Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Algumas informações para quem quer morar no Chile.

Última atualização do post:

morar no Chile

Nos últimos tempos, muitos brasileiros tem se aventurado a vir morar no Chile, na maioria das vezes, sem se programar, principalmente em termos do custo de vida, pois Chile é uma cidade muito cara.

Santiago é considerada uma das cidades mais cara da América do Sul.

Em geral as pessoas transformam o salário daqui em real e, calculam o que se pode comprar com ele no Brasil e, não fazem um levantamento do custo de vida no Chile.

O custo de vida no Chile varia muito e dependendo da cidade onde vai morar, pode variar muito mais.

morar no Chile
Super mercado Chile -Imagem Flickr

A alimentação é o que sai mais caro, o supermercado vai levar boa parte do seu salário. As carnes aqui são muito caras.

Em termos de trabalho as férias no Chile são de 15 dias e não 30 como no Brasil e não tem 13° salário e nem fundo de garantia.

Saúde e outros

Em relação a saúde, o trabalhador paga 7% do seu salário para uma instituição privada ou ao FONASA que é do governo.

Mas em nenhuma das duas você tem 100% de cobertura, sempre vai ter uma parte para pagar e esta parte vai depender do plano que você tem. Na verdade nem o melhor plano de saúde cobre 100% das despesas de consultas, exames ou internação.

Claro que este custo de vida vai variar de pessoa para pessoa já que cada um tem seu estilo de vida.

A metade dos chilenos ganham menos de $ 400.000 sendo que o salário mínimo é de $ 320.500 é mais ou menos uns 400 dólares o salário mínimo para quem tem de 18 a 65 anos. Mas para os menores de 18 e maiores de 65 anos o salário mínimo é menor por lei.

Vista de Santiago – Imagem Flickr

Muitas vezes as comparações são que os carros são baratos e o vinho nem se fala se for comparar com o Brasil, o vinho é de graça e os juros são baixos. Mas isto não é o seu gasto do dia a dia, de suas necessidades básicas. Então tem que ser realista e verificar o que vai consumir e onde quer morar.

Como em toda cidade, os valores de uma moradia vai ser bem diferente de um bairro para o outro.

No transporte público em Santiago há várias linhas de metrô. Então se você morar perto do metrô, talvez nem vai precisar ter um carro.

Procurar trabalho também não é fácil principalmente se não é fluente no espanhol, aí fica mais difícil ainda.

O que é necessário para morar no Chile

Antes de tudo você precisa ter um visto do Mercosul para trabalhar no Chile. O visto demora pelo menos uns cinco meses para ficar pronto, por isso é importante tirar antes de vir.

Antes, era muito fácil se radicar no Chile. Você só precisava chegar com o visto de turista com validade de 3 meses e depois renovava por mais 3 meses. Se encontrasse um trabalho, com o contrato de trabalho entrava com o pedido de residência que era dada por 2 anos como provisória e depois dos dois anos solicitava o visto permanente.

Mas como nos últimos anos o Chile foi um dos principais destinos de Haitianos, Venezuelanos, Colombianos e outros a lei mudou e agora é mais difícil vir trabalhar e morar aqui no Chile.

Agora quem vem por uma empresa que já trabalha e, é transferido também precisa do visto do Mercosul. Demorar uns 5 meses também mas é muito mais fácil de conseguir o visto.

Então quem está interessado em novos caminhos faça com planejamento e tenha um capital suficiente para sobreviver até conseguir um emprego.

Para mais textos da autora, clique aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Norma

Norma

Norma Sueli Santos Nunes é Gerente de Vendas numa empresa de máquinas para aplicação de Adesivo Hot-Melt. Formada em Estudos Sociais e Geografia, foi professora por 17 anos. Em 1995 foi morar no Chile. Casada há 32 anos, um filho, dois enteados, três noras e dois netos e expatriada há quase 25 anos, em Santiago no Chile. Alegre descontraída e simples na sua vida diária. Viajar é seu maior objetivo. Gosta muito de estar com seus amigos, e procura manter os amigos que tem pelo mundo.

4 respostas

  1. Muito bem explicada a realidade do Chile. Em 40 anos fora de lá é a melhor definição da situação economica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + dez =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.