Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Entrevista com Veronika Eleutério – Clube literário Dubrasil

Última atualização do post:

Clube literário Dubrasil

Conheci a Veronika Topic Eleutério fundadora do Clube Literário Dubrasil através de uma amiga comum, e foi um divisor de águas na minha vida! Muito provavelmente por ser esta a segunda vez que moro em Dubai, e pelo meu momento de vida, mais do que circular pela cidade o que eu precisava mesmo era alimentar minha alma, expandir minhas reflexões e entender cada vez mais o mundo em que vivemos.

Se você já se sentiu assim em algum momento de sua vida de expatriada com certeza vai amar conhecer a nossa entrevistada! Ela, a Veronika, é uma pessoa que te leva através da leitura e dos encontros éticos, livres e democráticos que sabiamente coordena, a melhorar o auto conhecimento e a encontrar um lugar mais leve para se estar.

Boa leitura!

Encontros literários em Dubai. À esquerda foto com Ziauddin Yousafzai (pai da Malala) e à direita com o escritor Jo Nesbo. (Arquivo pessoal)

IA- Como você apresentaria a Veronika Topic Eleutério as leitoras do blog Diário de uma Expatriada?

Eu me apresentaria como uma pessoa apaixonada por livros, por neurociência e psicanálise. Ávida por aprender com os livros, que me mudam a cada página lida. Considero eles meu maior tesouro.


IA- Poderia nos contar um pouco mais sobre você e sua trajetória de vida?

Sobre mim, sou filha de imigrantes húngaros, que ao chegarem ao Brasil de navio em 1947, souberam que todos os objetos de valor que trouxeram foram roubados. A única coisa que restou foram os livros, patrimônio este que ficou conosco até 2016, depois este acervo foi doado para a comunidade húngara de São Paulo, uma relíquia já que muitos foram queimados por Hitler na segunda guerra. Os livros tem lugar sagrado na família. Cresci no meio deles e os valores de meus pais sempre foram o conhecimento, meu pai sempre me comprava livros, revistas e tudo que fizesse uma criança despertar e ser curiosa. Fiz psicologia por curiosidade em entender as peculiaridades complexas do ser humano. Sempre fui muito observadora e ativa, e os livros sempre tornavam meu mundo interior mais rico e cheio de emoções.

IA- Como e quando surgiu a ideia de criar o Clube Literário Dubrasil?

Dos 20 aos 30 anos infelizmente fiquei focada na carreira e parei de ler livros, o trabalho tomava todo meu tempo. Comecei a estudar inglês e minha professora , uma leitora ávida tinha um book club, que iniciou no ano de 2000. Comecei novamente a ler e não parei mais. Confesso que é muito importante ter alguém que te incentive a ler , te desperte. Eu estava no piloto automático e Laura me tirou da cegueira. Até hoje sou grata pelo convite e empurrão. Eu não seria a pessoa de hoje sem estes livros.

Me mudei para Dubai em 2014 e tive muito tempo para leitura, trouxe do Brasil uma biblioteca vasta e maravilhosa. Encontrei uma amiga que também gostava do mesmo tipo de leitura e passamos a conversar, ler e instigar uma a outra. Assim que estava mais inserida fui percebendo que seria bacana a gente criar um clube do livro de expatriadas, e pensei na hipótese da gente ler os escritores de nossa região, que é riquíssima em culturas tão diferentes e diversas. Aos poucos fomos encontrando pessoas e em 2015 fundamos o Clube Literário Dubrasil.


IA- Qual o propósito do Clube Literário Dubrasil e qual a sua dinâmica?

Nosso foco e propósito é literalmente ler para calçar os sapatos do outro, entender as culturas, quebrar paradigmas, preconceitos. Acabamos deixando de lado best sellers, livros de entretenimento, e focamos em leituras diversas, porém que achamos ser relevantes. O grupo tem integrantes de diversas profissões , backgrounds e isso enriquece as discussões. Todas trazem muito aprendizado e as nossa reuniões são muito terapêuticas.

Encontro mensal do Clube Literário Dubrasil . (Arquivo pessoal )

IA- Como você avalia a importância do clube do livro para seus membros e para a comunidade brasileira em geral?

Acho que o hábito de leitura na população brasileira é uma das mais baixas no mundo por diversas razões. O objetivo do clube nos Emirados Árabes é estimular a leitura e conhecer as culturas . Lemos livros sobre os povos árabes, indianos, chineses, russos, livros clássicos, contemporâneos e clássicos brasileiros, livros com enfoque político, distopias e assuntos relevantes para o grupo.

Leia também: Clube do Livro para expatriadas: o universo literário em suas mãos


IA- E para a mulher expatriada em especial qual a relevância do book club ?

A expatriada pode se beneficiar com a dinâmica de sair da zona de conforto, o grupo te força a ler coisas que você jamais leria e que ao final se torna um divisor de águas na sua vida. Sempre acontece comigo. Vários livros eu nunca nem passaria perto, acabam fazendo parte do cronograma (o grupo escolhe os livros do ano via sorteio).


IA- Desde a criação do Clube Literário Dubrasil até hoje o que faz “teu olho brilhar”?

Me faz” brilhar o olho” o fato do que aprendo com minhas amigas e com os autores. É fascinante perceber que por muitas vezes eu estava equivocada e esse novo aprendizado me tirou da cegueira, ou me trouxe um outro olhar .


IA- Agora aquela pergunta clássica para quem ama ler: qual o livro que fez a Veronika ser mais Veronika?

Pergunta difícil, são muitos… mas posso dizer que na infância foram os clássicos, irmãos Grimm, contos de fadas, já na adolescência devorei Edgar Alan Poe, Milan Kundera e coleção Vagalume.
Na vida adulta tenho cinco autores que são meus amados: José Saramago, Tolstoy, Mia Couto, Gabriel Garcia Márquez e Raduan Nassar.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Iarema Araújo H.

Iarema Araújo H.

Brasileira de alma e nascimento. Casada com Guillermo Henderson, uruguaio e meu parceiro de vida. Três filhos adultos e um netinho, minha filha Patrícia e mãe do Magnus na Suíça, Santiago no Canadá e Mathias em Dubai. Sou graduada em Sociologia e Direito pela PUCRS. Meu mantra é " Vida Linda e Abençoada ! "

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

six + four =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.