Nos últimos tempos, muitos brasileiros tem se aventurado a vir morar no Chile, na maioria das vezes, sem se programar, principalmente em termos do custo de vida, pois Chile é uma cidade muito cara.
Santiago é considerada uma das cidades mais cara da América do Sul.
Em geral as pessoas transformam o salário daqui em real e, calculam o que se pode comprar com ele no Brasil e, não fazem um levantamento do custo de vida no Chile.
O custo de vida no Chile varia muito e dependendo da cidade onde vai morar, pode variar muito mais.
A alimentação é o que sai mais caro, o supermercado vai levar boa parte do seu salário. As carnes aqui são muito caras.
Em termos de trabalho as férias no Chile são de 15 dias e não 30 como no Brasil e não tem 13° salário e nem fundo de garantia.
Saúde e outros
Em relação a saúde, o trabalhador paga 7% do seu salário para uma instituição privada ou ao FONASA que é do governo.
Mas em nenhuma das duas você tem 100% de cobertura, sempre vai ter uma parte para pagar e esta parte vai depender do plano que você tem. Na verdade nem o melhor plano de saúde cobre 100% das despesas de consultas, exames ou internação.
Claro que este custo de vida vai variar de pessoa para pessoa já que cada um tem seu estilo de vida.
A metade dos chilenos ganham menos de $ 400.000 sendo que o salário mínimo é de $ 320.500 é mais ou menos uns 400 dólares o salário mínimo para quem tem de 18 a 65 anos. Mas para os menores de 18 e maiores de 65 anos o salário mínimo é menor por lei.
Muitas vezes as comparações são que os carros são baratos e o vinho nem se fala se for comparar com o Brasil, o vinho é de graça e os juros são baixos. Mas isto não é o seu gasto do dia a dia, de suas necessidades básicas. Então tem que ser realista e verificar o que vai consumir e onde quer morar.
Como em toda cidade, os valores de uma moradia vai ser bem diferente de um bairro para o outro.
No transporte público em Santiago há várias linhas de metrô. Então se você morar perto do metrô, talvez nem vai precisar ter um carro.
Procurar trabalho também não é fácil principalmente se não é fluente no espanhol, aí fica mais difícil ainda.
O que é necessário para morar no Chile
Antes de tudo você precisa ter um visto do Mercosul para trabalhar no Chile. O visto demora pelo menos uns cinco meses para ficar pronto, por isso é importante tirar antes de vir.
Antes, era muito fácil se radicar no Chile. Você só precisava chegar com o visto de turista com validade de 3 meses e depois renovava por mais 3 meses. Se encontrasse um trabalho, com o contrato de trabalho entrava com o pedido de residência que era dada por 2 anos como provisória e depois dos dois anos solicitava o visto permanente.
Mas como nos últimos anos o Chile foi um dos principais destinos de Haitianos, Venezuelanos, Colombianos e outros a lei mudou e agora é mais difícil vir trabalhar e morar aqui no Chile.
Agora quem vem por uma empresa que já trabalha e, é transferido também precisa do visto do Mercosul. Demorar uns 5 meses também mas é muito mais fácil de conseguir o visto.
Então quem está interessado em novos caminhos faça com planejamento e tenha um capital suficiente para sobreviver até conseguir um emprego.
Para mais textos da autora, clique aqui
Norma Sueli Santos Nunes é Gerente de Vendas numa empresa de máquinas para aplicação de Adesivo Hot-Melt. Formada em Estudos Sociais e Geografia, foi professora por 17 anos. Em 1995 foi morar no Chile. Casada há 32 anos, um filho, dois enteados, três noras e dois netos e expatriada há quase 25 anos, em Santiago no Chile. Alegre descontraída e simples na sua vida diária. Viajar é seu maior objetivo. Gosta muito de estar com seus amigos, e procura manter os amigos que tem pelo mundo.
Respostas de 4
Muito bem explicada a realidade do Chile. Em 40 anos fora de lá é a melhor definição da situação economica.
Que bom que voce gostou.