Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Estátua em comemoração aos 60 anos da princesa Diana

Última atualização do post:

Estátua da princesa Diana
Estátua da princesa Diana no parque Sunken Garden - arquivo pessoal

No dia 1 de julho foi inaugurada a nova estátua da Princesa Diana em sua homenagem. No dia do seu aniversário de 60 anos se estivesse viva. O Príncipe William e o Príncipe Harry” queriam que as pessoas pensassem na mulher que conheciam como mãe … alguém que tinha um toque especial com as crianças”. Assim as pessoas podem apreciar o que seus filhos, o Príncipe William e o Príncipe Harry, por meio do escultor Ian Rank-Broadley, estavam tentando demonstrar. 

Cerimônia em Londres

Em uma breve cerimônia em Londres, os príncipes William e Harry fizeram uma pausa em sua tão divulgada briga de irmãos e rivalidade familiar para inaugurar uma estátua de sua falecida mãe, a princesa Diana de Gales, ou também como ficou conhecida a Princesa do Povo. E, como parte do curso de quase todas as obras de arte públicas, os críticos já apontaram as falhas do monumento. Feita pelo escultor britânico Ian Rank-Broadley, a estátua gigantesca mostra a amada princesa cercada por três crianças anônimas.

Os jardins foram encerrados durante o dia para a inauguração, mas agora o público poderá visitar e ver o novo monumento. Mas muitos já recorreram ao Twitter para reclamar que a representação da ex-princesa de Gales não se parecia em nada com Diana. No Twitter você encontrava comentários como esses abaixo:

Um escreveu: “Não estou muito impressionado com a estátua. Não se parece muito com ela.” Um segundo acrescentou: “A estátua de Diana realmente não se parece muito com ela, não é?” – Um terceiro concordou: “Não sou fã. Não se parece com ela e, embora os príncipes tenham querido retratar seu trabalho humanitário, eles não tiveram sucesso com essas crianças.” – Um quarto disse: “Eu sou o único que acha que a estátua da princesa Diana não se parece realmente com ela? Onde está seu sorriso caloroso?”

E mais um acrescentou: “Vamos ser brutalmente honestos – esta estátua não se parece em nada com Diana, Princesa de Gales, que era muito mais suave e bonita.”

Estátua da princesa Diana

Durante uma breve cerimônia, com os irmãos de Diana assistindo, William e Harry puxaram um pano verde que cobria a estátua, que lembrará os visitantes de sua antiga casa no Palácio de Kensington, depois da Rainha Victoria, a Diana foi a moradora mais famosa. A figura da princesa está rodeada por três crianças e retrata Diana, com cabelos curtos cortados, nos últimos anos de sua vida. 

Suas mãos estão apoiadas sobre os ombros de um menino e uma menina em primeiro plano, com a menina segurando a mão da princesa com uma expressão emocional no rosto. Mas a terceira criança ao fundo está parcialmente obscurecida pelas outras figuras e dificilmente pode ser vista de uma vista frontal, ou de uma das laterais. “Todos os dias, gostaríamos que ela ainda estivesse conosco e esperamos que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo de sua vida e de seu legado”, disse o príncipe William no Sunken Garden do Palácio de Kensington, onde a estátua pode ser vista, mas não de tão perto. 

A estátua da princesa está localizada em uma parte do Sunken Garden. Onde ela costumava e adorava terminar sua corrida matinal com um passeio e uma boa conversa com os jardineiros que trabalhavam mantendo o jardim lindo para ela e os visitantes que mais tarde ali chegariam e chegam até nos dias de hoje. Ela adorava perguntar sobre as plantas que eram postas ali.

Estátua da princesa Diana
Estátua da princesa Diana – arquivo pessoal

O legado da estátua

Os príncipes queriam que as pessoas pensassem na mulher que conheciam como mãe. Mas também como alguém que tinha um toque especial com os filhos e que fazia de tudo por eles. Ela, de sua maneira, tentou proporcionar a eles uma vida o mais próximo do normal possível. Então esse é claramente o legado que eles tinham em mente ao ajudar a criar mais um memorial. 

O correspondente Simon Perry disse, “inicialmente evocou a imagem de Diana no jardim de infância. A impressionante fotografia tirada antes dela ficar noiva do príncipe Charles, com crianças pequenas ao seu redor em um jardim ensolarado”.

Mas é claro que existem muitas fotos de Diana. Fotos tiradas com seus filhos ou com crianças que ela conheceu em suas viagens pelo mundo ou pelo Reino Unido.

A escultura é, de fato, baseada mais tarde em sua vida. A coleção de crianças reunidas ao seu redor, é algo que abrange todos os 16 anos de sua vida pública, um fato que William e Harry quiseram mostrar. Além disso, o menino que aparece atrás dela não é por acaso, o artista queria refletir um pouco da travessura que seus meninos adoravam.  Muitas pessoas disseram que não parece com a princesa. Conseguir que isso acontecesse exatamente seria algo quase impossível de realizar. 

Princesa Diana
a estátua gigantesca mostra a amada princesa Diana cercada por três crianças anônimas. – arquivo pessoal

Visitar a estátua da princesa Diana

Com cerca de 2,5 metros de altura, a estátua pode ser vista pelas pessoas que caminham pelo Cradle Walk de todos os pontos de vista. Infelizmente para os visitantes, você não pode chegar perto dela. Pois o ponto mais próximo fica a cerca de 3 metros da estátua, onde há um portão.

Mas sua posição em uma das extremidades do jardim cria um lugar tranquilo para ela e possibilita ser vista por todos, de ângulos diferentes, evitando agrupamentos de pessoa ao redor da estátua e não deixando as pessoas apreciarem a escultura.

Mas sendo vista ou não com perfeição, a estátua atrai centenas de turistas e curiosos, que chegam a fazer fila para tirar fotos nos melhores ângulos.

Leiam aqui outros textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Kelse

Kelse

Foi para Londres com intuito de aprender inglês. Tem o Certificado de Proficiency em língua inglesa pela Universidade de Cambridge. Voltou ao Brasil e trabalhou como professora de inglês em Goiânia e também na agência de turismo Ellystur. Voltou para Londres em 2015 e começou a trabalhar como guia de turismo. Juntou o útil ao agradável: a história inglesa e o amor por ensinar. Tem um verdadeiro amor pela profissão em Londres e sente o maior prazer em contar as histórias e mostrar a cidade às pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × cinco =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.