Em Portugal, assim como em outros países, tem dois tipos de feriados: os feriados obrigatórios e os facultativos/regionais. Por isso vou deixar aqui quais são esses feriados e algumas sugestões para organizar suas férias, viagens ou algum passeio por Portugal ou países vizinhos, com maior antecedência ou mesmo aproveitar o final de semana prolongado no país.
Feriados obrigatórios em 2023 em Portugal
1 de janeiro – Ano Novo
7 de abril – Sexta feira Santa
9 de abril – Domingo de Páscoa
25 de abril – Dia da Liberdade
1 de maio – Dia do Trabalhador
8 de junho – Corpo de Deus
10 de junho – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
15 de agosto – Dia de Assunção da Nossa Senhora
5 de outubro – Implantação da República
1 de novembro – Dia de Todos os Santos
1 de dezembro – Dia da Restauração da Independência
8 de dezembro – Dia da Imaculada Conceição
25 de dezembro – Dia de Natal
Feriados em Portugal: facultativos ou municipais em 2023
Além dos feriados facultativos, como é o caso do Carnaval, existem também os feriados municipais, mas que variam conforme o município. Por exemplo, em Sintra é feriado em 29 de junho quando se celebra o dia de São Pedro, mas os habitantes de Lisboa não têm direito a este dia, por isso trabalham normalmente.
Por outro lado, o feriado de 13 de junho, dia de Santo Antônio, é celebrado em Lisboa, conhecido como os Santos Populares. Certamente, você vai ver quadras para os manjericos em verso, música e ainda o desfile das Marchas Populares que saem nas ruas.
21 de fevereiro – Carnaval
Feriados Municipais – É possível consultar uma lista dos feriados municipais em Portugal para que possa anotar na sua agenda, além do dia 21 o que poderá prolongar o seus dias de descanso, de acordo com o seu município.
Em 2023, dos 13 feriados obrigatórios 10 serão em dias úteis
Que são:
7 de abril – sexta-feira
25 de abril – terça-feira
1 de maio – segunda-feira
8 de junho – quinta-feira
15 de agosto – terça-feira
5 de outubro – quinta-feira
1 de novembro – quarta-feira
1 de dezembro – sexta-feira
8 de dezembro- sexta-feira
25 de dezembro – segunda-feira
Nesses dias você poderá então organizar algumas escapadinhas de três dias para descansar e aproveitar. Poderá usufruir de um final de semana prolongado como esses:
18 a 21 de fevereiro (sábado a terça-feira)
7 a 9 de abril (sexta-feira a domingo)
29 de abril a 1 de maio (sábado a segunda-feira)
8 a 11 de junho (quinta-feira a domingo)
12 a 15 de agosto (sábado a terça-feira)
5 a 8 de outubro (quinta-feira a domingo)
1 a 3 de dezembro (sexta-feira a domingo)
8 a 10 de dezembro (sexta-feira a domingo)
Como posso ganhar dias a mais de férias aproveitando os feriados?
Quando for escolher os dias de férias é legal olhar o calendário. Se tem feriados na data escolhida você já pode se organizar. Assim você poderá ganhar mais alguns dias se escolher as férias de modo que volte no dia da data do feriado ou depois dele, já que em muitas empresas são considerados somente os dias úteis como férias.
Então vamos supor que você tenha 22 dias úteis de férias e que a tua empresa não impõe qualquer limite de uso de pontes e feriados. Nesse caso deixo aqui estão algumas sugestões de datas para você pedir férias:
Sugestão 1
24 de abril a 7 de maio – serão duas semanas de férias onde vai ganhar 2 feriados.
Contagem final: apenas 8 dias úteis
Sugestão de lugares:
- Essa é uma data ideal para ir a Malta que é o destino de verão da Europa e que tem mais dias de sol por ano, além do melhor custo benefício;
- Aproveitar as férias da escola das crianças para ir ao Brasil fora de alta temporada e aproveitar os valores tarifários menores;
- Conhecer os campos de tulipas na Holanda;
- Desbravar os desertos e dunas da Tunísia ou se encantar pelo Marrocos.
Sugestão 2
5 a 18 de junho – serão duas semanas de férias onde ganhará 2 dias de feriado (ou ainda se trabalhar em Lisboa, vai pegar o feriado de Santo Antônio, mais conhecido como os Santos Populares).
Contagem final: apenas 8 dias úteis
Sugestão de lugares:
- Conhecer a Grécia antes da alta temporada, que são os meses de verão, pois na alta temporada enche de turistas;
- Pode também aproveitar os dias mais longos da Islândia;
- Curtir o verão de Paris que começa em 20 de março e vai até 20 de junho, onde as árvores ficam floridas, os dias são longos e não escurece antes de nove horas da noite. Os parques ficam abertos até bem tarde. Além disso há centenas de eventos à céu aberto;
- Se aventurar e sentir adrenalina no Europa-Park na cidade de Rust na Alemanha, aliás ele foi considerado como o “Melhor Parque de Diversões do Mundo” e acaba sendo uma viagem bem mais econômica que o concorrente francês;
- Viajar pela Itália ou suas belas ilhas como Sardenha ou ainda testemunhar outros modos de vida das populações nômadas da Mongólia.
Sugestão 3
27 de novembro a 10 de dezembro – serão duas semanas de férias onde vai ganhar 2 dias de feriado.
Contagem final: apenas 8 dias úteis
Sugestão do que fazer:
- Pegar o último bronzeado do ano nas ilhas Maldivas;
- Aventurar-se por Zanzibar;
- Passear pela elegante Londres ou ir aproveitar o verão da Austrália.
Aproveite para se organizar
Se seguir essas dicas já pode aproveitar agora para se organizar e ficar de olho nas ofertas para comprar passagens aéreas e hospedagens com valores promocionais.
Além disso, seguindo algumas destas sugestões de datas pode ainda aumentar o número dos seus dias de férias para 24 dias ao contar com os 2 feriados em dias úteis.
Então, o maior luxo da vida é viajar e eternizar bons momentos, invista em você com sabedoria. Planeje os bons momentos e melhores eventos, deixe o resto com a vida que ela vai se encarregar de se encaixar em tudo aquilo que você desejar e planejar com toda sua emoção.
Enfim, espero que tenha gostado dessas dicas de como aproveitar os feriados de 2023 em Portugal e por aí. Se ficou alguma dúvida pode perguntar que reponderei.
Casada há 21 anos, 39 anos, Mãe da Zoe (5 anos) e do Hiram (9 anos). Ex bancária, formada em Contabilidade, ex-sócia e proprietária da empresa Brazil Country Boots, fui por 3 anos Travell Planer na agência de viagem hm miles and tour e atualmente estou em transição de carreira em Dublin na Irlanda.
Com experiência e memórias de 5 países onde morei e tenho na bagagem: Itália, Inglaterra, Austrália, Portugal e atualmente Irlanda. Venho compartilhar com vocês experiências de mãe para mãe e a vida de uma expatriada pelo mundo.