Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Finlândia, a terra das saunas

Última atualização do post:

Sauna Tradição na Finlândia
Imagen de Ulrike Leone en Pixabay

Sempre que me pedem um roteiro do que fazer por aqui, incluo uma visita à sauna. Final do semestre passado, pedi que meus alunos de espanhol escrevessem um e-mail a um amigo que estivesse vindo visitá-los. No e-mail precisavam contar o que tinham planejado para os dias que passariam juntos e como iriam apresentar a Finlândia a esse amigo.

Os planos variavam, alguns incluíam alguma festa, outros, apenas passeios em contato com a natureza. Porém, sem muita surpresa, constatei que todos os meus 32 alunos incluíram a sauna no plano. Sauna e lago. Sauna e natureza. Sauna e amigos. Sauna! Sauna e Finlândia andam de mãos dadas. Conhecer o país e não conhecer uma sauna, é o mesmo que ir à Disney e não pedir uma foto com o Mickey. Impossível, não é?

Amor por saunas

Falando em amor por saunas… Você sabia que há mais de 3,2 milhões de saunas no país? É mais sauna que carros e quase 1 sauna por pessoa (a população finlandesa é de 5,5 milhões)!

A história dessa relação com a sauna é antiga, 10 mil anos atrás os finlandeses pré-históricos, já faziam sauna: um buraco no chão coberto por pedras quentes dentro de uma oca coberta por pele de animais. Acredita-se que esse local era usado para banhos. (Fonte: Suomen Saunaseura).

Hoje em dia as saunas são mais modernas e estão espalhadas pelos clubes (uimahalli), prédios, cabines de férias (mökki), casas, existe até sauna em uma roda gigante em Helsinki!…

Desde a sauna tradicional em que você aquece o forno (kiuas) com madeira à sauna elétrica, tem sauna para todos os gostos. E já te respondendo, antes mesmo que me pergunte: sim, temos sauna em casa. Quem não tem dentro de casa, tem uma disponível no prédio.

Foto: arquivo pessoal

Como fazer sauna?

Chegou na Finlândia e te convidaram para uma sauna? Socorro, e agora?

Bem, o primeiro de tudo é dizer… SIM! Recusar conhecer uma parte tão importante da cultura, é um tanto rude, não acha? Segundo é tirar toda a tua roupa. Todinha. Nada de bíquini ou se enrolar na toalha. Não se preocupe pois aqui todo mundo está acostumado com a nudez. Só tente superar a timidez. Eu sei, é difícil se sentir confortável pelada vindo de uma cultura que impões padrões de beleza tão impossíveis de alcançar.

Tome uma ducha antes de entrar na sauna, separe uma bebida gelada (pode ser água, cerveja, cidra…) para tomar quando sair e relaxe! A sauna, geralmente, está a 80 graus e pode chegar facilmente a 100 graus. Sempre que água é jogada sob as pedras quentes o vapor (löyly) faz com que você sinta a temperatura aumentar. Parece loucura, mas é uma delícia!

Quando quiser sair da sauna, saia. Corra nadar, rolar na neve ou apenas tomar uma ducha (gelada!) para refrescar. Quando se sentir refrescada, volte para a sauna. Repita o processo quantas vezes quiser, aqui não há regra. A sauna é um momento de relaxamento e que pode durar horas! Quando acaba você se sente relaxada e com fome!

Eu confesso, que demorei um pouco para incluir a sauna na minha vida. Hoje em dia, eu faço sempre após o treino, após um dia puxado no trabalho ou quando quero relaxar.

Para mais textos da autora, clique aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Gabi B.

Gabi B.

Sou a Gabi, e estou na Finlândia desde 2015! O amor me trouxe até aqui e hoje vivo de amor, mas também ensinando português e espanhol, treinando kickboxing, escrevendo e procurando motivos para encontrar os amigos e fazer festa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − 5 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.