Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Juhannus – o São João finlandês

Última atualização do post:

Fogueira de Juhannus
Nossa fogueira de Juhannus - Arquivo pessoal

Aqui na Finlândia quase não temos feriados. Portanto, as datas comemorativas são lembradas através das bandeiras finlandesas hasteadas por todo o país e, uma ou outra comida especial, dependendo da festividade.

Mas o solstício de verão é uma das poucas datas em que “ganhamos” um dia livre e celebramos a luz solar! É, certamente, uma das datas mais esperadas pelos finlandeses durante o ano e, claro, que minha também. Depois de passar por um inverno completo, a gente passa a entender a magia dessa data!

Qual a origem do Juhannus?

O dia mais longo do ano era o dia de celebrar o deus pagão Ukko, deus da fertilidade, do tempo e, acima de tudo, do crescimento! Durante o solstício de verão acendiam fogueiras para agradecer a volta do sol e para espantar os espíritos ruins que ficavam por aqui durante o escuro inverno. Da mesma forma, faziam oferendas para garantir boa colheita e fertilidade. Essa era, também, a melhor época para realizar simpatias.

Atualmente, como aconteceu em diversos lugares da Europa, a festa foi associada a uma comemoração cristã, portanto ganhou um novo nome: Juhannus, em homenagem a João Batista.

Arquivo pessoal. Foto tirada às 23:30

Tradições de Juhannus

Como uma boa festa, Juhannus também está repleto de tradições! Visitar Helsinki nesta época pode ser uma experiência estranha, já que a cidade está vazia e todo mundo está em suas casas de campo (mökki).

Juhannuskoivu: A bétula (koivu em finlandês) é a árvore nacional finlandesa. Antigamente, era considerada sagrada e seus galhos usados para enfeitar as vacas, garantindo fertilidade e boa produção de leite. Mas, atualmente é comum enfeitar a entrada das casas com duas bétulas jovens, como forma de dar boas vindas aos visitantes.

Além disso, outra tradição é utilizar os galhos desta árvore para se dar tapinhas pelo corpo durante a sauna. Ah, sauna é obrigatória! Celebração finlandesa sem sauna não existe! O arranjo de galhos de bétula se chama sauna vihta ou sauna vasta.

Juhannuskokko /Fogueira: Por outro lado, antigamente, as fogueiras (juhannuskokko em finlandês) eram acendidas com a intenção de espantar os maus espíritos, celebrar as horas de luz e a fertilidade de animais, plantas e pessoas.

As fogueiras seguem fazendo parte das celebrações e, são acendidas por todo o país, na beira de lagos, rios e do mar. Quase todas as cidades têm sua fogueira, em Helsinki fica no museu a céu aberto, Seurasaari.

Nos meus sogros, acendemos a nossa fogueira à meia noite. É mágico olhar para a beira do rio e ver diversas fogueiras acessas no mesmo tempo!

Crenças

Juhannustaika / Simpatias: Uma noite que não tem noite, só pode ser uma noite mágica, não é? E é por isso, que existem algumas simpatias que podem ser feitas neste dia! Quase todas para encontrar seu verdadeiro amor…

  1. Colher sete diferentes flores, em sete locais diferentes. Colocar o arranjo embaixo do travesseiro e sonhará com seu futuro amor.
  2. Se posicione de costas para a sauna e jogue o vihta no telhado. A direção que ele apontar é a direção de onde virá seu futuro amor.
  3. Ao ir nadar, pelada, no rio, observe seu reflexo na água. A imagem do seu amor irá aparecer!

Bem, essas são algumas simpatias… Antigamente elas eram feitas por mulheres, mas hoje em dia faz quem quer, não é?

Arquivo pessoal. Colhendo sete flores com meu cunhado.

Comida

Um dos pratos principais dessa festa é o peixe! Salmão, perca (ahven), arenque (silli) preparado de diferentes maneiras. Em casa, o preferido é peixe defumado!

Outro prato que não pode faltar é a batata! Essa é a época de comer as primeiras batatas colhidas, conhecidas como batatas novas (uudet perunat), servidas cozidas com molho de manteiga e cebola, bem como churrasco e diferentes saladas, que são também parte do menu!

O juhannus é o último dia em que ganhamos horas de luz, após ele os dias passam a perder alguns minutinhos de sol por dia, até chegarmos na escuridão do inverno. Por isso, é tão importante celebrar a luz, a vida e o verão!

Hyvää juhannusta!

Para mais textos da autora, clique aqui

Para mais informações sobre a Finlândia, e o festival www.visitfinland.com

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Gabi B.

Gabi B.

Sou a Gabi, e estou na Finlândia desde 2015! O amor me trouxe até aqui e hoje vivo de amor, mas também ensinando português e espanhol, treinando kickboxing, escrevendo e procurando motivos para encontrar os amigos e fazer festa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − dezenove =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.