Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Easter Rising, o renascimento da Irlanda.

Última atualização do post:

Dublin GPO. Foto: Gabriel Ramos/Unsplash.
Dublin GPO. Foto: Gabriel Ramos/Unsplash.

A Páscoa para a Irlanda tem um significado mais do que religioso, pois é também o marco do início da independência do país.

A Revolta da Páscoa ou Easter Rising, foi a mais importante revolta da Irlanda, onde em 1916 militantes republicanos irlandeses se organizaram para que o país se tornasse independente da Grã-Bretanha.

“Nós mesmos”

A Irlanda nunca esteve contente em estar sob domínio da Grã-Bretanha, que vinha desde do século XVII e vez ou outra tensões sempre aconteciam. Nomes importantes e influentes da Irlanda sempre estavam unidos e mobilizados em prol do país.

Os Voluntários Irlandeses (em irlandês: Óglaigh na hÉireann) foi uma organização militar criada em 1913 por nacionalistas irlandeses. O principal objetivo era “para garantir e manter os direitos e liberdades comuns a todo o povo da Irlanda”.

O partido “Sinn Feinn” (Nós mesmos) é um importante partido político criado em 1905 que existe até hoje. Pois ele surgiu da Liga Gaélica que visava restabelecer a língua e cultura irlandesa. Fonte: E-Dublin. O partido não participou da rebelião, mas foi decisivo mais tarde no reconhecimento da independência. Fonte: The Irish History

A primeira guerra foi um incentivo

Enquanto as tropas militares britânicas juntamente, com muitos irlandeses, estavam ocupadas na guerra que iniciou em 1914, os nascionalistas irlandeses viram a oportunidade que precisavam para organizar e iniciar uma rebelião.

Mas a Irlanda não tinha armamento para lutar numa batalha. Então assim um importante integrante da Liga Gaélica foi até a Alemanha convidar o governo alemão para aliar forças contra a Grã-Bretanha (também inimiga) através do fornecimento de armamento e munições. Fonte: E-Dublin

Leiam esse artigo também: mudar para a Irlanda

O tiro que saiu pela culatra

O enorme armamento estava sendo encaminhado para a Irlanda pelo país alemão, a fim de munir os militantes na rebelião contra a Grã-Bretanha conforme planejado. Mas o plano foi descoberto pelos britânicos antes mesmo do desembarque, que deveria ter sido feito na sexta feira santa dia 21 de Abril de 1916.

Mesmo assim a rebelião se iniciou em frente do GPO (General Post Office – Posto Central dos Correios atualmente) na segunda pós Páscoa dia 24 Abril de 1916, com a proclamação provisória da República Irlandesa lida por Patrick Pearse um dos principais lideres do movimento, seguido por James Connolly comandante militar.

Juntamente com cerca de 1.000 homens, na maioria civis, os principais prédios no centro de Dublin, começaram a ser ocupados.

Fonte: The Irish History e Wikipedia.

easter rising renascimento da Irlanda
GPO atualmente -Créditos: Michael Francis Redmond Fonte: Pexels

Seis dias de conflito

O primeiro dia da rebelião não foi tão intenso. Já que haviam poucos soldados britânicos, uma vez que eles não imaginavam o que estava pra acontecer.

Mas no segundo dia uma tropa de cerca de 4.500 homens e artilharia chegou com a real intenção de interromper a rebelião.

A cada dia a rebelião se tornava mais intensa. No último dia cerca de 1.600 rebeldes irlandeses lutavam contra cerca de 20 mil soldados britânicos que acupavam a cidade de Dublin.

Fonte: E-Dublin

O resultado

Ao término da batalha muitas vidas tinham sido perdidas e muitas pessoas acabaram sendo presas, incluindo 16 líderes do movimento, que sob ordem do comandante chef-britânico Sir John Maxwell, foram levados a corte e fuzilados. Aliás o primeiro deles foi Patrick Pearse em 03 de Maio de 1916 no Kilmainham Gaol.

easter rising renascimento da Irlanda
Kilmainham Gaol, prisão e local das execuções. Créditos: Yoav Aziz – Fonte: Unsplash.

Diversas partes da cidade de Dublin ficaram em ruínas. O GPO foi quase praticamente destruído, restando apenas as paredes e colunas da parte frontal, onde ainda hoje estão as marcas de balas do conflito. Por isso toda a lateral, a parte interna e superior do prédio tiveram que ser reconstruídas.

Apesar de tudo, toda essa batalha não gerou a príncipio tanto apoio popular à independência, mas combinado com outros fatores que já vinham desgastando a relação com a Grã-Bretanha, o partido Sinn Fein ganhou força popular e retirou-se do Parlamento de Westminster para criar um irlandês.

Então após eleições o partido finalmente declarou proclamação da República da Irlanda em janeiro de 1919 e se iniciava uma nova batalha, a Guerra da Independência da Irlanda, entre o Exército Republicano Irlandês (IRA) e o Exército Britânico, de 1919 a 1921.

Para os irlandeses a Revolta da Páscoa ou Easter Rising é o renascimento da Irlanda.

Leiam aqui outros textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Nati

Nati

Olá! Meu nome é Natalia, mas pode me chamar de Nati! Moro em Dublin na Irlanda desde 2013, sou casada e tenho dois filhos pequenos nascidos na Ilha Esmerada. Sou de São Paulo-Capital onde morei e construí uma vida por 34 anos; até largar tudo pra recomeçar no velho continente junto com meu marido. Se quiser saber mais como é viver por aqui em família, me acompanhe no instagram @natinairlanda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.