Depois de cinco anos nos Estados Unidos, finalmente, vou tirar minha habilitação em Delaware! Infelizmente, nos Estados Unidos não existe uma lei única para todos os estados, tipo uma lei Federal. Cada estado é soberano, e as leis variam muito.
Em consequência disso, só agora vou tirar minha habilitação. Parte da demora é culpa minha, que me acomodei, e procrastinei! Agora, tenho que lidar com a burocracia.
Mas, vamos ao que interessa! Estou em Delaware há 9 meses. Sete dos quais eu morava num hotel, ao lado do trabalho, e não dirigia para lugar nenhum, pois não havia necessidade. Enquanto eu morava na Virgínia, também não dirigia muito, usava o metrô ou o maridão dava carona, quando eu precisava trabalhar, ou ir a algum lugar.
Hotel não é moradia permanente
O Estado de Delaware dá de dois a três meses, depois que você muda para cá, para tirar sua habilitação. Como os sete primeiros meses eu estava num hotel, não é considerado como moradia permanente, e eu não precisei legalizar nada.
Desde que mudamos para nossa casa em dezembro, eu procrastinei. Um dia era o frio, no outro a neve e a chuva, e fui deixando para depois, até que não tinha mais jeito.
Finalmente, no começo de março, fui ao DMV (Division of Motor Vehicles) https://www.dmv.de.gov/, pegar informações do que eu precisaria, para fazer a habilitação.
O que eu preciso para tirar a habilitação?
A princípio fiquei um pouco irritada, mas tudo bem. Para poder tirar minha habilitação, eu tenho que ter um Learner’s permit. Isso significa que eu tenho que fazer o teste escrito e de visão, e depois de 10 dias, posso fazer o teste de direção. Durante esses 10 dias, eu só posso dirigir, acompanhada por um maior de 21 anos, habilitado.
Para tirar esse documento, eu preciso apresentar duas formas de identidade e dois documentos, provando que eu moro em Delaware (prova de endereço). Nesse caso, depois que eu tirar o Learner’s permit, vou ter que ir para uma escola de direção, pelo simples fato de que meu marido não está aqui, e eu não tenho “um condutor particular”.
Enquanto isso, estou estudando o livrinho, e fazendo testes online para ver como estou me saindo. Tirei minha habilitação no Brasil pela primeira vez há mais de 25 anos, e não lembro muito do teste. https://www.dmv-written-test.com/
O Brasil não tem reciprocidade de habilitação com os Estados Unidos
Alguns países possuem essa reciprocidade e os cidadãos dos mesmos não precisam passar por isso. Como tudo aqui, a reciprocidade com os países varia de estado para estado. Eu sei que a Alemanha tem esse acordo de reciprocidade, e os alemães simplesmente fazem o teste de visão antes de trocar a habilitação. Pelo menos foi isso que me informou a atendente do DMV, quando eu perguntei se o Brasil tinha esse acordo.
Dirigindo com sua CNH ou PID
Se você alugar um carro pode dirigir em qualquer estado, menos na Geórgia, onde eles exigem a Permissão Internacional para Dirigir. Todos os outros aceitam a nossa Carteira Nacional de Habilitação, desde que esteja dentro da validade, lógico.
Alguns estados permitem que você dirija com a PID por um período de tempo. Se você estiver chegando por aqui, não procrastine como eu, vá logo ao seu DMV local e veja os requerimentos para aquele estado.
Por exemplo, em Maryland, eu retirei meu carro (meu marido virou no lugar errado e era um prédio federal, de acesso restrito, e nosso carro foi guinchado e ele voltou de Uber para casa). Longa história para um outro dia! Apenas com minha PID, sem perguntas. Paguei a taxa e retirei o carro.
Uma boa dica: se você tem a habilitação brasileira, requisite no site do Detran sua PID. Eles enviam para sua casa, e você pode dirigir aqui, por algum tempo, dependendo do estado que você vai morar.
Pra mais textos sobre esse assunto, clique aqui.
Meu nome é Luciana Barletta, mas meus amigos me chamam de Lu.
Estou fora do Brasil há 17 anos. Já morei no Iraque, Dubai e estamos nos EUA há 5 anos, sendo 2 anos em Delaware.
Sou natural de Paranaguá, no litoral do Paraná, mãe orgulhosa do Gabriel e Raphael, e avó babona do Davi e Benjamim;
Sou casada com o Shawn há 8 anos, mas estamos juntos há 13. Trabalho, gosto de fotografar paisagens, ler, cozinhar e de sair para caminhar com o Finn, meu cachorro, nas horas vagas.