
São João no Canadá ?
Esse foi o primeiro festival do qual participei ao chegar no Canadá. Fiquei realmente empolgada, em ver a animação e participação da população, nesta data, 24 de junho. O sentimento que tomou conta do meu coração, foi como se eu estivesse no Brasil, um povo unido, e a alegria estava no ar.
O grande dia se aproximava e era possível ver por toda a cidade a montagem de barracas, o palco para os artistas regionais, decoração com bandeirinhas, camisetas e chapéus estilo cowboy. Tudo lindamente decorado de branco e azul. A cor de Quebec !
Mas, foi aí que veio a confusão, para esta recém chegada, à terra do Maple Syrup. Nas rádios, televisão, nos jornais e em todos os meios de comunicação ora ouvia-se falar em Fête de la Saint-Jean-Baptiste, ora la Fête nationale du Québec.
Politica e Religião
Afinal, era o Feriado de São João (Fête de la Saint-Jean-Baptiste) ou o Feriado Nacional de Quebec (La Fête nationale du Québec)? Na verdade são dois em um. Em 1977, o Feriado Nacional de Quebec foi oficialmente renomeado e é portanto mais conhecido pelo nome de Fête de la Saint-Jean-Baptiste (Feriado de São João Batista).
Por outro lado, as origens do Feriado Nacional, remontam a tempos imemoriais, quando as pessoas celebravam o solstício de verão. Essa importante data, marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte.
Na antiguidade, diversos povos, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais, em que pediam fartura nas colheitas. Daí veio a utilização da fogueira.
O costume deste festival pagão era que uma grande fogueira fosse acesa para simbolizar a luz que estava no auge. Na Europa, principalmente na França, de onde cerca de 80% da população do Quebec é descendente, associaram a esta festa, João, primo de Jesus, apelidado de “o Batista”, tendo sido este que realizou, o batizado de Cristo. Assim, fizeram a ligação entre a luz e São João Batista.
Também é uma celebração política (do movimento soberanista do Quebec). Em 1969, ocorreu o reconhecimento e a oficialização da língua francesa no Quebec. O que o difere das outras províncias, que utilizam o idioma inglês. Posteriormente, onze anos depois, ocorreu um plebiscito para ocorrer o separatismo do Quebec, porém a maioria da população votou contra.
A persistência do povo francófono
Voltando um pouco no passado, em 1834, Ludger Duvernay decide organizar um grande banquete e lança a idéia de criar uma sociedade patriótica, a Société Saint-Jean-Baptiste, não apenas em Quebec, mas também em Ontário. O objetivo era criar uma ocasião em que todos aqueles que falam francês, possam comemorar seu pertencimento ao Canadá francês.
E mesmo nos nossos dias, nessas celebrações, há discursos patrióticos sobre a experiência dos canadenses franceses, o que chamamos de sobrevivência, o fato de ainda conseguirem falar francês, mesmo que vivem em um ambiente que por vezes é hostil a presença de falantes de francês.
Desfile de São João
Segundo o historiador Marcel Martel, este feriado ainda não é uma celebração puramente nacionalista, ainda há o aspecto religioso. Os quebequenses fazem as duas coisas, misturam tudo. Afinal, 24 de junho é a festa de João Batista, o precursor de Cristo.
Há algumas poucas décadas, aconteciam muitos desfiles desta grande celebração. No último carro alegórico, costumava-se ter a ovelha e o menino de cabelos encaracolados. Ele segurava uma cruz em uma mão e na outra acariciava as ovelhas.
O que isso quer dizer ?
Historicamente, João Batista era acompanhado por suas ovelhas. As ovelhas são, portanto, um símbolo desta celebração.
Nos dias atuais, esses desfiles não são mais muito vistos. E ao questionar os próprios cidadãos do Quebec, estes não sabem explicar o porquê estes desfiles não acontecem mais. Uma parte da tradição que se perdeu ao longo dos anos.
Como será o Feriado em 2020 ?
A grande equipe do Feriado Nacional de Quebec, anunciou que este ano de 2020, devido a pandemia que o mundo está encarando e lutando para disseminar o virus, o tema da edição 2020 será UNIDOS! Que em francês é UNIS.
Para esta 186ª edição, o Feriado Nacional teve que se adaptar a muitas mudanças no contexto da atual situação à qual vivemos. O Feriado Nacional, é um grande orgulho para cidadãos do Quebec que, a cada ano, mais de 2,5 milhões de habitantes, se reúnem em diversos locais da província. Um orgulho nacional que não evapora, mesmo nos momentos mais difíceis.
O orgulho deste ano, é em apoiar todo os profissionais dos serviços essenciais (enfermeiras, médicos, policiais e tantos outros), porque atualmente no coração desta crise, estamos UNIDOS.

Os materiais oficiais de divulgação do Feriado Nacional, portanto, representam duas pessoas, à dois metros de distância, que olham com a esperança e a solidariedade em relação ao futuro, sob esse arco-íris que retrata tão bem esse momento histórico vivido.
E que este seja um marco, para que vivamos de alguma maneira, um mundo melhor depois da pandemia. Que possamos valorizar a nossa liberdade de ir e vir, de abraçar, de conversar, de viajar, de se ajudar acima de tudo. Afinal, essa é a mensagem que Jesus nos deixou amar ao próximo como a ti mesmo.
Feliz Feriado de São João Batista ! E viva o Quebec !
Para mais textos sobre o Canadá, clique aqui.
About The Author
Kelly Silva
Brasileira, paulistana, secretária executiva – com ênfase em administração hospitalar, esposa de um canadense, mãe de um menino e influenciadora fitness. Adoro fotografia, arquitetura, decoração, história, dançar, praticar esportes e bater papo tomando um drink. Cheguei ao Canadá em 2014 para uma visita e desde então criei raízes aqui.