Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Morar no Peru é para mim?

Última atualização do post:

morar no Peru
Sinal de trânsito lhama - Acervo: Pixabay

Quem me acompanha desde o início no Diário de uma Expatriada sabe que eu nunca tinha estado no Peru antes de vir morar aqui e tive que basear minha decisão no que eu encontrei na internet e nas impressões do meu marido sobre Lima.

A gente sempre se pergunta se como brasileira vai ser fácil a adaptação em um país estrangeiro em termos de clima, comida, facilidade de ser tornar residente, etc. Por isso, deixo aqui alguns pontos importantes para você considerar antes de se mudar para o Peru.

Clima

Apesar do Peru ser um país bem menor do que o Brasil, seu território de 1.2 milhões de km2 abarca três regiões geográficas bem distintas:

  • Selva: contém parte da floresta amazônica
  • Serra: região montanhosa da Cordilheira dos Andes que corta o país de norte a sul
  • Costa: banhada pelo Oceano Pacífico

Em função das características tão únicas de altitude, vegetação e clima de cada uma delas, não podemos generalizar como é o clima no país todo. Lima, por exemplo, está localizada na costa, à beira-mar e tem um tempo bem peculiar: é uma cidade que concentra bastante neblina, mas que nunca chove (no máximo uma garoa muito fina) e a temperatura se mantém longe dos extremos, de 15 a 27oC ao longo do ano. Já a cidade de Cusco, localizada na Serra e em uma altitude de 3400m, tem uma estação de chuvas bem definida entre novembro e março e oscilações maiores de temperatura na estação de seca (de abril a outubro), entre 5 e 25oC, às vezes no mesmo dia.

Morando em Lima há um ano e meio, o que mais sinto falta são os dias de céu aberto e ensolarado de São Paulo. Às vezes, são tantos dias seguidos de céu cinza encoberto de nuvens por aqui que bate um desânimo. Por outro lado, desde que cheguei em Lima, não precisei usar ventilador para dormir no verão, está sempre fresquinho dentro de casa, ufa!

morar no Peru
Essa vista linda do mar limenho simplesmente desaparece nos (muitos) dias de neblina – Imagem Arquivo pessoal.

Comida

A gastronomia peruana é reconhecida mundialmente por seus sabores únicos, que acompanham a diversidade de climas do país. Não por acaso, 2 restaurantes peruanos, Central e Maido estão entre os 10 melhores do mundo. É verdade que a alimentação cotidiana do peruano tem as suas particularidades, mas aqui se come muito bem sim!

É fácil encontrar arroz e feijão nos supermercados. O que não tem, se improvisa. Foi assim que aprendi a fazer farofa com uma farinha de milho usada para arepas (tipo de panqueca venezuelana/colombiana). E quando bate a saudade, dá para encontrar os gostinhos conhecidos de algumas marcas brasileiras que circulam por aqui, como os panetones Bauducco, os pães de queijo congelados Forno de Minas e até as franquias de açaí Oakberry.

O que eu sinto mais falta do Brasil? Água de coco, coxinha, dadinho de tapioca e a comida da minha mãe!

Acordo MERCOSUL

Tanto Brasil quanto Peru são signatários do Acordo MERCOSUL, que concede algumas facilidades ao cidadão brasileiro que viaja ou quer se estabelecer em algum dos países participantes do Acordo, tais como:

  • Dispensa da necessidade de apresentar passaporte para entrar em outro país-membro, bastando o RG;
  • Direito a residência em outro país-membro por 2 anos, podendo ser transformada em permanente, se apresentada a documentação requerida;
  • Uma vez concedida a residência, direito de trabalhar sob as mesmas condições e salários que os nacionais do país de acolhimento.

Além dessas diretrizes gerais, brasileiros com a CNH dentro da validade estão isentos de fazer o exame prático de direção para conseguir o Brevete ou Licencia de Conducir, que é a permissão para dirigir daqui (desde que seja uma permissão equivalente à mesma categoria concedida na CNH vigente).

Apesar de todas essas vantagens, isso não nos livra de lidar com algo que conhecemos bem: a burocracia.

Burocracia

Se você acha o Brasil um país burocrático, bem-vinda ao Peru! Aqui se adora um papel! E, se você for estrangeiro, aumentam os números de papéis exigidos nas mais diversas circunstâncias. Sabe a licença para dirigir que comentei acima? Um peruano que mora em Lima consegue realizar boa parte do trâmite de emissão da sua Licencia de Conducir online, principalmente se for renovação. Já o estrangeiro precisa de muitos papéis e uma boa dose de paciência para encarar as filas e solicitar pessoalmente todos os documentos necessários.

