Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Expatriada e coronavírus: superando o impacto psicológico

Última atualização do post:

Expatriada e coronavírus

Sim, o coronavírus (COVID-19) é imprevisível, tem potencial mortal e tem sido uma grande preocupação para praticamente todos os seres humanos do planeta. Pode parecer incompreensível que o vírus promova mudanças positivas. Vamos ler então aqui nesse artigo como a mulher expatriada pode superar o impacto psicológico causado pelo coronavírus.

No entanto, os desastres têm uma maneira estranha de melhorar as coisas, uma vez que o problema inicial é contido. 

Acidentes como o da usina nuclear de Chernobyl em 1986 ou ataques aéreos como os de 11 de setembro contra os EUA , embora devastadores, mudam o curso da história e, consequentemente, promovem grandes melhorias, tanto ambientais como mais segurança na vida de todos.

Então, o que poderia ser uma conseqüência positiva de uma doença com risco de vida? O que nós, mulheres expatriadas, podemos fazer para superar o impacto psicológico do coronavírus?

Vivemos em tempos de Quarentena que segundo o dicionário Priberam quer dizer:

período que devem passar num lugar isolado pessoas, animais ou mercadorias, provenientes de país  atacado de epidemia”.

Mas ao contrário de muitos dos relatos conflitantes da mídia baseados em informações ou conjecturas limitadas, aqui vão algumas dicas que irão lhe ajudar a evitar a ansiedade, o estresse e a tristeza durante as quarentenas.

Então algumas dicas são baseadas em evidências científicas apoiadas em pesquisas dos campos da psicologia, educação e economia comportamental.

1- Faça um cronograma de atividades

Com academias, escolas, bibliotecas, museus, cinemas, e muitos outros estabelecimentos fechados muitos de nós somos obrigados a ficar em casa e evitar o contato com um grande número de pessoas. Porém, a maioria das pessoas não está acostumada a ficar ‘presa’ o dia todo em suas casas.

Contudo, se não tivermos um cronograma de atividades para ocupar nosso dia-a-dia, nossas vidas podem virar de cabeça para baixo. Portanto, é importante ter algo para planejar e do qual você se mantenha motivado para fazer durante esse período.

Mantendo a positividade
Mantendo a positividade. Photo by unsplash

2- Mantenha a moral e a vaidade

Como mulheres expatriadas que somos, muitas de nós trabalhamos fora de casa. Portanto, vista-se todos os dias como se estivesse indo trabalhar. Só porque você está em casa não significa que você está inválida.

E ainda, se você andar de pijama dia e noite você não terá como diferenciar o dia da noite, e acabará se sentindo mal. O que pode abalar sua auto-estima e confiança.

3- Invista na sua educação

Encare esse tempo como uma pausa na sua rotina agitada e invista na sua educação. Escolha uma nova habilidade para aprender. Tem muitos cursos e projetos online incríveis que estão à nossa disposição.

Igualmente, dedique um tempo para ler aquele livro que você adia há tanto tempo, pintar telas com aquarelas, ou ainda terminar aquele trabalho manual que você nunca encontra tempo.

4- Cuide do seu bem-estar físico e mental

Considere criar uma rotina diária que priorize seu bem-estar e saúde mental positiva. Com a maioria das academias fechadas, aprenda novas formas de lidar com o seu corpo e mente. Então que tal praticar meditação no jardim de casa, ou ainda zumba na sala ouvindo sua música favorita?

Ainda, se tiver acesso a parques ou praias, aproveite para passear, correr ou se exercitar. Além de ajudá-la a relaxar, o contato com a natureza terá um impacto positivo em seus pensamentos e sentimentos.

A Fundação de Saúde Mental, por exemplo, recomenda que você veja essa nova doença como uma oportunidade que pode ter benefícios como finalmente recuperar o sono.

E não se esqueça de comer comidas saudáveis e cozinhar refeições quentes.

Encontrando alternativas.
Encontrando alternativas. Photo by Unsplash.

5- Criando laços e relacionamentos online

Veja o lado positivo que essa pausa na sua vida pode representar nas suas relações pessoais com os seus familiares e amigos. E ainda, as profissionais com os seus clientes e outras empresas.

Tire um tempo na sua agenda diária para ligar para quem você não tem a oportunidade de falar com frequência. Vai ser bom manter o contato. E não se esqueça de ter o cuidado de atender da melhor maneira possível todas as necessidades das pessoas que você ama.

Por isso se tiver a chance de trabalhar remotamente de casa, utilize as plataformas de reuniões online como o zoom, GoToMeeting e Skype for Business.

Pois além de se manter conectado com os seus contatos, você ainda pode ministrar pequenas reuniões de trabalho, sessões individuais ou em grupo e até se engajar em workshops. Aprenda como isso pode ser divertido e proveitoso.

E o mais importante: aprecie a sua família! Façam coisas juntos, como cozinhar, assistir filmes, brincar com as crianças ou ainda trocar ideias sobre seus medos e preocupações com seu cônjuge.

Seja grata pelos momentos preciosos e agradáveis que passarão juntos durante o período do coronavírus. Dessa forma, vocês passarão melhor por essa quarentena e sairão fortalecidos e uma pessoa ainda melhor!

Para mais artigos, clique aqui.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Adriana Meyer

Adriana Meyer

Adriana Meyer é consultora em Psicologia Empresarial e Coaching Executivo. Mestrado em Ciências Sociais - MSc in Business Psychology - pela Universidade Heriot-Watt (Dubai). Trabalhou em diversos setores para organizações públicas e privadas. Contribuiu com projetos sociais para a comunidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Sua jornada como expatriada a levou a criar um programa de "Coaching para mulheres expatriadas", ajudando nesse processo de mudança pessoal e emocional. Email: [email protected] Twitter: AdrianaMeyer11 LinkedIn: Adriana Meyer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 12 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.