as pessoas a descobrirem seu potencial máximo, enfrentarem desafios e transformarem suas vidas pessoais e profissionais. Com uma carreira sólida e experiência adquirida em quatro continentes, Bruna oferece um serviço personalizado e de alta qualidade, focado no sucesso e bem-estar de seus clientes. Suas abordagens inovadoras e empáticas garantem que cada pessoa que se conecta com ela tenha uma jornada enriquecedora e inesquecível.
Respostas de 5
Muito obrigado por suas dicas! Estão ajudando muito eu e minha esposa a decidirmos ir ou não para Malta!
Que legal 🤩 feliz de mais por isso 👏
Estou ao dispor 🙏🙋♀️ Obrigada por seu comentário 🙏
Bom dia Bruna, li seu artigo e foi uma luz…me chamo José Henrique (turismologo) e estou contratado para uma empresa em Malta (mercado financeiro), estou residindo em Portugal, tenho dois filhos (8 anos e 7 meses), vontade de mudar é enorme, só estou preocupado com os filhotes… Se pudesse, poderíamos trocar maiores informações sobre a questão escolar?
Agradecimentos antecipado
Que maravilha, claro que posso lhe ajudar entre em contato por umas das minhas mídias , e lhe auxílio com prazer
Boa tarde Bruna!
Em outubro pretendo tirar esposa e os filhosde Portugal e mudarem para Malta. Vou em setembro. Temos cidadania portuguesa e começo a trabalhar no dia 5 de setembro
Minha dúvida em relação aos meus filhotes, digo o mais velho (Ernesto de 7 para 8 anos em setembro), a Aurora tem 7 meses…
O que eu preciso trazer (docs) da escola de Portugal para apresentar e matricular meu filho em Malta?
Dependendo do documento, tenho que levar traduzido e apostilado daqui de Portugal ou faço tudo aí? Quanto custaria aí em Malta a tradução e o apostilamento?
Meu filho ainda não fala inglês, como seria a recepção na escola? Algum acompanhamento/adaptação? Tem alguma escola específica que eu tenha que procurar?
Quais docs que eu tenho que levar traduzido e apostilado?
Certidão de nascimento das crianças
Carteira de vacinação das crianças
Certidão de casamento
Caso lembre de mais, por favor me indique…
Mas a minha maior preocupação é mesmo o filhote, se puder me dar uma luz nisso, agradeceria pra sempre!
Obrigado de todas as formas!