Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como é morar na Suíça

Última atualização do post:

Suíça

Mudar de país pode ser o recomeço de muitas coisas, mesmo que não seja a primeira vez em que descemos de paraquedas em um novo país.

Aprender nova língua, fazer novos amigos, familiarizar-se com os melhores points, achar o local ideal para morar e se acostumar com a dinâmica da cidade são algumas das coisas que acontecem a cada vez que chegamos em um lugar novo.

O retorno para a Suíça para nós foi tranquilo. Sim, já tínhamos morado aqui há nove anos. 🙂

Como é morar na Suíça
Cidades lindas na Suíça – arquivo pessoal

Na verdade meu marido e eu nos conhecemos aqui, moramos esse tempo todo em outros países e retornamos para a Suíça há quase um ano, e foi aqui que nasceu a nossa filhota. Nós vivemos na parte francesa, na linda cidade de Lausanne.

Um curiosidade: é impossível falar da Suíça e não mencionar a pontualidade deste país. Aqui tudo gira em torno do relógio e o tão conhecido atraso brasileiro não tem vez por aqui. Eu precisei me adaptar a esta nova realidade, o que me faz até hoje correr para estar à l’heure.

Vida social

Como você já deve sabe, na Suíça não tem praia e eu sou um peixinho. Mas o bom é que existem vários lagos por aqui; e, basta o sol aparecer para que todos corram para a beira de um desses lagos – seja para simplesmente passear, tomar um drink nos terraços, fazer um piquenique ou ler um livro. Alguns mais corajosos se aventuram, inclusive, a entrar na água mesmo com temperaturas baixas.

Morar na Suíca
Imagem dos alpes suíços

Para os apaixonados pela natureza como eu, a Suíça é um pais com lindas paisagens. Sempre descobrimos um lugar lindo ( e novo) para passear, pequenas ruas se ligam a lindos lagos, florestas e até aos alpes.

inverno
Inverno na Suíça

Os passeios de bicicletas pelas vinhas, nos oferecem a oportunidade de degustar excelentes vinhos, queijos, presuntos e tantos outros produtos regionais.

Dizem que os suíços são frios e difíceis de fazer amizade. Bem, não dá para querer ter a alegria e calor humano brasileiros num lugar em que, por vários dias do ano, o céu é cinza e às quatro da tarde já está escuro como noite e já faz muito frio. Eu diria que os suíços são muito reservados e discretos, porém, não se opõem a novas amizades.

Saúde e educação na Suíça

Por aqui, ter plano de saúde é uma obrigação para todos, Até os bebês precisam ser assegurados antes mesmo de nascerem- o que é muito bom, pois caso seja necessário ficar internado e não tendo um plano de saúde complementar, o custo final poderá ser muito caro.

A qualidade do serviço de saúde é impecável – médicos e equipamentos são da melhor qualidade. Não tenha dúvida de que você estará em boas mãos. Eu, por exemplo, tive o bebê em uma clínica particular, 100% coberta pelo plano. O tratamento era o de um verdadeiro hotel.

Não sei se você sabe, mas as escolas e universidades públicas na Suíça têm um dos melhores ensinos da Europa. Talvez isto aconteça porque o sistema escolar é descentralizado, ou seja, ela é de responsabilidade de cada “cantão” (Estado).

Meio ambiente e sociedade

A Suíça se preocupa muito com as questões ambientais: o lixo deve ser separado, o saco de lixo deve ser biodegradável e as sacolas plásticas dos supermercados já foram substituídas pelas sacolas de papel. Contudo, na grande maioria das vezes, cada pessoa leva sua própria sacola para as compras, evitando de usar as do supermercado.

As ruas, parques e transporte público são relativamente limpos. As pessoas estão acostumadas a serem responsáveis pela limpeza do espaço que frequentam. Com exceção do dia de festivais musicais – esse dia as pessoas esquecem o bom senso e largam tudo na rua.

Contudo, como já é sabido pelas autoridades, imediatamente após a festa, já terão trabalhadores no local para que a cidade amanheça limpa.

Os transportes públicos são: ônibus, metrô, trem e tram (bonde). A fiscalização da passagem é esporádica, não tendo cobradores nos transportes públicos, com exceção do trem. Mas é importante sempre pagar a passagem para evitar ser multado, caso haja fiscalização.

Quer vir pra Suíça?

Brasileiros não precisam de visto de entrada no país e podem permanecer por até três meses, podendo neste período sair e retornar para Suíça quando bem quiser, desde que não saia da Europa.

Viver na Suíça é muito prático e seguro. Aqui temos excelente qualidade de vida.

Como é minha experiência de morar na Suíça.
Paisagens lindas na Suíça

A expectativa de vida na Suíça está entre as maiores do mundo. Sem falar que é um país lindo, cheio de lagos, Alpes, montanhas, florestas, lindos monumentos, deliciosos vinhos, queijos e chocolates.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Rejane Brito

Rejane Brito

Rejane Brito, baiana, casada, mãe de uma bebê linda de 9 meses que foi gerada nos Emirados Árabes e nasceu na Suíça. Há 11 anos mora fora do Brasil. Casada, publicitária e health Coach. Adora toda e qualquer atividade que envolva a natureza. Praticante de yoga, meditação e rapel além de ser apaixonada pelo mar, os animais e montaria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nove + 6 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.