Afinal, é dia dos namorados ou São Valentim? Vem aí mais um dia 12 de junho, a data especial em que os brasileiros comemoram o amor, o dia dos namorados! Porém, quem mora fora do país pode ficar confuso com uma outra data parecida, o dia de São Valentim, em dia 14 de fevereiro. No artigo de hoje aprenda um pouco sobre as duas datas comemorativas e saiba porque não precisa escolher só uma para celebrar o amor. Confira!
Dia dos namorados ou São Valentim?
O amor está no ar! Chegou aquela época do ano em que há flores, corações e casais apaixonados em todos os lados, ou seja, o dia do amor! Mas espera, estamos falando de 12 de junho ou 14 de fevereiro?
Dependendo do lugar do mundo em que você esteja, o dia do amor é comemorado em datas diferentes. Embora tenham significados parecidos, o dia dos namorados e o dia de São Valentim não são a mesma coisa! Calma que a gente explica.
A origem do dia dos namorados
O dia dos namorados no Brasil é comemorado no dia 12 de junho desde 1948, quando um publicitário brasileiro decidiu fazer uma campanha especial. Nada de romantismo, apenas queriam aproveitar um mês sem feriados para a criação de uma data comercial e aumentar as vendas.
Já existia a tradição do dia de São Valentim nos países de língua inglesa, principalmente, mas no Brasil essa data, 14 de fevereiro, era totalmente abafada pelo carnaval.
Sendo assim, para o dia dos namorados, aproveitaram o dia 12 de junho: véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro dos católicos. Era perfeito!
Mesmo assim, seja lá qual for o motivo da criação da data, o dia dos namorados ganhou significado entre a população. Faz parte da cultura brasileira e é a data especial que namorados em todo o país se dedicam a presentear os seus amores românticos.
A origem do dia de São Valentim
Na Europa e nos Estados Unidos comemora-se o Valentine’s Day no dia 14 de fevereiro, e a origem vai bem mais além do século XX.
Acredita-se que a origem do dia de São Valentim remonte à Roma antiga, de festivais pagãos de fertilidade, mas também está ligada a um padre católico que celebrava casamentos secretos no século III.
Embora a origem não seja exata, sabe-se que um papa, no século V, proclamou que fosse celebrado no dia 14 de fevereiro, o Festival de São Valentim.
A partir do século XVIII na Inglaterra, os casais começaram uma tradição de, no dia de São Valentim, enviarem uns aos outros flores e cartões amorosos assinados como “do seu Valentim”. Inclusive hoje em dia a data é também celebrada por países de língua portuguesa, Portugal e Angola.
O Valentine’s Day é muito mais conhecido mundialmente e já foi representado em vários filmes de Hollywood, idealizando o amor, o feriado e os presentes.
Qual data devo comemorar?
Por que não comemorar os dois? O amor é uma coisa maravilhosa, e você pode e deve aproveitar cada momento com as pessoas queridas da sua vida.
Além do mais, o dia dos namorados e o dia de São Valentim são datas diferentes, ao contrário do que muita gente pensa.
Enquanto o dia dos namorados é dedicado exclusivamente aos casais e ao amor romântico, o dia de São Valentim celebra o amor entre um casal, amigos, irmãos, animais de estimação, etc.
Eu sou brasileira, amo datas comemorativas e moro em Portugal. Isso significa que aqui em casa temos o privilégio de comemorar o amor duas vezes por ano, além de todos os dias, é claro!
Portanto, entre o dia dos namorados ou São Valentim, escolha ambos! Amor nunca é demais. Por falar nisso, já disse “eu te amo” às pessoas especiais da sua vida hoje?
Leiam aqui outros textos da autora
Letícia Melo é uma redatora e gestora de conteúdo que em 2017 trocou Brasília por Portugal. Formada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Algarve e pós-graduanda em Saúde Mental pela PUC Minas, ela escreve sobre viagem e imigração e seus desafios. Leia seus trabalhos publicados em sites como o Diário de uma Expatriada, Euro Dicas, Viv Europe e muito mais.