Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dicas para volta às aulas sem estresse

Última atualização do post:

volta às aulas sem estresse
Diversas opções na escolha do material escolar - Imagem: Freepik

Ah, as férias de agosto! Tão desejadas, por vezes planejadas e quase sempre repletas de boas histórias – e também de um, ou outro estresse, não é mesmo? É um período de longo descanso e, apesar desta pausa e dos momentos off, a volta às aulas é sempre uma preocupação para os pais em qualquer lugar do mundo. Aqui na Europa, alguns países como: Alemanha, França e Holanda têm variações no calendário de férias, entretanto, em quase todo o continente, setembro é o mês oficial da volta às aulas com o início de um novo ano letivo.

Esse retorno, para alguns alunos, é a continuação de um ciclo, é hora de rever os amigos, partilhar suas aventuras e retomar a velha e conhecida rotina. Mas para outros, isso pode significar uma grande mudança: encarar o desafio de uma nova escola, sem rostos conhecidos e fora de seu país. Como será a adaptação? E a comunicação, será que vão conseguir se comunicar? Essas são algumas das muitas preocupações que os pais têm de encarar.

Então, como lidar com a volta às aulas sem estresse? Existe alguma forma de tornar a adaptação mais leve e acolhedora para os pequenos? Portanto, para retomar a rotina, de forma tranquila, com uma agenda com mais horários e compromissos, separei algumas dicas para ajudar pais e crianças.

O sono

Quando se tem mais atividades durante o dia e uma programação noturna, é normal que a rotina de sono das crianças mude um pouco durante as férias. Uma noite bem dormida melhora o humor, aumenta a disposição e a concentração para aprender. Então, para ajudar a entrar no ritmo, é importante fazer refeições leves, atividades relaxantes e, de preferência, evitar televisão e celulares antes de dormir.

Fardas e fatos

O cuidado com o uniforme ou a farda começa muito antes das aulas. O ideal é verificar o estado de conservação das peças, confirmar se o tamanho está adequado e se a quantidade de calças, blusas e calções é suficiente. Na hora de lavar e engomar, a atenção à indicação da etiqueta pode ajudar na durabilidade dos tecidos. Bem como, ciclos rápidos na máquina danificam menos as peças e economizam água e energia.

A lancheira

Preparar refeições saudáveis é mais um desafio, principalmente para os pais com agendas apertadas. Além disso, é possível montar uma lancheira equilibrada sem gastar muito tempo. O que escolher? Sumos naturais e integrais em caixinha, pães não industrializados, patês de frango ou ricota, frutas picadas e também legumes como tomate-cereja e cenouras baby.

Material escolar

Já preparou a lista com o material que precisa comprar na volta às aulas? Em primeiro lugar, antes de ir às compras, reserve um tempo para checar se o que sobrou do ano anterior pode ser reaproveitado. Em seguida, pesquise em três lugares ou sites de sua confiança, compare os preços e escolha o melhor custo-benefício. Segue uma lista com alguns dos artigos indispensáveis para o primeiro ciclo:

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Afia com reservatório;
  • Esferográficas: azul, vermelha, preta e verde;
  • Régua e compasso;
  • Cadernos de caligrafia e pautado;
  • Tesoura sem ponta;
  • Cola de tubo;
  • Estojo e mochila

Além disso, há ainda outros materiais que serão necessários para as aulas de música e educação física.

#santadica

  • Não deixe as compras para a última hora, geralmente, isso implica em um gasto maior.
  • Estabeleça um orçamento realista, evite os excessos e as compras por impulso.
  • Use etiquetas com o nome da criança para identificar todo o material, assim evita perdas e trocas.
  • Tenha um espaço na casa onde os filhos possam fazer as tarefas . Isso os ajuda a manter o foco nos estudos. Basta uma mesa ou bancada com um assento confortável, um quadro para notas, boa iluminação e circulação de ar.
volta às aulas sem estresse
Pausa para o alongamento e um lanche saudável – Imagem: Freepik

Cantinho do estudo

Com um canto especial para estudos, é hora de organizar a rotina escolar. Separe o material que irá precisar e deixe tudo à vista. Use pastas para guardar provas e trabalhos impressos. Não deixe o conteúdo acumular e tenha um cronograma de estudos. Estude a aula do dia, isso ajuda a fixar o conteúdo e, se ao final houver alguma dúvida, procure resolvê-la o quanto antes.

Fazer pausas com intervalos de 10 a 15 minutos para descansar é importante para refrescar a cabeça. Então, aproveite este momento para ir à casa de banho, tomar água, respirar fundo e alongar.

Para não perder o prazo de compromissos e tarefas, tenha uma agenda ou calendário. Ferramentas como evernote, bullet journal e google calendar podem ser muito úteis. Use a tecnologia a seu favor, mas cuidado com as distrações na hora de navegar na net. Em meio às obrigações escolares, reservar um tempo para o lazer e atividades que trazem alegria será importante para manter o equilíbrio.

A organização pode ser uma aliada para pais e filhos e, eu desejo que estas dicas ajudem para um regresso mais tranquilo às aulas. Conte comigo para organizar um ambiente ou a casa toda.

Um beijo, Aline

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Aline Ceron

Aline Ceron

Sou Aline Ceron, Personal Organizer e Co-autora. Sou paulista e vivo em Portugal desde 2021 com meu marido e nossa cachorrinha Molly. Amo viajar, pedalar, reunir os amigos ao redor da mesa, conhecer novos lugares e pessoas.  Como empreendedora,  eu melhoro vidas através de organização, com leveza e soluções personalizadas .  Para mais conteúdo, me siga também no Instagram: @alineceron.eu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − um =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.