Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Medellín – a melhor cidade colombiana

Última atualização do post:

Medellín é a melhor cidade da Colômbia para mim

Medellín é, sem dúvida, a melhor cidade colombiana para mim. Mas quem conhece a Colômbia sabe o quanto é um país marcado pela cultura narco, principalmente quando se trata da cidade de Medellín. Por isso, realmente ainda há muito preconceito sobre a cidade e mesmo sobre o país.

Vivendo aqui aprendi tanto que me sinto na obrigação de repassar tudo o que vejo e sinto. Mas te garanto que, pra você que ainda não conhece, quando visitá-la, vai se encantar por esse lugar. Aliás, aproveito para sempre mencionar o quanto sou muito feliz aqui. Além disso, vale também a pena mencionar que o turismo colombiano vem crescendo muito.

Sobre Medellín, é uma cidade moderna e super atualizada em tudo, que recebe milhares de turistas de todo mundo. Se compararmos com Bogotá, que é a capital da Colômbia, não há comparação, pois Medellín é a bem mais estruturada.

Na capital paisa (significado no final do artigo) há metrô e as vias são muito mais organizadas. Apesar de Bogotá ser bem arborizada, na minha visão, Medellín tem um ar mais puro e fresco e se torna uma cidade grande com um toque de interior. Por esses motivos, é a segunda maior cidade da Colômbia, o que tem provocado um aumento considerável na presença de estrangeiros por aqui nas últimas décadas.

Sem dúvida, o baixo custo de vida em comparação com muitos países desenvolvidos vem sendo também um fator decisivo para muitos estrangeiros se mudarem para lá. Por certo, a cidade oferece muito para os que buscam uma vida mais acessível, porém de muita boa qualidade.

Nossa primeira visita a Medellín

Viemos inicialmente para cá, porque meu marido precisava participar de uma maratona na cidade, ocasião em que naturalmente, o local já recebe muitas pessoas de fora, não só da cidade, como do país.

Da primeira vez, fomos de avião em um trajeto que durou no máximo 40 minutos (como de SP a RJ) e ficamos em um hotel super bem localizado, no bairro El Poblado (aliás, da segunda vez em que fomos também ficamos nesse mesmo bairro).

Passeamos sempre de táxi e aproveitamos para conhecer outras cidades turísticas que rodeiam Medellín por transfers particulares, como foi o caso da ida à cidade de Guatapé.

Nessa primeira visita, conhecemos além de Guatapé (cidade que fica a mais ou menos 2 horas de Medellín) a famosa Comuna 13, o Pueblito Paisa e fizemos o tour do grafitti.

Para nós, Medellín é a melhor cidade colombiana e minhas filhas amam morar aqui por seu ambiente acolhedor. Entretanto, sabemos, que nem tudo é perfeito (e isso é mais que normal, né).

Nós na Comuna 13 – Arquivo pessoal

Medellín é a melhor cidade colombiana, mas tem seus problemas

O centro de Medellín é igual ao Centro de São Paulo, com muitos mendigos e, infelizmente, prostituição. A mais famosa praça, que se chama Plaza Botero e exala um cheiro muito ruim (de urina, que há em muitos centros de cidades grandes). Além disso, encontramos muita bagunça e até abandono. Apesar de ter haver ali várias obras do mestre Fernando Botero, e um dos mais famosos museus da Colômbia, o lugar dá uma impressão ruim.

Já para quem gosta de rumba (festa), recomendo visitar Provenza. Trata-se de um bairro bem boêmio e cheio de cultura. Para quem está com um grupo e quer aproveitar mais, é sem dúvida uma ótima pedida. Fomos jantar nesse local com um casal de amigos que também participaram da maratona, mas em um lugar mais tranquilo e onde vão muitos estrangeiros. Vale a pena conhecer pelo menos uma vez! Isso eu posso garantir…

Na segunda vez foi melhor ainda

Como já havíamos visitado a cidade, da segunda vez em que fomos, também em razão de uma maratona em que meu marido iria participar, resolvemos ficar mais “relax”. Desta vez, achamos melhor irmos de carro, para podermos explorar mais os arredores.

A estrada, como todas aqui, é um pouco perigosa e tem muitas curvas, mas as vistas são perfeitas. Cada montanha, cada mirante incrível! Quando chegamos em Medellín, nos instalamos em um hotel com piscina e ali aproveitamos nossa estadia. Nessa visita vimos até esquilos no nosso café da manhã, coisa que nunca tinha visto pessoalmente.

Sobre a cultura e estilo de vida, todos são bem simpáticos principalmente por ter tantos “gringos” na cidade e porque muitos trabalham dependendo do turismo. É o turismo que movimenta grande parte da renda local, e eles prestam muito bem os servicos necessários para que tenhamos aí uma boa estadia.

A comida paisa para mim é a melhor e indico comerem o arroz paisa e bandeja paisa que pessoalmente é o melhor prato colombiano.

Nem tudo são flores

Se possível, veja sempre os valores de táxi antes de entrar. Principalmente nós que não somos daqui, há muita gente que deseja “passar a perna” e ganhar em cima de nós, mas estando atento a isso e buscando táxis em aplicativos seguros ou por recomendação de hotéis, tudo fica mais tranquilo.

Medellín é a melhor cidade colombiana para mim
Dica de restaurante típico, o El Rancherito – Imgem: Arquivo pessoal

E pra finalizar, uma dica com um desabafo…nunca fui adepta da música latina até porque eu nunca me despertou muito o interesse em escutar. Mas, o certo é que aqui não há como escapar e acabei me apaixonando por algumas músicas e cantores. Se não conhece, te convido a escutar minha playlist no Spotify de músicas daqui e até músicas latinas variadas, mas que fazem muito sucesso do lado de cá.

Tenha em conta

Aqui vão duas dicas básicas da região para você se enturmar melhor:

Paisa: nome dado as coisas/pessoas provenientes da região. Por exemplo, quem nasce na região é paisa, a comida criada ali, se chama tipica paisa.

Cultura narco: evite falar sobre a cultura narco e tudo que envolva turismo desse tipo.

Dúvidas, me escreva e terei o prazer imenso em te ajudar a planejar sua estadia em Medellín, com dicas como onde ir, onde comer e o que comer. Tenho contato de pessoas que podem te ajudar lá como, transfer e muito mais!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Gabi Luspa

Gabi Luspa

¡Saludos! Sou a Gabi, nutricionista, e moro na Colômbia com minha família, mais precisamente em Bogotá. Sou apaixonada não só pela cidade, mas como por toda a Colômbia e fico muito feliz em poder dividir minhas experiências com todos vocês :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 − 5 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.