Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

História da Fête de la Musique

Última atualização do post:

FeteMusique

A Fête de la Musique acontece todos os anos no dia 21 de junho. Para quem não sabe, 21 de junho é o solstício de verão. Além de ser o dia mais longo do ano, quando o pôr do sol acontece entre 22 e 23 horas em algumas cidades, tem também noite mais curta.

Na antiguidade o primeiro dia do verão sempre foi celebrado como o dia da Consagração da Natureza, com uma grande festa em homenagem as colheitas. Assim como a nossa conhecida Festa de São João, onde acendemos uma grande fogueira, também vem das antigas celebrações pagãs. Isso é porque no dia 24 de junho normalmente terminavam as festas junto com o fim do períodos dos dias mais longos do ano.

Mas vale lembrar que em alguns países nórdicos, o sol não se põe durante todo esse período.

Uma grande festa popular e gratuita 

Desde a sua criação pelo Ministério da Cultura da França em 1982, todas as comunidades francesas, rurais, pequenas, médias e grandes cidades têm investido muito nessa data. Que celebra não só a chegada do verão mas também a vida musical como um todo.

Fête de la Musique
Batucada em Paris, 2017 – Imagem do meu arquivo pessoal

Como tudo começou

Em 1982, foi feito um estudo na França, pelo Ministério da Cultura, onde foi descoberto que cinco milhões de pessoas, um em cada dois jovens, tocavam um instrumento musical. Mas alguns eventos músicais eram organizados e direcionados para apenas uma minoria dos franceses. 

Jack Lang, ministro da cultura da época e Christian Dupavillon, arquiteto-cenógrafo, membro de seu Gabinete junto com Maurice Fleuret, diretor de música e dança do seu gabinete, deduziram que o cenário musical francês ainda tinha muita coisa a ser descoberta. Sendo assim decidiram organizar um evento popular que daria o direito e a liberdade de todos os músicos se expressarem. Mas também de ficarem conhecidos pelos demais franceses.

Foi então que no dia 21 de junho de 1982 aconteceu a primeira Fête de la Musique. A festa aproveita o início do verão, o dia mais longo do ano no hemisfério norte, para todos terem tempo para celebrar. Quando todos podem festejar até mais tarde andando pelas ruas e se surpreendendo a cada esquina com bandas, solistas, instrumentistas e muito mais músicos espalhados por toda a cidade.

Fête de la Musique
Fête de la Musique – arquivo pessoal

E em 2021, vai ter Fête de la Musique nas ruas da França?

A ministra da Cultura Roselyne Bachelot, disse que a festa vai acontecer, mas com algumas medidas de seguranças.

No dia 17 de maio, saiu no jornal Parisiense, onde Madame Bachelot afirmava que a Fête de la Musique vai acontecer em 2021 – “será realizado no dia 21 de junho e não estará sujeito ao passe saúde“. Mas o festival e as apresentações serão encerrados às 22 horas. Devido ao toque de recolher de 23 horas que estará em vigor na França a partir de 9 de junho de 2021.

De acordo com as medidas de segurança que o Presidente Macron anunciou no dia 29 de abril, os museus, cinemas, teatros, monumentos e salas de espetáculos começam a funcionar dia 19 de maio respeitando a capacidade máxima de 800 pessoas no interior e 1000 no exterior. Seguindo essas novas regras, não tem porque impedir de que a Fête de la Musique aconteça.

Fête de la musique no mundo

Fête de la Musique é também comemorada em centenas de países, alguns usam o nome de Dia Mundial da Música. Mas o nome em francês foi adotado por alguns países de língua inglesa que também usam títulos como Make Musi. Outros usam a tradução literal como Fiesta de la música (espanhol), Festa della Musica (italiano) entre outros.

Mas mesmo sendo bem conhecida, a Fête de la Musique ainda não conquistou no mundo o mesmo espaço que conquistou no corações dos franceses. Pois eles esperam o ano todo para poderem sair nas ruas e conhecerem novos músicos, ouvir muita música boa e se divertir.

Países como Bélgica e Suíça, por serem francofônicos, abraçaram bem a tradição. Tanto que em Genebra a Fête dura 3 dias inteiros, só acabando dia 24 de Junho. Na Bélgica quem organiza o festival é o Conselho de Música, e acontece dentro do mesmo modelo da França todos os anos.

Na Alemanha a festa aconteceu primeiro em Munique. Em 1995 Berlim realizou sua primeira versão que a cada ano cresce mais. Estocolmo, na Suécia teve sua primeira Fête em 2010. E em Nova Yorque foi realizada pela primeira vez em 2006 com o nome Make Music New York. Em Quebec o festival que leva o mesmo nome da França, acontece desde de 2008.

E você, já escolheu aquela esquina ou rua especial aonde você poderá curtir e celebrar a chegada do verão? 😉

Leiam aqui outros textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Sabrina Thomé

Sabrina Thomé

Bonjour mes amis! Sou uma carioca de 42 anos que se aventurou em mudar para a França por amor. Larguei tudo e vim morar em Paris com meu amor. Hoje sou mãe de uma menina linda e esperta, aprendi a cozinhar, adaptei a faxina aos meus afazeres e viver em Paris não é só glamour não. Me tornar expatriada me ajudou a me conhecer melhor, e viver em outra cultura; abriu minha mente e me transformou em outra mulher. Entre empreender online e aprender tudo de novo (língua, leis, regras, piadas, gírias e modo de educar), eu decidi escrever para o blog Diário de uma Expatriada, para poder dividir com vocês tudo sobre minhas descobertas do lado de cá do oceano. ;-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.