Além disso, a minha experiência geral com a emissão de documentos foi de bastante espera, de alguns meses. Quero acreditar que parte dessas demoras tenham sido por conta da pandemia. Porém, confesso que teve documento que demorou mais por “culpa” minha mesmo, porque cansei de ir ao órgão responsável pela emissão e voltar para casa de mãos abanando por motivos como “hoje estamos sem luz” ou por perder a paciência após esperar por horas em filas enormes debaixo de sol forte para ser atendida. Acabei esperando algumas semanas para recobrar meu bom humor e conseguir encarar a fila.

Uma outra curiosidade é que aqui é comum a exigência da assinatura E da impressão digital do dedo indicador direito no fechamento de contratos, dos mais simples, como o de um plano de celular, até um contrato de aluguel ou de trabalho. Será que realmente aumenta a segurança?

Turismo

Se um dos seus critérios para morar fora do Brasil é poder fazer turismo pelo país de destino, você não vai se decepcionar com o Peru, principalmente se você gosta de turismo de aventura ou histórico-cultural. Não só a icônica maravilha de Machu Picchu está localizada aqui, como também o país abriga muitos sítios arqueológicos e museus que preservam a história Inca e dos outros povos que os antecederam. Além disso, há mais de 100 montanhas na região da cordilheira dos Andes, com destaque para Huascarán, a maior do país e a quinta mais alta da América do Sul. O único ponto de atenção é que, por sua geografia montanhosa, as rotas de carro, mesmo para locais próximos entre si, são mais demoradas do que estamos habituados em boa parte do Brasil.

morar no Peru
As paisagens de tirar o fôlego de Huaraz se encontram há 400 km de Lima e 8 horas de carro – Imagem
Arquivo pessoal

Custo de vida

Deixei esse ponto para o final porque o Peru é um país de muitos contrastes socioeconômicos e de muita economia informal. Por isso, acho complicado generalizar a informação sobre quanto custa morar no Peru e futuramente farei um artigo mais detalhado sobre Lima, onde vivo. O que posso adiantar é que os custos de viver na capital peruana são bem próximos dos de uma metrópole como São Paulo.

Outro ponto importante é que, até meados de 2015, o Real era mais forte que o Novo Sol Peruano (PEN). Porém, as coisas mudaram. No momento em que escrevo esse post, R$ 1 vale PEN 0,73. Ou seja, se você planeja depender de alguma fonte de renda do Brasil para viver no Peru, tenha em mente essa desvalorização.

Esse artigo te ajudou a tirar suas dúvidas sobre viver no Peru? Deixe nos comentários outros tópicos que você gostaria de saber mais.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Tatiana Roque

Tatiana Roque

Nascida e criada em São Paulo dentro de uma família portuguesa, minha curiosidade me levou a viajar por muitos cantos do mundo. Só não sabia que em 2020 faria minha viagem mais transformadora: trocar as referências conhecidas no meio da pandemia de Covid-19 por uma nova vida em Lima, no Peru. Te convido a embarcar comigo nessa jornada de descoberta e autoconhecimento por esse país de belezas e contrastes.

Respostas de 15

    1. Olá Fabricia, só vi sua mensagem hoje. Obrigada pelo seu comentário, fico feliz que o artigo possa ter ajudado de alguma forma!

  1. Muito interessante, quero passar minhas férias aí para ver se me adapto mas como trabalho home office e pra uma empresa do Chile, deve ser bem tranquilo ficar por aí depois das férias.

    1. Oi Eduardo, só vi sua mensagem hoje. Fico feliz que o artigo tenha sido útil. Passar férias antes de vir morar, se é possível, é uma boa ideia para sentir o país. Boa sorte!

  2. Gostei muito do seu conteúdo e da sua sinceridade. Estive em Lima por 42 dois e tudo o que vc fala é real, não fiquei na parque chique de Lima, vi muitos contrastes sociais….mas a cidade me encantou tanto (principalmente a comida) que em 2024 planejo viver aí hehehe. Eu percebi a burocracia com papeis quando fui comprar um chip 🤣
    Quero viver muitas aventuras no Perú e espero que a situação política dê uma trégua. Um forte abraço!

    1. Oi Paloma, só vi sua mensagem agora. Obrigada por dividir sua experiência. Eu também fui fisgada primeiro pelo estômago no Peru, hehe! Desejo sucesso nos seus planos de morar aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + eight =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.